Brasil perde Jamil Haddad

11jamilFaleceu hoje ( 11) aos 83 anos no Rio de Janeiro o Presidente de Honra do PSB – Partido Socialista Brasileiro – Jamil Haddad.

Com uma larga folha de serviços prestados à política e à administração pública brasileira Jamil Haddad foi vítima de um enfarte e seu corpo está sendo velado no Cemitério São João Batista onde será sepultado às 17 hs.

Convivi com ele desde 1986. Era um ontem a frente do seu tempo. Lembro-me que em 1989, o PSB discutia se lançava candidatura própria ou se fazia uma aliança. Foi dele a iniciativa em uma reunião da direção nacional do partido de propor a abertura das conversas com o PC do B e o PT no sentido de que fosse feita uma aliança em torno da candidatura de Lula, aquela altura às voltas com uma aliança com o PV. Foi daí, após conversas com João Amazonas e o próprio Lula, que surgiu a Frente Brasil Popular – PT, PSB e PC do B – que levou Lula ao 2º turno das eleições presidenciais.

Como Ministro da Saúde do governo Itamar Franco foi fundamental para a implantação do SUS – Sistema Único de Saúde – , sendo ele, também, o autor do decreto que criava os medicamentos genéricos, mais tarde implantado com sucesso pelo Ministro José Serra.

Hoje, do alto dos seus 83 anos, era uma voz sempre ouvida dentro do PSB, principalmente por nós, os mais novos, que sempre tivemos nele uma palavra amiga e a indicação de um caminho nas horas de dificuldades.

Descansa em paz, Dr. Jamil, como carinhosamente era chamado.

Leia mais sobre Jamil Haddad.

Da Wikipedia:

Jamil Haddad (Rio de Janeiro, 2 de abril de 1926 – Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 2009) era um médico e político brasileiro. Foi deputado estadual, prefeito, senador, deputado federal e ministro da Saúde.

Médico formado pela Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1949, com especialização em ortopedia, ingressou na vida política em 1962, quando foi eleito deputado estadual pela aliança entre o PTB e o PSB. Reeleito em 1966, filiou-se ao MDB, mas teve seu mandato cassado e seus direitos políticos suspensos por dez anos.

Em 1983, filiado ao PDT (desde 1979), foi indicado pelo governador Leonel Brizola para a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, permanecendo no cargo de março a dezembro daquele ano, quando renunciou, por discordar do projeto político executado pelo seu partido, que buscava maiores aproximações com o PMDB e o PTB.

Em 1985, com a eleição de Saturnino Braga como prefeito, assumiu uma cadeira no Senado na condição de suplente. Já era então filiado ao PSB, partido que presidiu entre 1986 e 1993. Em 1990, com o fim de seu mandato como senador, foi eleito deputado federal.

Em 1992, foi convidado pelo presidente Itamar Franco para assumir o ministério da Saúde, onde ampliou a abrangência do Sistema Único de Saúde e foi autor do decreto dos medicamentos genéricos. Em 1994, com o rompimento do PSB com o governo Itamar Franco, deixou o ministério.

Em 2003, já no governo Lula, assumiu a direção geral do INCA, cargo que ocupou durante cinco meses, sendo exonerado por pressões políticas.

Jamil Haddad, que tinha 83 anos, faleceu de causas naturais em sua residência no bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

2 thoughts on “Brasil perde Jamil Haddad

  1. O Dr. Jamil era uma pessoa muito especial .De uma bondade e sabedoria inigualáveis.O pecado pelo qual rezarei e peço mais orações pelo Grande médico e político é da idéia de juntar PSB,PT e PC do B.Para outra pessoa daria 10.000 anos de purgatório ,para ele,com muita reza e promessa ,ainda terá que vir aqui na Terra e fazer com que o Sunézio deixe de ser danadinho,trombadinha e pivete.

  2. PERDEMOS UM HOMEM E TANTO!
    DAQUELES QUE NOS ORGULHAM DE TER AO LADO, DE TER PASSADO EM ALGUM MOMENTO EM NOSSAS VIDAS.
    DR JAMIL, O PAI DO GENÉRICO.
    O MÉDICO DO POVO!

Comments are closed.