A 1,17cm da maior enchente

Hoje, sexta-feira, dia 24, o Rio Negro chegou a marca de 28,52, exatamente 1,17cm abaixo da maior marca, que foi a de 1953 e chegou a 29,69m.

Como o rio vai continuar subindo até o dia 10 de junho estamos prestes a assistir a maior enchente de todos os tempos com conseqüências graves para aqueles que moram nas áreas mais baixas da cidade, ou seja, abaixo da cota 29.

Apesar de todos sabermos a gravidade da situação, parece que todos esperam que o rio pare de subir e nada aconteça. Ou estão esperando o mais grave para depois fazer alguma coisa mais concreta.

12 thoughts on “A 1,17cm da maior enchente

  1. Bom dia Sarafa, sou seu eleitor que pena que não deu e o povo não sabe votar, mas cade as promessas do negão até agora nenhuma e a enchente já chegou.

  2. Política a parte, gnt vcs viram o absurdo de lixo que essa gnt joga no rio?
    Eles tb tem culpa!!!!!!!!!!

  3. CASO ESTA ENCHENTE ULTRAPASSE A DE 1953 A GRANDE DIFERENÇA SERÁ QUE, NAQUELA ÉPOCA, OS PODERES CONSTITUÍDOS DO AMAZONAS FORAM SE ARTICULANDO COM O GOVERNO CENTRAL TÃO LOGO SENTIRAM QUE A FORÇA DAS ÁGUAS PODERIA CAUSAR PROBLEMAS SOCIAIS.
    SE VOCÊS PROCURAREM NAS HEMEROTECAS DA ÉPOCA VERÃO QUE O MOVIMENTO DA CIDADE DE MANAUS,AS DISCUSSÕES NAS CÂMARAS MUNICIPAIS E NAASSEMBLÉIA ESTADUAL GIRAVAM EM TORNO DOS PREJUÍZOS DA ENCHENTE E DAS ESTRATÉGIAS PARA AMPARAR OS RIBEIRINHOS INCLUSIVE CRIANDO ALBERGUES NAS PRICIPAIS CIDADES DO AMAZONAS.
    AS ÁGUAS ALAGARAM A AV EDUARDO RIBEIRO – CUJO PISO NÃO ACUMULAVA LIXO – MAS FORAM CONSTRUÍDAS PONTES LIGANDO AS CALÇADAS, NÃO ATINGIDAS, PARA NÃO IMPEDIR O FLUXO DE PEDESTRES.

    ONTEM EU FIQUEI HORRORIZADA COM UM DOCUMENTÁRIO FILMADO NA SEMANA PASSADA POR UMA EMISSORA DE TELEVISÃO. NO INTERIOR DO AMAZONAS,PESSOAS JÁ TINHA LEVANTADO O CHÃO DAS CASAS ATÉ 1 METRO DO TELHADO, COZINHANDO E VIVENDO ALI AGAÇHADOS. UMA SENHORA CUIDANDO DOS NETOS, DISSE QUE OS MEMBROS DA SUA FAMÍLIA ESTAVAM SENTINDO FORTES DORES NA COLUNA POIS TINHAM QUE CAMINHAR DENTRO DA CASA SEM PODER MANTER-SE EM POSIÇÃO VERTICAL.

    E NÓS SABEMOS QUE O RIO PODE COBRIR A CASA EM POUCOS DIAS. E A DEFESA CIVIL O QUE FAZ?

  4. SENHOR PREFEITO,
    MINHA DECEPÇÃO COM O ORGULHO DE SER AMAZONENSE, É QUE DECRETOU UM ESTADO DE EMERGÊNCIA (SEI LÁ DE QUE), NA CALADA DA NOITE, NO MESMO DIA EM QUE O GOVERNO FEDERAL ANUNCIOU AJUDA DIRETA PARA OS RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA.
    ÊLE TEM QUE SE LEMBRAR TAMBÉM, QUE A VÁRZEA DO RIO SOLIMÕES QUE É GRANDE PRODUTORA FAMILIAR DE PRODUTOS AGRÍCOLAS, JÁ ESTÁ SEM CONDIÇÕES DE PRODUZIR.
    SERÁ SE O ORGULHO DE SER AMAQZONENSE VAI SE SENSIBILIZAR E REMANEJAR PARA LUGAR DIGNO ESTAS PESSOAS TAMBÉM?
    OU SERÁ SE O TAL ESTADO DE EMERGÊNCIA É SOMENTE PARA EFETUAR GASTOS SEM LICITAÇÃO, COMO DE COSTUME?

  5. É Sarafa, hoje já foi noticiado em outros meios de comunicação, que já se prevê essa, como A MAIOR enchente da história do Amazonas. Mas, quem cuida da cida e do estado, prefere um bom jogo de dominó e uma meia dúzia de fotos tiradas no festival de Ópera. E começo a crer que é o que dá votos por aquí…uma pena…
    A saudade do tempo em que tínhamos uma cidade com administração limpa e cuidada já está começando a renascer…
    Enquanto isso, a gente deseja aos amigos, não um abraço, mas, uma casa bem distante do perigo…

  6. Qual vai ser a surpresa do viajador oficial do estado quando numa de suas incomuns passagens por esta cidade vir que a mesma está alagada! Não vai querer nem que seu jatinho pouse, vai mandar o piloto desviar para os EUA ou para a Europa, onde ele gosta de estar! Aposto que ele não vai se candidatar senador por aqui, vai tentar pela Califórnia ou Flórida!

