Brasil perde para México vaga na OMC

ellen-gracie

Ellen Gracie perde disputa por vaga no Órgão de Apelação da OMC
Ministra do STF concorria à vaga deixada pelo brasileiro Luís Baptista.
Com o apoio da China e dos EUA, mexicano Ricardo Ramirez foi o indicado.
Diego Abreu Do G1, em Brasília

A ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi derrotada na disputa para o cargo de juiz do Órgão de Apelação da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ela concorria à vaga deixada no começo do ano pelo brasileiro Luís Olavo Baptista.A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social do STF, que informou que o Comitê de Seleção da OMC escolheu o México e não o Brasil para a indicação da vaga.

Assim, o escolhido foi o mexicano Ricardo Ramirez, ex-conselheiro do ministro da Economia do México, que conta com o apoio expressivo de países como a China e os Estados Unidos. Ele será apresentado oficialmente pelo Órgão de Solução de Controvérsias da OMC – responsável pela escolha oficial do novo membro.

Em nota, o Itamaraty manifestou sua decepção pela não escolha da ministra brasileira. “Tendo em vista as altas qualificações da ministra Ellen Gracie e o empenho do Brasil no fortalecimento do sistema multilateral de comércio, o ministro Celso Amorim telefonou para o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, para manifestar a decepção do Brasil com os resultados do processo de seleção”, destaca trecho do texto.

Desde dezembro do ano passado, quando comunicou aos colegas ministros do STF sobre seu interesse na candidatura a uma cadeira na OMC, Ellen Gracie saiu em campanha. Ela esteve ausente em algumas sessões do Supremo ao longo dos primeiros meses do ano e, na semana passada, não compareceu a nenhuma sessão plenária. Em 2009, a ex-presidente do STF faltou a 12 das 28 sessões plenárias realizadas até a última semana.

Agora, aos 61 anos, Ellen deve permanecer no STF, Corte na qual poderá ficar até fevereiro de 2018, quando terá sua aposentadoria compulsória. A assessoria do Supremo informou que ela vai continuar exercendo normalmente a função de ministra do STF.

3 thoughts on “Brasil perde para México vaga na OMC

  1. A mídia golpista quer nos fazer acreditar que quem perdeu a vaga foi o Itamaraty, mas na verdade não é bem assim!
    Foi a ministra Ellen Gracie que bloqueou a abertura do disco rígido do banqueiro bandido condenado Daniel Dantas, com o argumento de que não sabia se se tratava do mesmo Daniel Dantas! É claro que arbitrar uma corte internacional não é o mesmo que fazer o joguinho político de Brasília… lá o jogo é muito maior, e envolve interesses de povos não muito tolerantes com a corrupção!

  2. “lá o jogo é muito maior, e envolve interesses de povos não muito tolerantes com a corrupção!”

    Já ouviu que o pior cego é aquele que não quer ver?

    A OMC vai arbritar causas importantíssimas nos próximos anos, em meio à crise. Acredite, há e haverá muita corrupção! Não foi por isso que ela perdeu.

  3. Ja ta na hora de tirar essa foto da Ellen Gracie dai, ta ocupando muito espaço e tem outras materias merecendo destaque, não acha pref.Serafim Correa?

Comments are closed.