Conciliação. Com ela, todo mundo ganha

Socorro Guedes e Domingos Chalub, do TJAM (Foto: Alex Pazuelo)
Socorro Guedes e Domingos Chalub, do TJAM (Foto: Alex Pazuelo)

O slogan da campanha 2009 é “Conciliação. Com ela todo mundo ganha. Ganha o cidadão. Ganha a Justiça. Ganha o País”

Coordenadora da Semana da Conciliação, a desembargadora Socorro Guedes de Moura apresentou ontem ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Domingos Chalub, as peças publicitárias para a divulgação da Semana Nacional da Conciliação deste ano. Na cerimônia informal, realizada no gabinete da presidência, a coordenadora da Semana comunicou que está trabalhando na programação que deverá ser publicada nos próximos dias. “A nossa idéia é mandar confeccionar camisetas, adesivos e baners com o material enviado pelo CNJ”, disse Socorro Guedes.

O material da campanha publicitária foi enviado pela Coordenação Nacional da campanha ao Departamento de Divulgação e Imprensa do TJAM, que encaminhou o material para a desembargadora. As peças também já estão disponíveis na página de abertura do site do Conselho Nacional de Justiça (www.cnj.jus.br).

As peças apresentadas pela desembargadora Socorro Guedes estão compostas de cartazes, folhetos, banners, bonés, botons, camisetas e adesivos que serão utilizados pelos juízes e servidores responsáveis pela organização do evento em cada tribunal.

A Semana Nacional da Conciliação será promovida em todo o país de 7 a 11 de dezembro coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) . O slogan da campanha 2009 é “Conciliação. Com ela todo mundo ganha. Ganha o cidadão. Ganha a Justiça. Ganha o País”. O objetivo da campanha deste ano é incentivar o cidadão a participar e realizar o acordo amigável.

“A idéia da campanha é passar a informação que, por meio da conciliação, o jurisdicionado obtém uma resolução mais rápida para o seu conflito”, disse o desembargador Domingos Chalub.

De acordo com o CNJ, a campanha tem o objetivo de acabar com pendência judicial, “o que é ruim não só para o cidadão como também para o Judiciário e conseqüentemente para o país”.

A Semana Nacional da Conciliação é promovida anualmente e integra o Movimento pela Conciliação coordenado pelo CNJ.

Nos últimos três anos, mais de 300 mil acordos foram efetuados em mobilizações nacionais. Em 2006 , foi realizado o primeiro mutirão no dia 8 de dezembro, em que foi promovido o Dia Nacional pela Conciliação. No ano seguinte , houve a Semana Nacional pela Conciliação de 3 a 8 de dezembro. Em dezembro de 2008, a Semana Nacional foi realizada no período de 1º a 5 do mês. Do site do TJAM.

12 thoughts on “Conciliação. Com ela, todo mundo ganha

  1. Pelo que eu vejo, a justiça do AM não tem muito do que se orgulhar, visto o resultado do julgamento de hoje. O arrazoado dos que votaram a favor do atual prefeito foi um insulto à inteligência de qualquer cidadão com algum esclarecimento.

  2. Parabéns Desembargadora,

    Sempre atuante, buscando fazer jus ao cargo que ocupas.
    Gostei de seu posicionamento, no julgamento do ainda e atual prefeito de Manaus. Principalmente, quando Vossa Excelência destacou que estava votando pela MORALIDADE, e contra a distribuição graciosa de combustível.
    Continue lutando, a Sr.ª não está sozinha.
    Sou admirador de sua atitude.
    Saudades da Sr.ª como Procuradora-Geral de Justiça.

  3. Concordo com o Elias e com o Ítalo.

    A indignação é a palavra de ordem no momento.
    É inadmissível compactuarmos com tais desmandos.
    Diferentemente da Dr.ª Socorro Guedes, que votou pela Moralidade, parece-me que estamos vivendo uma época descrita por Fernado Pessoa (Álvaro de Campos) – “ULTIMATUM”:

    “.Falência geral de tudo por causa de todos!
    Falência geral de todos por causa de tudo!

