Deputado pede que prefeitura de Manaus resgate orla do Tarumã

Deputado pede que prefeitura de Manaus resgate orla do Tarumã

O deputado Serafim Corrêa (PSB) afirmou que a cidade de Manaus precisa de áreas verdes de lazer e sugeriu que a Prefeitura de Manaus resgate, através de obras de urbanismo, o Lago do Tarumã, com ciclovia e pista de caminhada para que todos possam ter acesso às belezas naturais.

“A nossa cidade precisa de áreas de lazer. Áreas em que você possa se exercitar, caminhar e andar de bicicleta”, defendeu o parlamentar na manhã desta terça-feira, 28, durante sessão híbrida da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

O líder do PSB na Casa Legislativa chegou a mencionar a obra realizada pelo ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), em Brasília,  no Lago Sul, que proporcionou  toda a população de Brasília a usufruir da paisagem.

“Rollemberg fez uma pista de caminhada no Lago Sul,  que ficou muito bonita. Claro que ele ganhou o ódio dos ricos de Brasília, porque antes, apenas eles eram donos do lago. Só eles que moram ao entorno que podiam usufruir. E sem prejudicar ninguém, porque ele [Rollemberg] assegurou os portos para que os ricos de Brasília pudessem atracar as suas lanchas e descer e embarcar”, explicou.

Serafim disse, a exemplo de Brasília, que com a construção de uma pista de bicicleta e uma pista para caminhada, a população poderá usufruir da beleza natural da orla Tarumã. “Tomando de volta para o povo aquilo que hoje pertence a poucos, que são os proprietários de casas e lanchas à Beira do Tarumã. Isso é algo que tem que ser feito”, disse.

O parlamentar ainda afirmou que o Tarumã vem sendo alvo de agressões ao meio ambiente, muitas vezes, por imobiliárias, e que precisa ser protegido. “Agora quem vem sendo agredido é o próprio Igarapé do Tarumã.  Surgem todos os dias flutuantes que jogam os dejetos no rio, que poluem e que colocam em risco a vida das pessoas”, lamentou.

O deputado também sugeriu que o programa de urbanismo na orla de São Raimundo prossiga rumo à Ponta Negra, Zona Oeste. “Isso vai dar a todo o povo que mora em São Raimundo e na Compensa uma visão do rio”, concluiu.

Veja o mapa com a sugestão das obras de urbanismo mencionadas acima.