CPI é, também, da ANP

Do blog da jornalista Miriam Leitão:

CPI não é só da Petrobras, mas da ANP

Um detalhe importante sobre a CPI protocolada no Congresso é que ela não é só da Petrobras, mas também da ANP, a Agência Nacional do Petróleo. Há várias suspeitas sobre a ANP e foi isso que motivou a oposição a pedir a abertura da CPI. Entre elas, estão a suspeita de desvios na distribuição de royalties do petróleo e um estranho acordo feito pela agência com os usineiros.

Como mostra a revista Época, a ANP pagou R$ 178 milhões a quatro sindicatos de usineiros que entraram na Justiça contra ela. Mas o caso só havia sido julgado em 1ª instância e caberia recurso. O normal seria defender os cofres públicos, levando o caso até o último tribunal, para só então pagar, caso perdesse.

A ANP já tentou mas não conseguiu explicar porque fez isso. E ainda pagou em dinheiro, quando o normal seria pagar em precatórios. Os usineiros estão pleiteando o pagamento de subsídios que foram encerrados em 2002. Eles entraram na Justiça para receber o que não foi pago após esse período, ou seja, depois de ser extinto.

Sobre a Petrobras, são três os principais motivos: suspeita de fraude em licitações; a mudança contábil que fez a empresa deixar de pagar mais de R$ 4 bilhões à Receita; e o principal, falta de transparência nas ações da empresa. A Petrobras virou uma caixa-preta.

3 thoughts on “CPI é, também, da ANP

  1. Olá Sarafa! Quero perguntar sobre subsídio do passe estudantil. Para cada 1 real que o estudante paga a prefeitura complementa esse valor em quantos %? Se não me engano já ouvi falar algo do tipo!

  2. Então essa CPI é mais macabra do que parecia! Pois achava-se que o objetivo dos tucanos era somente induzir um aumento no preço da gasolina e, com isso, tentar aumentar as chances do candidato DEMO-TUCANO, José Serra, aquele que tem o MAIOR ÍNDICE DE REJEIÇÃO!!!
    Só que seu post mostra que não é só isso! É mais uma tentativa de atacar o Ministro Franklin Martins, da Comunicação Social, através de seu irmão que trabalha na ANP! O objetivo dos DEMO-TUCANOS é simplesmente manter seus privilégios nas suas concessões de rádio e televisão, já que o Ministro Franklin Martins está organizando a Conferência Nacional de Comunicação, que quer disciplinar a distribuição dessas concessões e torná-la mais justa!!! Se vocês não sabem, 9 senadores do DEM e 6 do PSDB têm, direta ou indiretamente, concessões de rádio ou televisão!!! Ou seja, mais uma vez os DEMO-TUCANOS estão legislando em causa própria!!!

  3. Nenhum destes motivos, a meu ver, justifica a instalação de uma CPi. É tudo policalha. Estão com medo que o pré-sal dê educação aos mais necessitados. O engraçado é que na ocasião em que afundaram uma plataforma por pura incompetência, ficaram quietinhos contando com o silêncio obsequioso dos que hoje os insuflam, caso desta senhora, a Miriam Leitão, que faz um jornalismo doutrinário, de péssima qualidade,para não dizer marrom.
    Todas as “denúncias” são de fácil investigação pela(o) PF, MPF, TCU, etc…
    Já que não satisfazem a sanha inquisitória, que os cerrem as portas então.

Comments are closed.