Marcelo Serafim: A situação dos renais crônicos do Amazonas

E porque que morrem os renais crônicos? Simplesmente porque não existem vagas nas clínicas. Falta estrutura para o atendimento de urgência nos prontos-socorros. Existe uma enorme burocracia para o atendimento, além da demora na fila para que os pacientes façam hemodiálise em clínicas particulares conveniadas pelo Sistema Único de Saúde. Mas, a causa principal dessas mortes, infelizmente, é a inexistência de uma central de transplante de órgãos de doadores não vivos.


Trecho de “A situação dos renais crônicos do Amazonas”, do deputado federal Marcelo Serafim (PSB). Clique aqui para ler a íntegra do artigo.

7 thoughts on “Marcelo Serafim: A situação dos renais crônicos do Amazonas

  1. MEU ADMIRADO EX-PREFEITO, FALE UM POUCO DO AMIGO JOAQUIM LUCENA, NO SEU BLOG. DEI UMA CUTUCADA, PRA VER SE O PESSOAL DO TRE. ACORDA.

    OK VALEU

    OBRIGADO

  2. MEU ADMIRADO EX-PREFEITO, FALE UM POUCO DO AMIGO JOAQUIM LUCENA, NO SEU BLOG. DEI UMA CUTUCADA, PRA VER SE O PESSOAL DO TRE. ACORDA.

    OK VALEU

    OBRIGADO …

  3. Bom dia Deputado Marcelo,

    Além da realidade que foi colocada em seu artigo sobre as causas de morte dos portadores renais crônicos, que tem estão sendo submetidos ao tratamento nas clinicas conveniadas com o SUS, um dos problemas existentes, é a utilização excessiva do dialisador “capilar um tipo de filtro”, normalmente este filtro pode ser usado em média umas 8 vezes, entretanto a realidade que temos na cidade de Manaus, é que os pacientes renais utilizam o dialisador por mais de 12, 15 vezes, isso por que a tratamento renal, é um grande comercio em Manaus onde a demanda é maior do que a oferta e que os pacientes são tratados como meras mercadorias, parabenizo a glorioza associação dos pacientes renais que vem trabalhando para minimizar as condições de vida dos pacientes renais.
    O que tem colaborado a matar os pacientes renais, não é somente a ausencia do tratamento, mas sim, a forma e a condição com que as pessoas portadoras desta deficiencia sobrevivem.
    A falha na distribuição de remédios indispensáveis para a sua sobrevivencia, como o eprex,hemax, pasme senhor deputado, complexo B, hidroxido de ferro, Vitamina D, que é a vitamina produzida pelo rim em seu estado normal de funcionamento, mas que estas pessoas não produzem mais.
    Parabenizo vossa Excelência por estar alerta ao assuntoe dizer que seu exemplodeve ser seguido pelos demais parlamentares do poder público em geral.
    Saudações Socialistas,

  4. Voce está muito enganado quanto a essa parte de hemodialise, não existe muito interesse que o paciente seja transplantado pois os donos da clinica perderão o ganho de um paciente que não é pouco,ninguem tem condiçao financeira de fazer hemodialise (paciente cronico)particular,so via sus e nada mais,quando alguns medicos montam um outro centro de hemodialise os propietarios da Clinica Renal de Manaus entram em acordo ou como socios ou……,um paciente é disputado a tapas pelos medicos porque ele é uma mina,voce como deputado tem como saber quanto custa atualmente uma sessão de hemodialise e multiplicar por 14 que é a media mensal por paciente…..PRA QUE TRANSPLANTE ?

  5. Peça também aos seus assessores que busquem a situação dos trasplantes de rins, fígado e córneas do Amazonas. Quanto se “gasta” com hemodiálise e a sobrevida dos pacientes. Qual a qualidade de vida do trasplantado e do paciente que é submetido a hemodiálise. Onde e como se encontra a central de captação do Amazonas. Ela faz captação? Quem ganha dinheiro com trasplante e a falta dele no Amazonas.
    Abraço.

  6. MUITO BOM O SEU ASSUNTO MARCELO GOSTEI.

    MAIS GOSTARIA QUE VC DESSE MAIS ATENÇÃO, AO CASO DO SEU AMIGO JOAQUIM LUCENA, QUEM SEMPRE TRABALHOR AO LADO DE VC E SEU PAI (AQUEM ADMIRO), FALE ALGUMA COISA PARA O PESSOAL DO TRIBUNAL ELEITORA, DIGA QUE ELE JÁ GANHOU E PRECISA VOLTAR A CAMARA PARA DEFENDER O EX PREFEITO, VC SABE SÓ ELE DEFENDE O HOMEM.

    FAÇA ISSO PROVE QUE VC É AMIGO DELE.

    ABRAÇO.

Comments are closed.