Caos penitenciário

Da coluna da Monica Bérgamo, hoje, na Folha de São Paulo:

Caos

O mutirão feito em Manaus pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para libertar presos que cumprem pena de forma irregular fez um diagnóstico dramático sobre a situação: de 35 processos analisados até o fim da semana passada, 25 tinham problemas -e os presos, que cumpriam penas, em sua maioria, por furtos simples, foram colocados em liberdade. O presídio Raimundo Vidal Pessoa, construído para abrigar 104 presos, tinha 750; os detentos se revezam para ir ao banheiro e até para dormir.

CAOS 2

E mais: na enfermaria, um preso paraplégico agoniza com escaras (crosta resultante da mortificação de tecido), já que mal consegue se movimentar. Os juízes que visitaram o presídio devem entregar um relatório a Gilmar Mendes, presidente do CNJ, afirmando que a situação é “caótica”.

CAOS 3

O CNJ já fez mutirão em seis Estados. De 7.000 presos que tiveram seus processos examinados, 2.000 foram libertados porque já estavam encarcerados há mais tempo do que previam as penas a que foram condenados.

One thought on “Caos penitenciário

  1. Não gosto nem um pouco do Gilmar Mendes, por tudo de ruim que ele tem feito no supremo tribunal federal, mas se realmente ele é o responsável por essas correções das injustiças do judiciário brasileiro, nesse caso ele está de parabéns! Se não é ele, se for idéia de outro membro do CNJ, parabéns a quem for de direito!

Comments are closed.