Camisinha e aborto: a polêmica continua

Dois fatos ganharam repercussão nacional no âmbito das relações Igreja versus Estado. O primeiro, a punição do padre e deputado federal Luis Couto (PT-PB) pelo Arcebispo Dom Aldo Paggoto de João Pessoa porque o padre defendeu o uso da camisinha. O Arcebispo suspendeu o padre de suas atividades eclesiásticas.

O segundo, a ex-comunhão pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, da mãe de uma menina de nove anos que foi estuprada pelo padrasto, engravidou de gêmeos, e após todo o processo legal foi submetida á interrupção da gravidez. E mais. O Arcebispo estendeu a pena a todos os profissionais que realizaram os procedimentos cirúrgicos.

São manifestações explícitas da ala conservadora da Igreja.

A iniciação sexual acontece cada vez mais cedo. O uso da camisinha é essencial para evitar doenças e a gravidez indesejada. É uma questão de saúde pública e não religiosa.

Já a questão do aborto quando a gravidez decorrer de estupro é prevista em lei. E não apenas isso. É uma questão de bom senso. Uma criança de nove anos não tem nem estrutura física para enfrentar uma gravidez.

Nas próximas semanas o debate sobre os temas deve ampliar-se pela reação natural dos que defendem as posições contrárias aos dois Arcebispos.

2 thoughts on “Camisinha e aborto: a polêmica continua

  1. faltou o arcebispo escomungar o ESTUPRADOR, talvez por ele achar uma prática comum pessoas adultas abusarem e estruparem crianças.

    lamentável.

  2. SOU CATÓLICA E CONTRA A PRÁTICA INDISCRIMINADA DO ABORTO. MAS NO CASO DESSA GAROTA DE NOVE ANOS, ESTUPRADA E GRÁVIDA DE GÊMEOS É CLARO QUE SOU A FAVOR.

    NESTAS SITUAÇÕES DEVE-SE OUVIR A CIÊNCIA E RESPEITÁ-LA. QUANTO A FALTA DO ESTUPRADOR SER MENOR, COMO AFIRMOU DOM JOSÉ SOBRINHO, É A PROVA DE QUE DEVE SER AFASTADO DAS SUAS FUNÇÕES EPISCOPAIS URGENTEMENTE.

    E ESSA EXCOMUNHÃO QUE LOUCURA! JÁ PENSOU SE EM 2010 TODA A PESSOA QUE NÃO OBEDECER A IGREJA CATÓLICA FOR EXCOMNGADO?

    AINDA BEM QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO É FORMADA APENAS POR BISPOS CONSERVADORES.

    EXISTEM BISPOS E PADRES MARAVILHOSOS E AVANÇADOS SOB O PONTO DE VISTA DA ANÁLISE E PRÁTICA SOCIAL.

    E LEMBRAR QUE TIVEMOS NO PASSADO. NO MESMO ARCEBISPADO UM HOMEM DO VALOR DE DON HELDER CÂMARA….

Comments are closed.