Arthur: “Antes de Moçambique, o HUGV”

Da tribuna do Senado, Arthur desafia peemedebistas
Da tribuna do Senado, Arthur desafia peemedebistas

O líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto, pediu vista e, com isso, impediu a aprovação, hoje, na Comissão de Constituição e Justiça, de autorização para o governo doar R$ 13,6 milhões ao setor de saúde de Moçambique.

 

“Nada tenho contra a ajuda humanitária a um país que dela está precisando – disse o senador – mas entendo que o governo tem de cuidar daqui também. O Hospital Universitário Getúlio Vargas, um dos mais importantes de Manaus, está sucateado, sem dinheiro até para a compra de medicamentos. Ajuda federal a ele é igualmente ação humanitária e para mim prioritária.”

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), relator da matéria, telefonou de Moçambique para tentar conseguir de Arthur Neto a desistência da vista. O senador amazonense disse respeitar seus argumentos, considerar justa a doação, mas entende que se o governo tem dinheiro para tanto, deve ter também para atender à situação crítica e urgente da população pobre do Amazonas, que tanto precisa do Hospital Universitário.

Eduardo Suplicy (PT-SP) se propôs a ver com o ministro da Educação a possibilidade de liberar, com urgência, os recursos para atender ao Hospital Universitário, que pertence à Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e, portanto, está vinculado à sua pasta.

De acordo com a proposição em exame na Comissão, a doação destina-se à primeira fase de instalação de uma fábrica de antirretrovirais e outros medicamentos.

5 thoughts on “Arthur: “Antes de Moçambique, o HUGV”

  1. Diz o ditado popular quem atira com bala dos outros não faz mira, o Governo do Presidente Lula vez por outra tira uma de bonzinho e perdoa empréstimos que outros pais teriam que pagar ao Brasil, quer doar R$ 13,6 milhões ao setor de saúde de Moçambique. E o nosso sistema de saúde que ta uma calamidade e gente morrendo nas filas e nos corredores de Hospitais sem as mínimas condições de atendimento isso sim é falta de humanidade com os brasileiros que pagam milhões de impostos e sobrevivem com uma das maiores cargas tributaria do mundo
    Ta certíssimo o Senador Arthur Virgílio Neto, primeiramente o Governo Brasileiro tem que socorrer os brasileiros e só depois poderá fazer ato humanitário com o nosso dinheiro.
    O Hospital Getulio Vargas sem recursos esta para fechar a qualquer momento!

  2. Incrível eu dizer isso, mas concordo!!! O HUGV, do jeito que está, sucateado e precário, ainda consegue atender e muito bem não só o Amazonas, como estados vizinhos, como o Pará. A população precisa do HUGV. Não há outro hospital público que realize os atendimentos por que este é responsável! Porém, é necessária uma medida duradoura, e não mais uma vez, uma remediação. Uma boa reforma e compra de equipamentos modernos seria um ótimo início.

  3. Artur e muito raivoso em seus questionamentos,gosto muito do senador vou ate votar nele mas a intransigencia e a forma que ele usa a tribuna me leva as duvidas as vezes,nada no governo Lula e bom.Poxa 13 milhoes em nada resolve a situacao do HUGV,mas pro nossos irmaos de MOCAMBIQUE sim e Artur tem de entender que o BRASIL nao e mais o Brasil de FHC;foi conquistado com a ajuda do proprio fhc uma posicao de lider no mundo e entre os paises de lingua portuguesa somos a econonia mais forte e fora a divida humanitaria que temos com as nacoes africanas.Se o senado e o senador que sempre esta entre os cabecas controlasse seus gastos e fiscalizasse o governo com seriedade,fissese leis que punissem com severidade os corruptos estes 13 milhoes nao ocupariam o tempo do senador.COERENCIA SIM ARTUR MAS INTRANSIGENCIA E DEMAIS.

  4. o problema do hugv nao é so de falta de verbas, mas principalmente de corrupçao por parte da propria direçao que ja foi alvo de investigaçao da pf e baseada em fatos absurdos cometidos por medicos que deveriam dar o exemplo ao sus que desejamos!!! a maioria dos hospitais universitarios do pais sobrevivem com verbas semelhantes a do hugv e nao se encontram nesta situaçao!! culpar o a uniao na tentativa de alavancar mais recursos é fácil, mas resultados nao aparecem somente com recursos. depende da competencia da administraçao que nao é lá estas coisas!!! justifica a nota 2, no provao, do curso de medicina, ultima colocada no país das universidades federais pela pura e simples falta de recursos????? e as outras, o que fazem para ter boas notas com os mesmos recursos??? antes de criticar o governo deveriam mostrar os numeros comparativos com outras universidades!!! este senador é um palhaço engraçadinho!!!

  5. É triste ver novamente o HUGV em situação precária novamente, uma instituição que é uma referência de saúde no Amazonas, não ter condições de fazer atendimento e cirurgias por falta de materias hospitalares e estrutura, e com isso penalizando o povo amazonense no presente e futuro por ser uma das instituições utilizadas na formação de saúde. Não sou contra a ajuda para outros países, mas acima de tudo não podemos esquecer do nosso.

Comments are closed.