As voltas que o mundo dá

ronaldo_lessaVejam esta nota do Blog do Noblat:

“Lula sacrifica Lessa para salvar Renan Calheiros

Pobre Ronaldo Lessa, ex-governador de Alagoas, candidato do PDT a uma vaga no Senado.

Foi chamado a Brasília, onde chegou esta tarde, para se reunir amanhã com Lula. E ouvir dele que seu destino é ser candidato ao governo – possivelmente para ser derrotado pelo governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), candidato à reeleição.

Lessa tem uma eleição certa para o Senado – até seus adversários reconhecem. A outra vaga deverá caber à ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), líder das pesquisas de intenção de voto.

E aí que mora o problema.

Lula quer reeleger o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). E para isso deverá sacrificar Lessa.

Por que ele se deixará sacrificar?

Ora, perguntem a ele. Lula falou está falado para um monte de políticos que temos.

O PT alagoano será orientado por Lula a apoiar Lessa para o governo – mas para o Senado, não.”

MEU COMENTÁRIO

Conheço Ronaldo Lessa, ex-Prefeito de Maceió e ex-Governador de Alagoas, há mais de vinte anos. Grande companheiro, foi importante na refundação do PSB lá nos anos 80. Em Alagoas, sempre esteve em lado oposto a Collor e Renan Calheiros. Em 2003, saiu do PSB e foi para o PDT.

O quadro em Alagoas para o Governo hoje é Téo Vilela (PSDB) de um lado e Collor (PTB) de outro. Para o Senado, Heloisa Helena (PSOL) disparada, Ronaldo Lessa em segundo e Renan em terceiro.

Por que a entrada de Lula no cenário pressionando Ronaldo Lessa para deixar de ser candidato ao Senado com eleição certa para disputar o Governo com derrota certa?

Por dois motivos. O primeiro, salvar Renan Calheiros. O segundo, porque se Ronaldo Lessa não for candidato ao Governo o palanque de Dilma em Alagoas seria o palanque de Collor. Isso em Alagoas não tem a menor importância, mas uma foto nos jornais do sudeste de Dilma, Lula e Collor abraçados pegaria muito mal.

O Presidente Lula é um grande brasileiro com uma história muito bonita, cumpre um bom mandato como presidente, mas, convenhamos, ele não tem o direito de dispor da vida política dos outros.

A distancia, como amigo do Ronaldo Lessa, torço para que ele resista a essa pressão e siga o seu caminho. E de outro lado, que o Presidente Lula seja mais o Lula de outros tempos quando não estava no poder e respeitava os companheiros que sempre lhe foram fiéis, sem encantar-se por “novos” amigos que são amigos do poder e não dele.

9 thoughts on “As voltas que o mundo dá

  1. É importante lembrar, prefeito, que o Renan precisa preservar seu mandato a qualquer custo, pois no dia em que ele perder a imunidade parlamentar provavelmente aparecerão algumas dezenas de processos contra ele e, quem sabe, um mandado de prisão.

  2. Não ficarei surpreso se o lula a dilma e o collor subirem no mesmo palanque… depois dessa do manoel ribeiro aceitar o cargo no implurb!!!

    Quanto ao lula meter o nariz na decisão política de outros partidos ou candidatos e querer impor candidaturas, só o tempo vai mostrar quem ele realmente é.

  3. Galo Cego

    O importante é demonstrar que o PT é fisiologista. Desde a montagem do palanque até a decisão dos apoios e etc. Estão fazendo de tudo para eleger Dilma.
    O candidato do PSDB ainda não foi para a briga, parece aqueles galos de briga que são cegos. Ficam no canto, carcarejam e não entram na rinha.

  4. Galo Cego II

    Vamos inserir nesta rinha outros partidos que participaram da sua gestão. Fizeram tudo o que podiam, até criar cargos por portaria. E ficaria no “canto”.

    Acho que o próximo da conversa é o Ciro.

  5. Lula quer imp

    Lula quer impôr sua autoridade,com os demais partidos menores acreditando num projeto que não vai vingar(Dilma.)Penso que os partidos pequenos tem que se agigantar nesse processo, pois o poder de Lula vai até o dia 31.12.2010.O PMDB que o diga dentro de seus interesses,no meio desse processo pode passar para o lado do PSDB.
    Lula só pensa no lado do PT e dos seus partidos e políticos amiguinhosos(BRAGA,RENAN, SARNEY,ALFREDO,OUTROS).No caso de manaus em 2008 havia 3 candidatos do Governo: Serafim,Omar,Amazonino. Pela lógica deveria apoiar quem já estava do governo, no caso Serafim.Se “isentou e não apoiou nenhum”,sabemos o que aconteceu.
    Hoje,sabemos praticamente que ele vai apoiar um candidato ao governo do Amazonas,talvez Alfredo.
    Dois pesos, duas medidas,ao interesse do momento.

    Daniel Costa.

  6. E se fosse vc sarafa, o que faria, subiria no palanque de collor sobre o unico aplauso de noblah e da globo???

Comments are closed.