Deputado cobra anúncio do percentual de reajuste dos policiais do AM

Marcelo Ramos (PSB), na tribuna da ALEAM. Foto: Divulgação

O atraso no anúncio do percentual de reajuste dos policiais civis e militares será discutido em uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado (Aleam), proposta nesta terça-feira (26) pelo deputado estadual Marcelo Ramos. Em seu discurso no plenário da Casa, o parlamentar cobrou do governo do Estado um posição com relação ao anúncio do percentual, que tinha como data base o dia 21 de abril. Segundo ele, o atraso causou frustração e até um temor entre a categoria no Amazonas.

Para a audiência, serão convidados representantes da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz), da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP), além de membros de entidades de classe ligadas à categoria. “O objetivo é ouvir do governo o motivo para o atraso, e também conhecer a proposta que eles estão preparando para os policiais do Estado. Com essas informações, poderemos também confrontar com a proposta apresentada pela categoria”, explicou o deputado.

Marcelo Ramos disse ainda que o anúncio do percentual era muito aguardado pelos policiais, que se frustraram com “o silêncio do governo”. “Eles temem que o reajuste tenha o mesmo destino do 14º salário, que foi prometido no ano passado e até hoje não foi pago. Só que a data base é lei, proposta pelo próprio governo e aprovada na Assembléia. Portanto, ela deve ser respeitada, para que a categoria tenha uma valorização dos salários”.

De acordo com o parlamentar, não dá para construir uma política séria de segurança pública sem salários adequados ao efetivo. “Os policiais, que já ganhavam pouco, entraram em 2011 ganhando menos ainda, já que houve alteração nos percentuais da inflação. Sem uma remuneração digna não dá para construir essa mudança na segurança pública que foi prometida e é tão necessária para o nosso Estado”, concluiu Marcelo Ramos.

Da assessoria do deputado Marcelo Ramos.