Deixando as coisas bem claras

serafimcorrea_artigosDurante um período as regras eleitorais estabeleceram que as alianças estaduais não poderiam ser diferentes das alianças nacionais. Era a chamada “VERTICALIZAÇÃO”. Ou seja, fechada a aliança nacional, ela se projetava para os estados onde os diretórios estaduais não poderiam fazer outra aliança que não a nacional.

Consensualmente, os partidos aprovaram Emenda Constitucional revogando a verticalização. As alianças estaduais, portanto, podem ser diferentes das nacionais. Essa é a regra que está valendo. Não há mais discussão sobre isso. Ponto final.

Dentro desse contexto, óbvio que muitas alianças estaduais serão diferentes da que venha a ser feita a nível nacional. No entanto, algumas pessoas estão achando que aliança estadual diferente da nacional é coisa do outro mundo. Não é.

Indo diretamente ao caso do Amazonas. O PSB-AM trabalha no sentido de fazer uma aliança com o PSDB, DEM e PV, além de outros partidos. Sendo assim, alguns acham que haveria obstáculos intransponíveis como o fato do PSB, o PSDB e o PV terem candidatos à Presidente, respectivamente Ciro Gomes, José Serra e Marina Silva.

Qual é o obstáculo? A meu ver, nenhum.

Os três candidatos a Presidente teriam no Amazonas esse palanque. Cada partido faria campanha pelo seu candidato. Qual é a dificuldade? Nós aqui teríamos reciprocamente o melhor trato possível com o candidato do outro aliado. Tem alguma coisa errada ou anti-ética nisso?

Aí levantam outra questão: “Mas o PSB não é da base aliada do presidente Lula?”. E daí? As alianças se fazem entre partidos. Os filiados de cada partido só podem participar do horário eleitoral da aliança que o seu partido integra. Ora, então, por exemplo, a candidata do PT só vai poder aparecer no horário eleitoral do PR com quem já fechou aliança a nível estadual.

Esse foi o caminho que ela escolheu e não cabe a ninguém discutir. No horário da nossa pretendida aliança ela não pode, nem vai aparecer, por razões óbvias. Fim de papo. Quem pode, e vão aparecer, se a aliança vier a ser confirmada, são Ciro, Serra e Marina. Isso é o óbvio ululante, como diria o saudoso Nelson Rodrigues.

Para fechar o assunto, uma pergunta que não quer calar: Qual é a graça de uma candidata a Presidente apoiar um candidato ao Governo no Estado e querer o apoio do adversário dele que é aliado de seus adversários a nível nacional?

24 thoughts on “Deixando as coisas bem claras

  1. Caro Sarafa, é engraçado. Tem partido que apoia o Eduardo, o Amazonino (disfarçadamente) e até o Sarney, mas reclama porque você é apoiado pelo Arthur e pelo PSDB, tenha santa paciência. É muita cara de pau. Tem mais Serafim, o PT, PCdoB e PDT não têm candidatos e estão amarrados nas candidaturas de Alfredo ou Omar que representam a política que combatemos há mais de 30 anos e que tanto mal tem feito ao nosso Estado. Portanto, você, e nós do PSB, não temos o direito de deixar a população sem uma candidatura alternativa para o Governo do Estado. Eu e boa parte da população do Amazonas (tenho certeza que uma parte suficiente para colocar você no segundo turno) não deseja sair de casa no dia da próxima eleição e ser obrigado a escolher entre Alfredo e Omar (talvez até Amazonino) que no fundo representam a mesma coisa. Vamos em frente. Você tem o apoio do partido e de parcela significativa da população manauara. Nosso candidato a presidente será Ciro Gomes, mas seremos leias com os companheiros e partidos que nos apoiarem. Você e o PSB têm um legado de coerência. Já eles…vão ter muito o que se explicar durante o processo eleitoral. Como disse o Ciro no programa do PSB: “Não podemos discutir o Brasil olhando só para o passado e para o presente. Precisamos discutir olhando para o futuro”. É isso que o PSB quer apresentar para o país e para o Amazonas: a proposta de um novo futuro.

  2. Eu gostaria de lembrar que o Arruda (governador do DF, envolvido em corrupção) seria o vice do Serra.

  3. Caro Sarafa,

    Gostei muito das notícias do apoio ao Governador José Serra e Marina no Amazonas.

    O povo deve ser respeitado e não merece engolir a seco uma candidata inventada, que nunca recebeu um voto e já quer ser presidente da república. Pra ser presidente tem que ter trato político e isso a Dilma não tem nem um pouco.

    Tem gente que critica o Serra por causa da sua posição em relação a Zona Franca mas não vê que é obvio que como Governador de São Paulo ele deve cuidar dos interesses de São Paulo. Não se vê o Eduardo Braga cuidando de interesses do Rio Grande do Sul por exemplo ou Roberto Requião cuidando de interesses do Pará, mas se fossem presidentes ai eles devem olhar para todos.

    Siga nessa idéia Sarafa, qualquer um menos Dilma Rousseff. Os três são bem vindos !!

