Devolve a grana, Siqueirinha! E vive em paz!

Siqueirinha, ao centro, em foto publicada no Diário do Amazonas
Siqueirinha, ao centro, em foto publicada no Diário do Amazonas

A velocidade da Internet permite que rapidamente via e-mail, witter ou nos blogs uma notícia se espalhe. O atual presidente do IMTT, José Raphael Siqueira Filho, chamado desde os tempos de Colégio Dom Bosco, nos anos 50, carinhosamente de “Siqueirinha”, recebeu R$ 2.200.000,00 da Prefeitura de Manaus.

Tão logo divulgados, no final de dezembro, os pagamentos efetuados pela Prefeitura de Manaus em outubro, dentre os quais o tal pagamento, a notícia se espalhou pela rede mundial de computadores e daí para a imprensa escrita.

Três coisas chamaram a atenção:

  1. o valor, equivalente a um premio de loteria;
  2. o nome, um amigo desde os anos 50, ex-auxiliar do Amazonino quando Governador e agora auxiliar do Prefeito; e
  3. o motivo, afinal qual teria sido o motivo desse pagamento?

O DIÁRIO DO AMAZONAS, na sua linha do bom jornalismo, traz hoje importante matéria no sentido de esclarecer o motivo do pagamento, já que o valor e nome eram conhecidos.

O MOTIVO – Pela matéria, o Siqueirinha seria proprietário de um terreno na estrada do Manoa desde 1975. Em 93, o terreno foi invadido e, em seguida, desapropriado pelo então Prefeito Amazonino que teria começado a pagar, mas depois teria parado. Em 2000, o Siqueirinha entrou com uma ação ordinária, portanto para discutir o seu direito. Nessa ação, inclusive, existem outros particulares interessados.

Pela matéria, sabe-se que em outubro deste ano, houve um acordo no qual o Siqueirinha desistiria da ação onde ainda estava discutindo se tinha ou não direito e em contra partida receberia R$ 2.200.000,00, ou seja um premio de loteria. O dinheiro ele já recebeu, mas ainda não desistiu da ação.

Estes os fatos.

Agora, convenhamos, confundiram o público com o privado e caberá às instituições que existem para defender o público agir. Refiro-me ao Ministério Público que, por certo, na defesa do interesse público vai entrar na questão.

São vários os pontos em que o público (o interesse de todos, do coletivo) fica para trás em favor do interesse privado (o interesse de um só). São pelo menos quatro pontos. Vamos a eles.

  1. Como e de quem o Siqueirinha teria adquirido esse terreno. Em 1975 aquilo era mata cerrada e provavelmente eram terras públicas. Ele comprou por quanto e de quem? Existem terrenos em Manaus que têm quatro andares, pois têm quatro registros. Esse seria um deles?
  2. Se o terreno já era dele em 1993, era particular e cabia a ele a sua guarda. Se houve invasão por particulares, caberia a ele recorrer à Justiça e retirar os invasores. Não há como cobrar do Poder Público o pagamento do terreno.
  3. O ato de desapropriar é impertinente. Era uma briga entre particulares em torno de uma terra que originariamente era pública. Ou seja, no fim o poder público vai pagar por uma terra que era sua? Qual é a lógica?
  4. Nem o Amazonino, nem o Siqueirinha, são crianças. Aliás, eles já têm 70 anos e sabem que esse pagamento não é republicano. Ele é monárquico. Só que estamos numa república. A monarquia acabou em 1889, embora no Amazonas de vez em quando apareçam figuras que querem ser reis. E se o Prefeito não fosse o Amazonino e o favorecido não fosse o Siqueirinha esse acordo jamais ocorreria. Tanto é que depois do Amazonino em 93, Manaus teve quatro prefeitos – Eduardo, Alfredo, Carijó e eu – e nenhum fez esse acordo. Agora só aconteceu porque o Amazonino é o prefeito e o Siqueirinha é o favorecido. Essa é a verdade.

Aliás, quando eu era Prefeito mandei projeto à Câmara, que virou lei, proibindo o Poder Público Municipal de desapropriar imóveis invadidos, exatamente para evitar essas coisas.

Esses fatos são da maior gravidade e não podem ficar sem uma resposta por parte do Ministério Público.

Ao final da matéria no DIÁRIO, o Siqueirinha pediu para não ser fotografado, porque está com medo de ser seqüestrado. Faz sentido. Os ganhadores da Loteria têm suas imagens preservadas para evitar esse risco. Talvez tenha sido por isso que até hoje não foi publicada a sua declaração de bens no Diário oficial do Município, embora a lei obrigue por conta da sua nomeação para o IMTT. Já imaginou se nela consta que esse dinheiro está debaixo do colchão? Aí, além do medo do seqüestro, vem o medo do assalto. E logo ele que também é Cônsul da Coréia. Teríamos uma questão internacional.

Pelo visto, a vida do Siqueirinha virou um inferno e só vislumbro uma saída: ele devolve o dinheiro diante do aplauso de todos e livra-se das ameaças de seqüestro e de assalto. E aí vai viver em paz.

