…de volta para casa

Por Márcia Rebeca, da Juventude Socialista Brasileira (JSB) Amazonas:

O País está reconstruindo o processo de trazer para a política a juventude brasileira, que teve participação efetiva no sucesso do atual governo, afirmou o presidente Lula nesta segunda-feira (20/12), no ato de lançamento da pedra fundamental da nova sede da União Nacional dos Estudantes (UNE) e daUnião Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), no Rio de Janeiro (RJ). Em 2010, através da relatoria do Dep. Federal Márcio França (PSB-SP), o Estado brasileiro reconheceu a responsabilidade pelo incêndio e destruição da sede da União Nacional dos Estudantes, um dia após o golpe que instalou a Ditatura Militar no Brasil. Ontem, o Estado brasileiro começou o processo de reconstrução. O prédio foi doado aos estudantes em 1942, pelo então presidente Getúlio Vargas. Até 1964, o endereço foi palco de importantes lutas nacionais, como a campanha “O Petróleo é Nosso”, que precedeu a criação da Petrobras.

Com projeto do combativo defensor da democracia, Oscar Niemayer, foi lançada a pedra fundamental da construção da nova sede, que abrigará o Museu do Movimento Estudantil, Centro de Cultura e Arte, Teatro dos Estudantes, um espaço para integração dos estudantes brasileiros.Lula esteve presente na Praia do Flamengo, 132 e pediu que os estudantes apresentassem na jornada de lutas em março, uma pauta de reivindicações que possa ser cumprida, pois do contrário “a pauta servirá apenas para o discurso ideológico, servindo a poucos ouvidos e não garantindo qualquer conquista”. Ele falou que a “parceria vitoriosa” através de pautas que poderiam ser realizadas resultou nos avanços irrevogáveis do ensino no País, lembrando o Programa Universidade para Todos-PROUNI, o programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais-REUNI e os Institutos Federais de Educação.

Ganham os estudantes brasileiros que foram ouvidos nos últimos 8 anos e que ajudaram a construir um governo que dialogou com os movimentos sociais.

O prédio foi doado aos estudantes em 1942, pelo então presidente Getúlio Vargas. Até 1964, o endereço foi palco de importantes lutas nacionais, como a campanha “O Petróleo é Nosso”, que precedeu a criação da Petrobras.

One thought on “…de volta para casa

  1. Grande Serafim, minhas saudações.
    Quero te desejar um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de muitas vitórias. Nada se perdeu, apenas Deus está dando um tempo em vossos projetos e com certeza irá abençoá-los. Sei que os “inimigos” são fortes, mas não são mais fortes que o Nosso Deus. Confie nele, pois ele está presente em tua vida e na vida de todos os teus familiares. Vamos à luta.
    São os votos do amigo Coronel Itamar, do Corpo de Bombeiros. Um admirador do teu caráter, do teu poder de trabalho, da tua competência, da tua honradez e da tua honestidade. Obrigado por tudo que fizestes a todos nós manauenses. Fogo! 9140-8358.

Comments are closed.