As filas voltaram. Será o bode na sala?

Desde todo o sempre os estudantes tinham que entrar em filas para comprar a meia passagem. Em 2005, na nossa administração, as filas acabaram com a implantação do PASSAFÁCIL. Foi duro e difícil implantar o sistema exatamente porque havia a oposição dos “amantes do caos”, aqueles que sempre são contra a modernidade, o controle e a simplificação das coisas. Afinal, eles vivem disso.

Foi a vitória da racionalidade, do bom senso, da economia de tempo. Apesar disso, não reconheceram o avanço que, pela sua importância, jamais imaginei pudesse ser vítima de um retrocesso como o praticado agora pela Prefeitura de Manaus que, contrariando a racionalidade, acabou com a possibilidade de o estudante continuar pagando a meia passagem, em dinheiro, na catraca. E o que era o melhor, livre das filas.

E aí, por uma decisão do Prefeito, as filas voltaram como bem demonstra A CRÍTICA de hoje abaixo:

A volta das filas para a compra da meia-passagem
A volta das filas para a compra da meia-passagem

Disse e reafirmo que não torço contra Manaus. Procuramos fazer a transição mais transparente possível, repassar todas as questões, dar todas as informações, enfim, dentro do espírito republicano, respeitar a vontade do povo. No entanto, a postura dos novos administradores foi a de que sabem tudo e nada do que foi feito presta. Por isso, a ordem é desmontar tudo o que foi feito. Principalmente as coisas que favorecem amplas camadas da população como o Remédio Fácil, o PASSAFÁCIL, a integração temporal.

Quanta insensatez!

Ofereceram duas alternativas aos estudantes. Comprar em seis postos ou pela Internet. Comprar nos postos significa entrar em filas quilométricas. Comprar na Internet é ainda mais complicado, pois depois de emitir o boleto, tem que ir ao banco, pagar e esperar 48 horas para carregar o cartão. Na verdade, as dificuldades estão sendo colocadas exatamente para o estudante não exercer nem ao menos o seu direito, já bastante reduzido.

Estou imaginando diante de tamanha insensatez que, talvez, o fim da possibilidade de pagar na catraca seja um bode na sala. Lembram da história do bode na sala? Na Rússia, em pleno regime autoritário, famílias que se amontoavam em uma pequena casa foram reclamar do espaço. O administrador mandou colocar um bode na casa. Aí as famílias voltaram para pedir, pelo menos, que retirassem o bode. O bode foi retirado e eles ficaram satisfeitos.

Talvez seja o mesmo agora. Hoje adiaram por mais sete dias o pagamento em dinheiro. Depois, podem voltar atrás definitivamente na esperança de que os estudantes se dêem por satisfeitos e esqueçam todo o resto que aconteceu recentemente em relação ao transporte coletivo.

7 thoughts on “As filas voltaram. Será o bode na sala?

  1. Sarafa,não há duvidas que o senhor buscou e implementou melhorias significativas,no sistema de transporte, visando dar dignidade e satisfação ao povo de nossa cidade que utiliza este meio de transporte diariamente.Pena que não houve continuidade,o povo sempre tem o governo que merece, apostou no ilusionismo vendido pelo atual prefeito é que dá um caos tanto no trânsito quanto no transporte.Ao povo ainda é tempo de recomeçar.

  2. Sarafa nós falamos isto a pelo menos 2 meses tentamos de quase tudo até invadir a o Gabinete do prefeito fizemos forçando ele a nos receber coisa que aconteceu dias depois em reunião conosco e mas umas 20 valorosas lideranças do Movimento estudantil o prefeito teve a coragem de manda estudante andar 1 km pois fazia bem a saúde e depois me disse quando eu lhe perguntei o porque da redução pois não conseguia encontra motivo serio nisto ai ele respondeu é para não aumentar a tarifa também falamos a ele que isto era uma inverdade tanto é que a tarifa aumentou ora a fila voltou a burocracia e o retrocesso são marcas deste governo truculento que manda a guarda municipal bater em estudante e irresponsável pois não sabe administrar uma cidade como Manaus Sarafa na próxima semana ele vai começar a ter a resposta dele vamos apartir de terça para as ruas onde é o nosso campo de batalha contra este ditado.

    Povo Manaura é de LUTA

    Sérgio Cardoso
    Vice Presidente da UESAM

  3. Eta povo, gosta de sofrer mesmo…

    Será que já chegou a hora de dizer: “Eu te avisei?”

  4. Provavelmente ainda não é a hora de dizer eu te avisei… ainda nao tem muita cagada ainda pela frente… exercer ob direito de estudante é hoje uma luta que pode custar o seu bem-estar, eu nào sei o que é pior a prefeitura fazer isso com os estudantes ou não ter nenhuma resposta dos estudantes….

    fazer o que??? cada povo tem o governante que merece…

    muitas saudades Sarafa!!!

  5. Essa história do bode na sala é uma que eu vou levar para o resto de minha vida. Apesar de simples, quer dizer muita coisa.

  6. Malassada de cangote, já dizia minha falecida avó. Estão fazendo o café com a mesma água que tomam banho. Ou seja, o bode féde mais e mais a cada dia e o povo tá com o bode dentro dos coletivos. Desta vez, descem os passageiros e sobem mais bodes para circular.O povo não aguentará muito. Em breve vem a chamada quebradeira, aliás quebradeira já tem todo dia, basta ver a manchete dos coletivos que não têem condições de rodar. É muito bode e poco couro. Muita abelha e pouco mel.Viviamos no céu e não sabíamos!E a Manaus moderna, é puro bode.Mas se é do bode que o povo gosta, fazer o quê?

Comments are closed.