  4. “É de se encher o saco com toda essa ditadura petista, querendo impor de qualquer jeito, goela abaixo, essa situação. Deixem o Omar e o Serafim serem candidatos. Ganhar ou perder, isso faz parte do processo.

    Parece-me que o que se quer mesmo com isso – e digo isso com a experiência de quem conhece os bastidores da política local – é não gastar nenhum centavinho que seja na campanha. As campanhas possuem um aspecto profundamente democrático, não só pela própria eleição, mas também pela distribuição da renda, pois, envolvem vários setores econômicos.

    Mas não, tem que ter o tal do palanque único. É o que ordena a santíssima trindade palaciana, Lula – Dilma – Alfredo. Quer dizer que, só porque Alfredo se diz devoto de Lula, nós também teremos agora, por tabela, que sermos devotos do ministro? Ora, faça-me um favor.

    Chega dessa palhaçada. A Dilma vai ganhar no Amazonas. O primeiro Estado onde a Dilma ficou na frente do Serra foi aqui, em pesquisa realizada pela Perspectiva, em meados de 2009 e que, inclusive, chegou às mãos da candidata do PT por meio do governador Eduardo Braga.”
    http://www.blogdodurango.com.br

    Faço minhas as palavras do Durango, de quem podemos discordar, mas que fala com propriedade. Deixem Ciro e Marina disputar. Que vença o melhor.

  5. Serafim,
    Não será a primeira vez que o presidente Lula passa por cima dos interesses do Amazonas. Em 2008, ele “emprestou” seu apoio ao atraso, a uma política populista e com discusso enganoso, com promessas irrealizáveis. Tivemos um retrocesso muito grande com a eleição na capital. Concordo integralmente com o Marcelo Ramos. A tua candidatura para o governo é a única alternativa que temos e o número dos teus eleitores de 2008,tenho certeza, aumentará significativamente, pois a insatisfação com todos os desmandos do executivo muncipal é evidente e muitos dos que votaram no Amazonino já estam arrependidos.
    Um abraço

  6. Resumindo: os partidos não estão nem aí para ideologia ou defesa de direitos semelhantes. O importante é coligar para conseguir mais votos.

  7. Serafim
    Vc é a belissima noiva da vez. Todos hão de te cortejar e despejar os dotes que nem teem para te conquistar.
    Prosssiga com a sua condidatura não só para manter sua coerencia de vida e eleitoral mas, e sobretudo, para que vc a jude seu partido a eleger uma bancada seria e honesta à ALE e para a Camara Federal.Vc sarafa é “dono” de paroximadamente 400 mil votos em Manaus, e, no Interior outros tantos votos e isso eles já contabilizaram e sabem que vc é o fiel da balança para governador.
    Outra coisa fuja do DEM e mantenha-se aliado ao PSDB. É quase certo que o Serra vença a eleição e o Senador Arthur ganhe para o Senado e vc poderá ser Ministro no proximo governo. Deus te abençoe Sarafa.

  8. Também sou contra o palanque único. Acho que ter várias opções dá mais “moral” pro vencedor. Voto no Alfredo Nascimento, e acho que ele num deve “abrir” se num tiver palanque único. Lógico q seria mais fácil vencer com um palanque único, mas que graça teria num ter ninguém pra mandar embora na “balsa do balatal” que descerá o Igarapé do Mindu, após as eleições né?

  9. Olha, Sarafa, confio na sua forma de administrar e no seu padrão ético. Mas em uma eleição atacar o Serra, dizendo que “amazonense não vota no Serra” por aquele motivo (ZFM), e outra eleição estar na aliança junto dele, é pra confundir.
    Eu tenho entendimento suficiente pra saber que não é essa aliança ocasional (e necessária) que vai interferir na sua postura, mas…. e o povo? Toma cuidado, que esse pessoal acredita em internet em caminhão e fim de turno da fome.

  10. Não entendo o porque de tanta discussão, aqui no Amazonas está mais que confirmado palanque único, afinal:
    (((OMAR=ALFREDO=DUDU)=AMAZONINO))=BOTO)

    Essa é a equação do Palanque único no Amazonas, todos são farinha do mesmo saco, e nosso objetivo é destruir esse palanque único, que temos tentado há exatos 30 anos.

    Caros amigos, façam uma análise rápida, durante 30 anos o Amazonas e Manaus são administrados por esses caras, os do Palanque único, pergunto então, Vc se sente seguro no Estado?, temos uma educação digna para os nossos filhos?, temos saneamento, transporte digno e qualidade de vida na nossa cidade e no nosso estado?, já sei a resposta é NÃO!, portanto analise, 30 anos e nada resolveram, temos então que acabar com esse palanque único do atrasos, da “fartura”, “farta” tudo em Manaus e no Amazonas.

    Portanto deixemos de balela, pois Serafim é o cara para desmoronar esse Palanque único, vamos a vitória.

    Como vereador Marcelo Ramos disse muito bem, ninguém merece sair de casa no dia das eleições pra votar em Omar, Alfredo ou Amazonino, que são todos farinha do mesmo saco.

