Ciro Gomes passa a ser competitivo

Ciro Gomes (PSB-CE), em foto da Agência Câmara
Ciro Gomes (PSB-CE), em foto da Agência Câmara

Do Ex-Blog do Cesar Maia:

CIRO GOMES PASSA A SER COMPETITIVO!

1. A coluna do Ancelmo, no Globo (09), divulgou como primeira nota uma pesquisa nacional do IBOPE, onde Serra teria 42%, Ciro 14%, Dilma 13% (caindo 5 pontos), Heloísa Helena 7% e Marina Silva 3%. Essa é a informação que se divulga nas esquinas da política desde fins de agosto, com base em pesquisas regionais e nacionais. Com a saída de H. Helena para candidata ao Senado, Marina tende a ocupar o seu lugar, apenas.

2. Nesta semana, o Estadão abriu rasgados elogios a Marina em editorial e, ontem, destacando uma das listas da Sensus (improvável), abriu uma matéria dizendo: “Marina larga com 9,5%”, o que é um exagero. Ontem, este Ex-Blog chamava a atenção da pesquisa Sensus, onde em nenhuma lista apareciam Dilma e Ciro juntos, o que certamente mostraria Ciro na frente de Dilma.

3. A percepção crescente das fragilidades da candidatura de Dilma pode ser caricaturizada por sua plástica, onde o cirurgião puxou os cantos da boca como se quisesse soldar um sorriso. O paradoxal é que a mudança plástica de sua expressão de durona, que ajudava numa conjuntura de desgaste dos políticos, foi transferida de mão beijada para o Ciro, que a tem naturalmente.

4. Ciro começa a emergir como o candidato mais forte do campo do governo. Espertamente exalta Lula enquanto desmonta o governo, o que ajudará seu discurso em campanha, num clássico “mantenho tudo o que é bom e corrijo os erros”. Ciro tem quatro características que o ajudam em campanha. A primeira é sua expressão de seriedade neste momento.

5. A segunda é estar convencido de que tudo o que diz é verdade e de que sabe o que fala, especialmente em matéria econômica. Isso ajuda muito a imagem na TV, cuja cobertura é diária. A terceira traz votos, mas é perigosa. A maneira com que trata o Congresso, confundindo políticos eventuais com sua rejeição à instituição, sinalizando uma vontade de autoritarismo. Mas é uma comunicação que agrada ao distinto público. E a quarta é já ter aberto vantagem no Nordeste em relação à Dilma.

8 thoughts on “Ciro Gomes passa a ser competitivo

  1. Ciro Gomes tem tudo para crescer é sério, competente, conhece os problemas do Brasil e os caminhos para soluciona-los, em 2010 eu voto Ciro Gomes para Presidente do Brasil.

  2. Concordo plenamente que a solda plástica que deixou a MinistraDilma com sorriso do Coringa, personagem do seriado do Batman.Tem muitra água pra rolar ainda debaixo da ponte. E por falar em ponte, se o Brasil comprou submarinos da França para patrulhar a Amazonia, qual seria o risco dele (submarino) bater numa dessas colunas da ponte Manaus-Iramduba?

  3. Serafim,

    Essa pesquisa parece mostrar que já ocorreu o desmonte da candidata Dilma.
    Até porque com a exposição negativa sofrida pelo Lula após se alinhar ao Sarney,Collor e Renan, faz ficar risível suas colocações. Cadê a sua ética?
    Se o Ciro controlar um pouco os seus impulsos, fatalmente irá polarizar com Serra em 2010. E só Deus sabe quem ganhará.

  4. A melhor saída para o PT é não encabeçar uma chapa, mas participar do próximo governo, que poderia ser muito bem do PSB. Quem sabe a ministra Dilma, ou a ex-ministra e senadora Marina Silva, serem vice do Ciro Gomes.

  5. também… é um dos deputados mais faltosos

    tem tempo de sobra pra fazer campanha antecipada

  6. Falta ao Ciro e a Marina uma coisinha que estão esquecendo: TEMPO DE TELEVISÃO.Com quais partidos vão coligar PSB e PV??? Aécio tem a seu favor a já declarada adesão do PDT e do PTB ao sua candidatura, enquanto Serra está no limite de votos e não agrega mais que o DEM e o PPS.

  7. Ciro Gomes vai emplacar,é so uma questão de tempo,é o único que pode ganhar do tucano.Não tenho dúvida,inclusive a melhor opção para o norte.

Comments are closed.