Contra a vontade de Lula, Dilma despachou Palocci

Por Ricardo Noblat do Blog do Noblat:

No último fim de semana, Dilma telefonou para Lula e antecipou sua decisão de se livrar de Antonio Palocci da chefia da Casa Civil da presidência da República.

Estava convencida de que a manutenção de Palocci desgastaria ainda mais o governo. E a deixaria em posição desconfortável.

De resto, segurar Palocci significaria estar disposta a continuar enfrentando uma cruise política sem data marcada para terminar.

Lula queria a permanência de Palocci no cargo. Fôra ele que emplacara Palocci ali no início do governo. E achava que ali era deveria ficar apesar do sufoco que vivia.

De todo modo, a Dilma caberia a decisão. E uma vez que ela a tomara, Lula tinha mais é que se conformar.

Dilma avisou que esperaria apenas que o Procurador Geral da República recusasse os pedidos de abertura de inquérito contra Palocci para poder em seguida mandá-lo embora.

Queria que Palocci saíssse numa situação menos constrangedora para ele. E não queria, naturalmente, ganhar um desafeto com a saída dele.

Na conversa com Lula, Dilma antecipou também que cogitava do nome da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) para o lugar de Palocci.

Lula aprovou a escolha. Gleisi é uma política ligada a ele. Foi na casa dela, há 15 dias, que Lula se reuniu com a bancada do PT no Senado.

Na ocasião, Gleise fez duras críticas a Palocci. O marido dela, Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, não fez comentários.

Resta saber quem se encarregará da articulação política do governo depois da queda de Palocci.

Gleise tem um perfil mais técnico.

O atual ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio (PT-RJ), nada apita.

E Dilma não leva jeito para acumular a presidência da República com a função de coordenadora política.

Por ora, tudo deverá ficar como está. Ser obrigada a demitir o mais poderoso ministro do governo com menos de seis meses de governo não é moleza. Neste momento, mexer com outras peças será complicado.

Comentário meu: Sem prejulgar Palloci, está certa a presidente Dilma. O desgaste político não podia continuar paralisando o seu governo que agora começa pra valer. Quando Lula disse que Palloci devia ficar, ela mostrou que a caneta agora é dela e está cheia de tinta. Lula ajudará bastante o governo para que tenha sucesso saindo de circulação e parando de dar pitaco.

3 thoughts on “Contra a vontade de Lula, Dilma despachou Palocci

  1. Situação idêntica acontece aqui no Amazonas. Espero que a caneta do nosso atual governador comece a ser usada para “desenhar” a sua verdadeira equipe de trabalho.

  2. Lula nos envergonha e nos entristece. No alto de sua soberba, parece que esqueceu sua origem e aparentemente mostra-se o dono da verdade e contra do povo que o elegeu. Estou descrente e decepcionado com as instituições do nosso país, todas. Minha esperança repousa nos jornais e revistas sérias que não vacilam e atuam como verdadeiros anjos da guarda da nação.

Comments are closed.