    Falência dos povos e dos destinos — falência total!

    Época vil dos secundários, dos aproximados, dos lacaios com aspirações de lacaios a reis-lacaios!

    Passai, frouxos, cisco, choldra provinciana, safardanagem intelectual…
    Passai, radicais do Pouco, incultos do Avanço, que tendes a ignorância por coluna da audácia…
    Passai, gigantes de formigueiro, ébrios da vossa personalidade de filhos de burguês, com a mania da grande-vida roubada na dispensa paterna …
    Passai, bolor do Novo, mercadoria em mau estado desde o cérebro de origem!
    Passai à esquerda do meu Desdém…”

    – FAÇO MINHAS SUAS PALAVRAS POETA…

  4. Caro Sarafa, temos que mudar essa situação pela qual Manaus e o Amazonas há muito tempo enfrenta, a impunidade total. Sabemos de tudo o que rola por debaixo dos panos, pessoas comprando pessoas para se manter no poder, superfaturando obras para ganhar mais e mais, e muitos outros crimes sujos. Tendo em vista as eleições para governo em 2010, eu como um admirador de seu modo de administar, sei como vai ser difícil vencer tais eleições, pois eu e toda cidade sabemos que os oportunistas utilizarão de todas as armas sujas para tentar se manter no poder, até por que está claro o tamanho da força que “eles” tem para comprar qualquer parecer, não importa em que esfera seja. Sendo assim, penso eu que o único jeito de derrubar o “Goliás” e/ou o irmão dele (caso eles não briguem entre si), seria uma união sua com outro político que também luta pela bandeira da justiça e da honestidade, o Deputado Praciano para ser seu vice. Sigo confiante acreditando que teremos um futuro melhor, que Deus nos ajude.
    Um grande abraço.

  5. Caro NAVEGADOR!

    Eu não teria sido mais feliz em outro tipo de analogia ao atual momento político-judiciário que estamos vivendo. Os versos do poeta português descreveram exatamente o que se viu na última 3ª feira, 24/11, no TRE-AM.

    Agora, só nos resta o TSE.

  6. Pensem neste jogo hipotético!

    O meu FAST CLUBE entra no Maracanã para enfrentar o tradicional Flamengo pela Copa do Brasil. Todos sabem da diferença de “camisa” entre os dois clubes. O time carioca não tem a menor pena e aplica uma humilhante goleada de 7X1 no meu querido ROLO COMPRESSOR, mas o departamento jurídico do FAST descobre que um jogador do time do RJ está irregular, pois atuara em outra equipe pela mesma edição da competição. Fica a pergunta: o que vale, as regras do jogo ou o resultado dentro das 4 linhas?

  7. Muito louvável a atitude da Desembargadora!!!
    O aminho é esse. Resolver os “problemas” que são passíveis de uma breve conciliação.

    Pena que alguém, como vc ex-prefeito, Homem público, que se propõe a Blogar sobre o Tema, se sequer pagou aqueles RDA´s que foram demitidos, que trabalhou pra vc(somente na sua gestão), pra Manaus, e Pro País.
    De acordo com a Lei e o Decreto que regulamenta o REGIME DE DIREITO ADMINISTRATIVO- RDA, nós temos direito a Férias, 13º Salário, 20% do restanto do contrato, por quebra unilateral, dentre aviso prévio e saldo de salário.
    Ao meu ver, frustar esses direitos, é crime inafiançável.
    Mas dor de barriga não dá só uma vez, como diz o ditado.
    Passar bem, e nunca mais serás(ão) agraciado com o meu voto, nem de minha família.
    Tchau Sarafa!!!!!

  8. Grato pla Deferência Elias,

    Sua Analogia também foi feita com muita propriedade.
    Espero que em nosso Estado e em nossa cidade existam mais cidadãos indgnados como nós.

Comments are closed.