‘Agressão nefasta’, diz Serafim após secretário de Guedes barrar projeto de investimento da LG na ZFM

‘Agressão nefasta’, diz Serafim após secretário de Guedes barrar projeto de investimento da LG na ZFM

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) classificou como “nefasta” a manobra aplicada pelo secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, que retirou da pauta do Conselho de Administração da Suframa (CAS) desta quarta-feira (28) o projeto pelo qual a multinacional LG Electronics pedia autorização para produzir microcomputadores e monitores na sua planta no Polo Industrial de Manaus.

“Preciso registrar o absurdo cometido ontem pelo secretário Carlos Costa, representando o ministro Paulo Guedes, em mais uma agressão nefasta contra a Zona Franca de Manaus. O projeto da LG tramitou, seriam empregos gerados aqui, seria ICMS gerado aqui, seria uma nova atividade econômica, e ele defendendo os interesses de São Paulo retirou de pauta o projeto sem nenhuma razão”, disse Serafim durante discurso na sessão híbrida desta quinta-feira, da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas).

A proposta tinha o parecer favorável dos demais membros do CAS. Esse era o projeto com maior previsão de investimentos na pauta da 297ª reunião do CAS, R$ 325 milhões no total. A expectativa era de que 68 novos postos de trabalho fossem criados.

Após a manobra do aliado de Bolsonaro, a LG considera encerrar suas atividades no Brasil. Para os dirigentes da empresa sul-coreana, a decisão de Carlos Costa demonstra a instabilidade jurídica para se investir no Brasil.

“O projeto teve o trâmite normal, teve todos os pareceres favoráveis e agora o que nós temos é que a LG, que é uma gigante da tecnologia, uma empresa sul-coreana, ameaça sair não apenas da ZFM, mas do Brasil. Então quero manifestar aqui o meu repúdio ao secretário Carlos Costa, ao ministro Paulo Guedes e ao presidente Jair Bolsonaro, esse trio nefasto a atividade econômica na Zona Franca de Manaus”, declarou o deputado.