A VIDA CONTINUA

Na democracia é através do voto que se decide o futuro. No Amazonas a decisão foi pela reeleição do Governador Omar Aziz. Tudo o que ficou para trás, após o pronunciamento das urnas, é página virada.

Aos eleitos, os cumprimentos e votos de um bom trabalho. Aos não eleitos, a responsabilidade de fiscalizar as promessas de campanha. Isso é a essência da democracia.

A palavra chave desta campanha foi CONTINUIDADE. Ela valeu para eleição presidencial que permitiu ao presidente Lula colocar no segundo turno a sua candidata Dilma Roussef  e também para as eleições estaduais, inclusive nos Estados governados pelos partidos que lhe fazem oposição com destaque para São Paulo e Minas, onde o PSDB elegeu Geraldo Alkmin e Anastasia.

O PSB saiu grande da eleição. Reelegeu Eduardo Campos, em Pernambuco, e Cid Gomes, no Ceará, bem como elegeu Renato Casagrande no Espírito Santo com votações para lá de expressivas (Eduardo e Renato tiveram 82% dos votos). Além disso, vão para o segundo turno com reais chances de vitória Camilo Capiberibe, no Amapá; Ricardo Coutinho, na Paraíba e Wilson Martins, no Piauí.

Óbvio que agora o esforço primeiro do partido, a nível nacional, vai se voltar para esses três Estados, conosco aqui do Norte concentrando presença no Amapá em apoio à candidatura do Camilo na luta para vencer o domínio do ex-Presidente Sarney.

Todos nós temos consciência que ao atender os apelos do PT e do Presidente Lula para que o PSB retirasse a candidatura Ciro Gomes e apoiasse a candidatura de Dilma, viabilizamos a passagem da candidata do PT ao segundo turno. Se Ciro fosse o candidato, teria sido ele e não ela, de vez que os votos que garantiram passagem de Dilma para a próxima fase vieram exatamente do Nordeste onde a força do PSB é a maior, principalmente no Ceará e em Pernambuco. Isso, também, é página virada, mas faço o registro.

Quanto à eleição presidencial a nossa posição é a mesma, qual seja, a de apoio a ex-Ministra,  sem cobranças, sem exigências e sem chantagens.

E a vida continua.

13 thoughts on “A VIDA CONTINUA

  1. É isso ai Sarafa, a vida continua. Torço por você e não vou criticar a vontade da maioria.

  2. Meu amigo, receba minhas saudações calorosas. Em situações anteriores já lhe falei da admiração que tenho pelo seu comprometimento como o correto. Eu tambem era muito amigo do Senador Jefferson Peres, do ser humano que era.
    Eu Lamento muito o fato de o senhor não ter saido como candidato na cabeça, sem dúvidas, estaria no segundo turno, com o Omar. Mas conte comigo em 2012.
    Abraços,

  3. Acredito que a escolha de caminhar junto com o PR nesta eleição, foi totalmente prejudicial para o PSB. A VIDA CONTINUA.