    É a hora de mudança, e os 400 mil votos do Sarafa estão deixando essa cambada doida da Silva.

    (((OMAR=ALFREDO=DUDU)=AMAZONINO))=BOTO) SARAFA

    A equação é essa!!, que venha o tal palanque único!!

  11. Não entendo o porque de tanta discussão, aqui no Amazonas está mais que confirmado palanque único, afinal:
    (((OMAR=ALFREDO=DUDU)=AMAZONINO))=BOTO)

    Essa é a equação do Palanque único no Amazonas, todos são farinha do mesmo saco, e nosso objetivo é destruir esse palanque único, que temos tentado há exatos 30 anos.

    Caros amigos, façam uma análise rápida, durante 30 anos o Amazonas e Manaus são administrados por esses caras, os do Palanque único, pergunto então, Vc se sente seguro no Estado?, temos uma educação digna para os nossos filhos?, temos saneamento, transporte digno e qualidade de vida na nossa cidade e no nosso estado?, já sei a resposta é NÃO!, portanto analise, 30 anos e nada resolveram, temos então que acabar com esse palanque único do atrasos, da “fartura”, “farta” tudo em Manaus e no Amazonas.

    Portanto deixemos de balela, pois Serafim é o cara para desmoronar esse Palanque único, vamos a vitória.

    Como vereador Marcelo Ramos disse muito bem, ninguém merece sair de casa no dia das eleições pra votar em Omar, Alfredo ou Amazonino, que são todos farinha do mesmo saco.

    É a hora de mudança, e os 400 mil votos do Sarafa estão deixando essa cambada doida da Silva.

    (((OMAR=ALFREDO=DUDU)=AMAZONINO))=BOTO) diferente do SARAFA

    A equação é essa!!, que venha o tal palanque único!!

  12. Serafim, vc foi uma grande decepção p/ mim, mas não é só vc não qualquer politico é uma decepção e por um motivo bem obvio , politico só pensa nele mesmo, as vantagens que pode ter , enriquecer cada vez mais e o povo que se dane, o que são miséros trocados distribuidos durante as campanhas ? No dia que entrar um policito que em vez de inventar novas obras p/ gastar mas dinheiro, termine o que a administração passada deixou talvez as coisas começem a melhorar, pq sai um qd o outro entra tem que fazer isso aquilo é uma vergonha, então não seria mais fácil teminar a obra da administração anterior? O Horário do turno integral das crianças é engraçado de 07:00 às 16:00 horas , quer dizer que os pais só podem trabalhar até as 16:00 horas, caso contrario quem pegará a criança na escola. Acredito que as pessoas devam se divertir mas p/ quê Carnaboi se ja temos Carnaval e o Festival de Parintins, enquanto se gasta milhões com esse evento existem familias que não tem a dignidade de ter um emprego , uma casa é mt triste a realizadade de nossa terra do coração. P/ fizalizar talvez eu volte a votar em vc se vc parar com a aquela ladainha , O fulano vendeu a cosama , construi a moura tapajós….. Isso cansa, é melhor dizer : SE EU GANHAR AS ELEIÇÕES FAREI TUDO QUE ESTIVER AO MEU ALCANCE P/ MELHORAR A CIDADE. Por que prometer e não cumprir é pior do que mentir .

  13. Aprendi que na política voto não se transfere a única coisa que se transfere é rejeição.
    Se voto fosse transferível o Governador teria transferido votos para o Omar Aziz e este seria o atual prefeito de Manaus. O Presidente Lula tenta a todo o custo empurrar a Dilma goela a baixo dos brasileiros com base no seu grande índice de popularidade, não vai conseguir.
    Quanto às coligações são feitas com base no que as partes têm a ganhar, tempo de televisão, cargos,etc. dizem por aí que fazem qualquer acordo para se chegar ao poder.

  14. Meu caro… o problema não é ter o Ciro, como candidato a presidente (uma boa escolha para 2014). O problema é correr o risco de apoiar o Serra, inimigo declarado do PIM.

  15. Que tal se o Bruno pesquisasse as opiniões do hoje governador durante o governo FHC (aquele que o senador Artur também foi ministro) quando compunha o ministerio do presidente entreguista.

  16. “Dono” de 400 mil consciencias???
    ainda bem que não existem mais “formadores” de opinião.

  17. Muito esclarecedor, Sarafa!!! Conte comigo para marchar ao seu lado nesta batalha!!!

  18. Caro Carlos as aspas no bom e simples português servem para, entre outras funções, adjetivar uma expressão ou uma palavra dando à mesma um sentido e uma conotação que não aquela verdadeiramente própria do termo.
    Entre outras palavras entenda-se “dono” como merecedor, fiéis eleitores, seguidores nas urnas, etc e tal. Desculpe-me;não quero lecionar. Sei que vc é um “eleitor esclarecido” do Sarafa.É isso.

  19. Qual é o problema de quem vota no Sarafa, ser obrigado a votar no Serra.A consciência é de cada um.Pior é votar num “mentiroso” que está na PMM, só porque bajulou o Lula nas eleições passadas!!!

Comments are closed.