Aleam homenageia Dori Carvalho com Título de Cidadão do Amazonas

Aleam homenageia Dori Carvalho com Título de Cidadão do Amazonas

O poeta, ator e escritor Dori Carvalho foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta segunda-feira, 10, com o Título de Cidadão do Amazonas pelos relevantes serviços prestados ao Estado. A propositura é dos deputados Serafim Corrêa, Josué Neto e José Ricardo.

Serafim Corrêa considera a homenagem mais do que merecida e disse que agora Dori Carvalho é um verdadeiro caboclo amazonense.

“Essa homenagem é justa e merecida. O Dori é alguém que veio de vez para Manaus para ser um amazonense. Ele já era de fato e agora passa a ser de direito. Tenho a alegria de ter subscrito o projeto que originariamente era do deputado José Ricardo, mas agora como ele é deputado federal a propositura foi subscrita a mim. Dori encarnou Manaus, encarnou o Amazonas. Vamos ganhar muito em reconhecer esse mérito a ele. Ao receber o diploma Dori poderá dizer que de fato e de direito é um caboclo”, reconheceu Serafim Corrêa.

 Para José Ricardo, essa é uma justa homenagem a um artista que tanto se dedicou na vida para além do empreendimento cultural.

“Sempre usou o seu apurado senso crítico, artístico e literário para denunciar a luta pela sobrevivência dos marginalizados, do abandono das crianças, da exploração do proletariado. E, sem dúvidas, contribuiu com a sociedade amazonense, estimulando a leitura de mundo para uma parcela expressiva da população que é excluída das políticas públicas”, disse Ricardo.

Dori Carvalho, emocionado, recebeu a homenagem com muita alegria e destacou que já são 40 anos morando em Manaus e contribuindo com a arte do Amazonas.

“Sempre estou do outro lado do balcão. Hoje, estou com as mãos tremendo. É muito emocionante esse reconhecimento, fico muito comovido. São exatamente 40 anos de vida em Manaus e no Amazonas. Fico muito feliz mesmo. Esse é o diploma ou prêmio mais importante que já recebi ao longo da minha vida”, disse o escritor.

Biografia

Dorival Querino de Carvalho, nasceu em 11 de junho de 1955, em São Joaquim da Barra (SP), tornando-se um reconhecido ator, escritor, cronista, poeta e diretor de teatro. Desde muito cedo, teve contato com obras de grandes autores brasileiros como Carlos Drummond, Manuel Bandeira e o amazonense Thiago de Mello, principais influenciadores da sua brilhante trajetória no campo das artes.

Chegou em Manaus em 1978, com o objetivo de criar uma livraria de ciências humanas e artes, e foi aqui que desenvolveu grande parte das suas obras literárias, utilizando-as para extravasar as inquietudes com a situação social, econômica e política do país, sobretudo, do Amazonas.

Texto: Luana Dávila

Foto: Marcelo Araújo