  4. Sr. Serafim, admiro você, sua história de vida,seu amplo conhecimento sobre a ZFM, e demais assuntos pertinentes à economia da Região e sua visão holística da conjuntura política atual.Acredito que não há no momemto alguém com tanto respaldo para gerir com RESPONSABILDADE, seja adm. pública Municipal ou Estadual.
    Como admirador que sou, não poderia deixar de registrar aqui algumas decisões que na minha humilde e sincera opinião o Sr. tomou equivocadamente.
    1º) Alinhavar com o Alfredo – Porque embasado nas eleições de 2008, onde o Sr. sem apoio do Alfredo, vi em uma certa ocasião: Aniversário do David Reis, o próprio Sabbá Reis pedir votos ao Sr. naquele evento, e que dias depois iria migrar para concorrer ao cargo de vice prefeito na chapa de Omar a pedido de Alfredo Nascimento. O Sr. não achas que isso soou como uma espécie de traição, haja vista as declarações que Sabbá Reis fez aos presentes no aniversário?
    2º) Escolha de pessoas erradas para trabalhar no pleito – Percebi e continuo percebendo algumas falhas nas escolhas das pessoas para trabalhar como fiscal. Quando o Sr. concorreu ao cargo de prefeito algumas pessoas que obviamente deriam estar trabalhando para o Sr. não o fizeram,pior, ajudaram a coligação adversária. E neste pleito não foi diferente, no términio desta última eleição a fixação do resultado de uma secção onde mostrava ampla vantagem do candidato adversário, alguns fiscais pertecentes a sua coligação pularam de alegria com o desempenho do advesário.
    3º) Linha de raciocínio do conteúdo do Horário Eleitoral -Como pode Alfredo Nascimento atacar abertamente o candidato com maior intenção de votos na pesquisa, e esquecer o ex-governador? Na minha opinião este raciocínio, foi errôneo e não fez sentido, ele falou abertamente e massacrou o candidato, mas elogiou o ex-governador, e ainda, disse que daria continuidade ” as boas obras” iniciadas na gestão atual, ou seja, promoveu o candidato sem querer.
    Sr. Serafim, essas opiniões são minhas, sinceras e humildes. Não o conheço e o sr. nem sabe que existo, mas pela estima que nutro pelo Sr. é que me sinto na obrigação de falar. Falo porque acredito que não há (como disse antes) pessoa com tal know-how para ser gorvenador. Infelizmente a maioria das das pessoas não o percebem como nós que acreditamos no Sr., não desista, haja vista que a esquerda mais parece estar esfacelada, mas temos a plena convicção de que daremos a volta por cima e recolocaremos o sr. no devido lugar.
    Abraços.

  5. Sei que não adianta chorar o leite derramado e muito menos querer ensinar um político acostumado a vencer eleições, mas espero sinceramente que o Sen. Alfredo passe a fazer uso da humildade com mais frequência nas suas próximas campanhas.

  6. Meu caro Sarafa!

    Apesar do boato de crise no PSB veiculado pelo jornal do RAMAN, que não merece crédito nenhum, sei que o PSB se fortaleceu. Aqui, no AM, temos um representante na ALE (bem que poderiam ser dois) e outros na CMM. Aquele Pasquim ainda diz que o vereador Gilmar Nascimento quer pular fora do barco, o que eu duvido muito. E se sair, não será uma grande perda.

    Sim, sei que se deve respeitar a vontade soberana do povo em optar pelo continuísmo de uma dinastia que já dura 28 anos, mas se é assim que o povo quer, então só nos resta aceitar. Certamente, o PT deu uma senhora rasteira no PSB e aceitou o fisiologismo do PMDB, em não compor uma chapa com o PSB (essa seria uma opção mais viável do que compor com o partido do vice com cara de Conde Drácula). Eu garanto que o Ciro seria um vice mais aceitável do que o Michel Temer e isso ecoaria no AM com uma candidatura do PSB ao governo do estado compondo mais confortavelmente com outros partidos, inclusive o PT. Mas, fazer o quê???

    Um abraço e conte com o meu apoio!!!

  7. Não sei se lembras que escrevi aqui logo após a aliança, dizendo que aquilo era um erro, mas a vida continua realmente,pois o que seriam das vitória se não fossem as derrotas!Dois anos passam muito rápido e espero que em 2012 não usem criminosamente as máquinas(Municipal, Estadual e Federal) em prol de algum candidato, mas mesmo que seja o povo é soberano, vide meu Estado de origem: Acre,onde com todas as máquinas em prol dos Vianas(PT) quase eles perdem as eleições(Governador, 50.55%x49.12%) e perderam um Senador pra oposição.As pedras em seus caminhos não são obstáculos, mas sim escadas para que você possa subir rumo à sua vitória.

  8. O Gilmar disse da tribuna da Câmara Municipal de Manaus que queria sair do partido e que pedia o mesmo tratamento que foi dado ao Josué Neto, qual seja o do PSB não reivinbdicar o seu mandato. Imediatamente o vereador Joaquim Lucena, presidente do Diretório Municipal, disse-lhe que ficasse a vontade pois o PSB não pediria o seu mandato.

  9. Se o mandato pertence ao partido, então por que abrir mão dele??? Tem a ver com o fato do Marcelo Ramos ter saído do jeito que saiu do PC do B???

  10. Creio que, se o Sarafa tivesse encabeçado uma chapa, estaria no 2º turno junto com o GANSO.

Comments are closed.