Depois do PMDB, PC do B fecha com o PSB contra o PT no Recife

Do Blog do Noblat:

Poucas horas depois de o PMDB do senador Jarbas Vasconcelos anunciar seu apoio ao candidato do PSB do governador Eduardo Campos a prefeito do Recife, Geraldo Júlio, ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, foi a vez do PC do B proceder da mesma maneira.

A posição do PC do B, histórico aliado do PT, foi antecipada pelo deputado estadual Luciano Siqueira, membro da direção estadual do partido. Olinda, a poucos quilômetros do Recife, é a cidade mais importante do país governada pelo PC do B há quase 12 anos. Ali, o partido é apoiado pelo PSB.

A Frente Popular de Pernambuco é formada por 19 partidos – entre eles o PT e o PSB. O PT no Recife entrou em colapso depois que a direção nacional do partido, ouvido Lula, vetou a candidatura à reeleição do prefeito João da Costa. O candidato do PT será o senador Humberto Costa.

Eduardo foi à Dilma e disse que não poderia mais apoiar o candidato do PT a prefeito do Recife. A cisão do partido, segundo ele, ameaçava a unidade da Frente Popular. O PSB escolheu seu candidato. E saiu à caça dos demais integrantes da Frente.

A essa altura, sem contar o PMDB que até há pouco fazia oposição ao governo de Eduardo, o candidato do PSB já conta com o apoio de 15 partidos. O PDT ainda não sabe se apoiará o candidato do PSB ou se lançará candidato próprio. O PP, que em Pernambuco é malufista, tende a apoiar o candidato do PT.

A vaga de vice-prefeito na chapa do candidato do PSB poderá vir a ser ocupada por um nome do PMDB ou do PC do B. O mais provável, a prevalecer a vontade de Eduardo, é que seja um nome do PC do B para acentuar o isolamento político e ideológico do PT.

Vai fazer 12 anos que o PT governa o Recife. Tudo faz crer que deixará de fazê-lo a partir de 2013.