Apuí e Santo Antônio do Matupi

Conforme anunciei aqui no fim de semana fui a Apuí, e de lá, a Santo Antonio do Matupi participar de um rodeio na Festa do Peão Boiadeiro. Fomos eu, o Senador Arthur Neto, o deputado federal Marcelo Serafim, o deputado estadual Artur Bisneto e o vereador Elias Emanuel. Veja as fotos no fim do post.

Matupi é um distrito de Manicoré, mas não está ligada à sede, nem por água, nem por terra. Para chegar à sede do município, tem que ir pela Estrada Transamazonica até Humaitá ( 180 km ), pegar o barco e descer o Rio Madeira.

A localidade dispõe de energia 24 hs por dia mas não tem agencia bancária, repetidora de televisão (só assiste TV quem tem parabólica), nem telefone celular ou posto de saúde. No entanto, tem intensa atividade economica ligada à pecuária, sendo uma das principais fontes de abastecimento de Manaus com o seu rebanho de 80.000 cabeças de gado.

O grande pleito é ser transformado em município. Só que o desmembramento de municípios depende de uma lei complementar federal que regulamente um artigo da Constituição. Essa lei tramita no Congresso Nacional, mas ainda não foi votada, muito menos sancionada pelo Presidente. Esse caminho, embora justo, não é viável no momento.

O caminho, a meu ver, e foi essa a sugestão que dei, é o Governo do Estado tomar a iniciativa, através do ato jurídico aplicável ao caso, de mudar os limites de Manicoré, passando Matupi ou para Humaitá, ou para Apuí, cabendo em plebiscito ao povo decidir a qual dos dois municipios deseja pertencer. Com isso, teríamos avançado para num segundo momento emancipar aquele distrito que, no entanto, desde logo passaria a ter atenção do poder público municipal, o que não tem acontecido em razão do isolamento.

Nas pessoas do Portela, do Netinho e do Nardeli, agradeço a todos os amigos do Matupi pela maneira carinhosa com que nos receberam.

Em Apuí tivemos a alegria de reencontrar o dedicado Prefeito Marquinhos da Macil e os companheiros do PSB e PSDB, bem como o Agenor Mattes e seus dois filhos Paulo e Marcos, a quem também agradeço por todas as atenções.