Devolve a grana, Siqueirinha !

15 thoughts on “Devolve a grana, Siqueirinha! E vive em paz!

  1. Como é incrível a capacidade desses senhores em criar e recriar meios para roubar o nosso suado dinheiro.Quisera essses senhores usassem sua criativade para algo de aproveitável.

  2. Sarafa, nao deixe passar em branco. Temos que acabar com essa safadeza e exigir que o ministério público faça valer outros tantos milhoes que lá sao gastos justamente pra impedir esses roubos descarados. Entrarei no “fale conosco” do MPE exigindo providencias.

  3. Sarafa, essa valeu, vc é fenomenal, sou teu eleitor desde o muda amazonas, quando foi vereador, vc é digno.

  4. SERÁ GRILEIRO?

    É bom verificar se o Sr. Siqueira foi ou é criador de grilos?

    Alguns grilos, defecaram e muito sobre as escrituras para apresentar aquela velha tonalidade amarelada e manchada, caracteizando ser muitoooooo antiga.

    Ministerio Publico, tome as providencias cabíveis. O cofre público não pode ser esvaziado dessa forma.

    Esse dinheiro poderia ser usado na costrução das CRECHES prometidas em campanha.

  5. Que vergonha!!! Amazonino está com a chave do cofre da prefeitura!!! Deus tenha piedade!!!!

  6. O “Siqueirinha” tem mais é que ser sequestrado, mesmo. Mas não por um bandido, mas por cidadãos de bem, para que se devolvesse aos cofres públicos.

    Receber uma gorda “indenização” e ainda de quebra, o IMTT. As festas de fim de ano foram bem profícuas, para os apaninguados do atual prefeito.

    Volta logo, Sarafa!!! Tu já te lançaste candidato e já tens um soldado disposto a marchar contigo.

  7. Este é o governo do “Atrazonino”, aos amigos tudo, ao povo migalhas. Fora com este “Trambolho Político”.

  8. Caro Serafim.
    No Amazonas bem que poderia ser rodada a versão atualizada do filme americano passado na India- Quem quer ser um milionário? com atores e atrizes locais fazendo o maior sucesso. Por exemplo a Secretária da Ação Social do Governo do Estado-Regina Fernandes poderia ser a versão baré da Latika-pobre menina que fica tbem rica quando sua familia depois de mais de 30 anos de espera recebe uma bolada de quase 5 milhões do poder publico por terras que foram invadidas e de uma hora para outra há um acordo e pimba cai o dindin na conta depois de uma batalha judicial que nem havia terminado.
    Outro que cairia bem no papel de Jamal |Malik tupiniquim era o jdeu Siqueirinha ou até o proprietário(?) daquele terreno na Cidade Nova que valia 200 mil foi comprado por 250 mil e o estado pagou quase 14 milhões pelo feliz grileiro em 2003.
    Assim é uma mamata como diria o velho barbosa ex- tecnico de futebol.

  9. Serafim sou seu eleitor como toda minha familia sempre que posso venho aqui dA uma olhadinha no seu blog, vc é um politico honrado e espero que se candidate a governador e tenho certeza que vc vai ser o grande vencendor dar-le SARAFA

  10. É PIADA, O SIQUEIRA DEVOLVER A GRANA, SERÁ MAIS FÁCIL SE VÊ CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO, AGORA AOS AMIGOS DESTE BLOG QUE JÁ POSTARAM OS SEUS RESPECTIVOS COMENTÁRIOS, ESPERAR POR UMA AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO É PURA UTOPIA, JAMAIS FARÃO ALGO, POSSO ATÉ DAR DE CARA NA PAREDE,…, CADÊ O JULGAMENTO DA CASSAÇÃO DO NEGÃO, ENGAVETARAM, DERAM UM EMBARGOS DE GAVETA, ESTÃO TODOS NO TRE SURDOS E MUDOS, COMO JÁ COMENTARAM QUE POSSUE A CHAVE DO COFRE É ELE, PORTANTO……………, SERIA UM CONTO DE FADAS, SE ESTE FATO INDECENTE, IMORAL, FOR EFETIVAMENTE CHEGAR A ALGUMA POSIÇÃO MORAL E ÉTICA.

  11. Aqueles que elegeram o Sr.Amazonino Mendes, in.felizmente legitimaram esta ação, e agora todos os cidadãos pagam o pato. A cidade está abandonada, nada funciona , tudo é um grande faz de connta. Os parques abandonados, as ruas esburacadas, e o povo sendo lesado. Até qdo. esses “eleitores” desavisados vão continuar na leseira…Democracia já!!!

  12. Caro Serafim,

    Parabéns pelo divulgação desse ato danoso ao patrimonio público. Acredito que estejam presentes os fundamentos para interposição da Ação Popular e, se for o caso,os cidadãos de bem de Manaus seriam honrados, se Serafim Correa ou Marcelo Ramos, dois dos ilustres representantes da cidadania manauara, interpusesse essa Ação.

Comments are closed.