Autor da Lei de Transparência, João Capiberibe recebe prêmio na Câmara dos Deputados

Autor da Lei de Transparência, João Capiberibe recebe prêmio na Câmara dos Deputados

Autor da Lei de Transparência, o ex-senador João Capiberibe recebe, nesta quinta-feira (21), o prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2019, concedido pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

Sancionada em 2009, a Lei de Transparência obriga União, Estados e municípios a publicarem a execução orçamentária dos órgãos públicos na internet, em tempo real.

Marco na transparência das contas públicas e no acesso à informação, bases para o exercício do controle social, a lei representa uma conquista democrática histórica.

A Lei da Transparência começou no Amapá. No início dos anos 1990, antes da popularização da internet no Brasil, o então prefeito de Macapá, João Capiberibe, publicava mensalmente receitas e despesas da prefeitura em outdoor, instalado na porta da sede da municipalidade.

“Essa experiência me rendeu conhecimento para pensar na lei, foi um embrião que deu lugar a um projeto nacional”, afirma Capiberibe em artigo. O socialista recebeu a indicação do líder do PSB na Câmara, Tadeu Alencar (PE).

Capi, como é conhecido, é autor de outra proposta que busca ampliar a transparência e a fiscalização pública. O projeto de lei que institui a Gestão Compartilhada prevê que cidadãos acompanhem, por meio de aplicativos de troca de mensagem, o andamento de obras públicas.

A proposta está se tornando realidade em Oiapoque (AP). A câmara de vereadores local aprovou projeto de lei inspirado no projeto de lei do socialista. O PL, do vereador Luís Vidal (PSB), permite que os cidadãos possam acompanhar a execução de obras, a contratação de serviços, e aquisições de materiais e equipamentos por meio de aplicativos.

Já no município de Conde (PB), a prefeita socialista Márcia Lucena Lucena sancionou, em maio deste ano, lei municipal inspirada na proposta idealizada pelo ex-senador.

Assessoria de Comunicação/PSB nacional