Apagão ou blecaute? Tanto faz, quanto tanto fez

dilmaesquerdaO desligamento de linhas de Itaipu ocorrido nesta semana deixou 18 estados apagados por mais de quatro horas. As explicações as mais desencontradas foram dadas, terminando por prevalecer a de que foi um raio. Irrelevante se foi ou não, mas ficou evidente a vulnerabilidade do sistema.

Nesse contexto, eu chamo a atenção para o racionamento disfarçado que Manaus vive nos últimos tempos e o precário serviço prestado em todo o interior do estado. Outro dia estive em Tefé e das sete da noite às sete da manhã faltou energia DEZENOVE vezes. Hoje mesmo os jornais anunciam que em Parintins está faltando energia (o que não é nenhuma novidade) e em consequencia, também, água. Essa é a realidade do nosso interior há muito tempo.

A Ministra Dilma em entrevista sobre o apagão no sudeste irritou-se e tratou mal aos jornalistas. Disse ela:

“Você está confundindo duas coisas, minha filha. Uma coisa é blecaute. Ninguém pode prometer que um sistema – nós trabalhamos num sistema de transmissão de milhares de quilômetros de rede – tenha interrupções, ninguém promete que não vai ter. O que nós prometemos é que não terá nesse país racionamento. Racionamento é barbeiragem.”

Então o nome aqui deve ser barbeiragem. O povo do Amazonas, principalmente o do interior do estado, continua sendo vítima de um serviço ruim, com constantes faltas de fornecimento de energia. Dê o nome que quiser: barbeiragem, racionamento ou blecaute. De uma forma ou de outra, falta energia.É muita barbeiragem, com todo respeito aos barbeiros, que não tem nenhuma culpa no caso.

É de ser reconhecido o esforço do Dr. Flávio Decat, presidente da Amazonas Energia, mas não dá para tapar o sol com a peneira. Está faltando energia, Ministra, e afinal de contas o Amazonas também é Brasil.

As razões? Todos sabem, mas a principal delas foi o loteamento político das empresas que cuidavam do assunto durante muitos anos, a ponto de um diretor, indicado por um político, não conversar sobre os assuntos da empresa com seu superior porque tinha sido indicado por outro político. E isso durante anos e anos. Não podia dar em coisa boa. Não deu, mesmo. E isso só começou a mudar há pouco mais de um ano. Não deu tempo de reverter a falta de investimentos pelo Governo Federal pela falta de confiança nos diretores que eram indicados por políticos locais.

Agora se é barbeiragem, apagão ou blecaute, tanto faz, quanto tanto fez. A verdade é que está faltando energia. E PT saudações.

10 thoughts on “Apagão ou blecaute? Tanto faz, quanto tanto fez

  1. Estes petistas, que restaram no PT, são “experts” em dar desculpas de quem considera os demais habitantes do mundo idiotas. Dona Dilma, faltou energia incomoda e dá prejuízo. Ponto negativo para o governo que a senhora pretende dar continuidade.

  2. Já dizia um deitado na “Rede” quando seu próprio enterro seguia:
    Dois homens carregavam um homem vivo na Rede com destino ao cemitério para ser enterrado. No meio da estrada um agricultor que carregava sua colheita de arroz no lombo de uma Mula pergunta. É um Defunto que vcs carregam?. De pronto responderam: -Não, ele está vivo, mas de tão preguiçoso não quer se levantar nem para comer e vai morrer de fome. Ao que o agricultor oferece uma saca de arroz para que ele não morresse de fome.
    Naquele momento o morimbundo coloca a cabeça de fóra da rede e pergunta: O arroz que me dá, está com casca ou descascado?
    -Com casca responde o agricultor.
    – Então, segue o enterro, disse o homem deitado na rede. E então Ministra, vai ter outros apagões ou não? Ah! uma lanterninha, vai bem, nessa altura do campeonato!!!

  3. Prezado Serafim Corrêa,

    Não é de hoje que vemos o total “descaso” com nossos irmãos do interior a respeito de racionamento de energia elétrica e ísso já tem por baixo uns “40 anos” de desmandos da administração ou melhor “politicalha” pública. O que falta é um governo que esteja realmente interessado em acabar de vez com tal situação vexatória, que muda a vida das pessoas radicalmente durante o dia, causando transtornos e mais transtornos.. ATÉ QUANDO VAMOS AGUENTAR TAL SITUAÇÃO??????

    Abraços…

    Marcelo Auguto – Advogado

  4. É importante que se diga que o goverdo do PT está mais uma vez colhendo o que plantou. Repetindo o governo neoliberal e desastroso de FHC e o PSDB, negocia o setor eletrico brasileiro com Sarney e o PMDB.Sendo assim, elementarmente, não poderíamos estar nessa altura do campeonato, com a discussão mais avançada do que esta.Situação vexatória e esfarrapada ao tentar diferenciar blecaute de apagão e/ou racionamento.

  5. serafim vc sabe mutio bem os belos politicos que amazonas tem. mas o gas ta chegando e tucuruir tambem ligando manaus ao sistema nacional. vai torcendo contra junto com serra!!! que a verdade vem a tona. em nenhum momento a ministra . em nenhum momento tratou mal jornalista algum. simplesmente falou a verdade!! leia a folha tua fonte, que so la tem tres mentiras sobre ela em um so dia:http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=22350

  6. branleit

    a midia sofre de uma doenca grave; um apagao sem precedentes. sao paulo ta esquecida!!! outro acidente com obras de serra e nenhuma cpi!!! o primeiro foi o buraco de serra, digo do metrô!!!

  7. o q saiu mais caro? um blecaute transformado em apagao resolvido em quatro horas ou mais este acidente?? sem falar no buraco de serra!!!

  8. Teoria da conspiração ha meu ver tanta dificuldade para explicar os motivos do apagão, todo mundo tentou explicar mais ninguém convenceu, foi raio? foi por causa de ventania, se foi cadê a imagem ou foto da torre retorcida ou caída no chão? muito se falou mais ninguém convenceu, ninguém disse nada tudo isso só tem uma explicação foram hackers de computadores que derrubaram o sistema da Hidrelétrica de Itaipu, responsável pela geração da energia ou de Furnas responsável pela distribuição, quem sabe ainda segundo esta teoria os hackers não atacaram as duas empresas ao mesmo tempo, o certo é ficaram muitas perguntas sem respostas.

  9. este pessoal da midia e da oposicao sao uma piada chamam o povo brasileiro de burros todo o tempo. será que esqueceram que o sistema energetico foi privatizado a preco de banana pelo fhc e agora querem pendurar a culpa no lula ou melhor na dilma??? e o dinheiro das privatizacoes ninguem sabe ate hoje foi parar!! cade a anel criada para regular o sistema, cade a eficiencia da privatizacao??? nao fosse o investimento do governo federal atual este pais estaria onde sempre esteve, no lixo. porque estas empresas nao investem em praticamente nada de geracao e distribuicao!!! so mesmo interligam casas e mais casas e empresas, pensando no lucro. geracao e distribuicao quem paga é o estado minimo e seu povo criado por fhc e demo-tucanos eficientes!!! arthur papagaio de fhc pediu uma cpi, mas esqueceu que o problema é mais embaixo. por que sera que este sujeito nunca pensou em criar uma cpi para investigar a amazonas energia prestadora privada criada por eles??? que nojo deste bando de entreguistas!!!

Comments are closed.