  7. So para ratificar, alguém falou sobre lixo nos igarapes, o Prefeito eleito Amazonino Chorando Mendes, dispensou todas as educadoras ambientais que trabalhavam junto a população que morava as margens do igarape por isso hoje o lixo prolifera, afinal pode se fazer tudo mas o problema do lixo so se resolve em grande parte com a educação do povo, neste ponto Manaus com seu prefeito deu um passo atras, alias Manaus quando escolheu este prefeito que ai esta deu dois passos atrás.

  8. Sarafa,

    Naquele ano de 2007, que a cidade foi surpreendida por uma enchente instantânea, muito lhe criticaram.

    O Governador, que ainda não sabia se colocaria o OMAR ou o JOSÉ MELO para concorrer à Prefeitura, mas tendia para o Zé Melo mesmo, colocou o então SUPERSECRETÁRIO de chapéuzinho na mídia, tirando o povo do meio do lamaçal, dizendo que a Prefeitura não tinha feito nada e que ele, Zé Melo, herói de todas as horas, estava ali para dar abrigo, carinho, comida e amor aos necessitados.

    Ficou um placar mais ou menos assim: Governo do Estado, Eduardo Braga, José Melo, 10. Prefeitura de Manaus, Serafim Corrêa, Defesa Civil, 0.

    Neste ano de 2009, a tragédia anunciada aos poucos, passível de estudo, de enfrentamento planejado, se avizinha na Capital e já atingiu fulminantemente muitas cidades do Interior.

    Não se sabe onde está José Melo. Ele nem mais Supersecretário é. Hoje é só mais um puxa-saco, articulador de maracutaias.

    No ano em que não se pôde prever a desgraça, quase que lhe lincharam publicamente. Mesmo sem ninguém poder prever aquela situação.

    Agora, com Amazonino no poder, não se sabe a quem recorrer. A cidade só tem mocinhos. Tão querendo lhe pegar pra bandido, tentando colocar a culpa por tudo o que acontece de ruim, ainda em você. Não vai demorar muito até dizerem por aí, sim, que a cidade vai ficar toda inundada e imunda por culpa sua.

    Eu tenho vergonha de morar em Manaus, de ser manauense, de ser amazonense. Nossa cidade não avança mais. O pouco que se avançou, o Amazonino fez questão de retroceder.

    Neste ano, já há mis pessoas desabrigadas que em 2007. E nada está sendo feito. NADA. Não se vê o Governador na televisão dizendo que a cidade está entregue à própria sorte, como se viu em 2007. Não se vê um Secretário de Estado, com a calça no meio das pernas, salvando os ribeirinhos, ou os moradores da periferia manauense.

    Não precisa ser adivinho para afirmar que estaria sendo diferente caso você tivesse conseguido vencer as eleições passadas.

    Mas tá tudo bem. Ninguém reclama. Ninguém vê mais buracos nas ruas. Ninguém vê nada acontecendo, seja de bom, seja de ruim.

    Realmente uma disputa entre prefeito e ex-prefeito não leva a cidade a canto algum, é fato. Como também é fato que Serafim Corrêa não foi exemplo de perfeição, ninguém é.

    E, na minha opinião – e opinião é assim mesmo, cada um tem a sua – Manaus não estava preparada para ter Serafim Corrêa a frente de suas decisões mais importantes. E ainda não está. Não estou dizendo, mais uma vez, que Serafim deveria ser candidato a Deus, não. Mas Manaus é muito pequena, muito atrasada, muito culturalmente e politicamente medíocre para ter um homem como Serafim Corrêa como Prefeito.

    As pessoas não entendem a importância, por exemplo, do concurso interno para Diretores de Escola. Não entendem a importância de programas como o Plugado no Saber – apesar de acharem muito bacana e mais que a obrigação o Poder Pùblico ficar distribuindo computadores de graça por aí; mas sabemos que não era só isso.

    Das muitas formas de administrar, Serafim Corrêa escolheu aquela que igualava sua administração a de cidades com consciência crítica refinada, em que todos os cidadãos buscam os dados, fiscalizam, se interessam pelos fatos em sua profundidade, em sua verdade; e não simplesmente acreditam naquilo que lhes é jogado pelas câmeras de televisão. Este foi o maior de seus erros. Achar que Manaus é meio que uma Estocolmo, uma Genebra.

    Não adianta Serafim. Somos atrasados mesmo. E eu digo somos porque não adianta que somente 200.000 pessoas – seus eleitores no primeiro turno – sejam “vasculhadoras da verdade”. A partir do momento em que quase 500.000 não leem, somos todos reféns dessa mediocridade, somos todos atrasados.

    Se um dia você voltar ao poder, trate o povo como o povo é, como o próprio povo se encherga. Não deixe de fazer aquilo que você fez de bom. Mas trate de ser também populista. Não há mal nenhum em ser populista, se você é íntegro, leal, verdadeiro. Ou mesmo que não fosse. Antes tu que eles. Já está provado.

    Chego a ter pena de certas pessoas que por aqui comentam. De famílias tradicionais, não têm compromisso com sua cidade. Têm reclamações, têm queixas, pessoais inclusive. Mas não têm propósito. Se tivessem não viriam mais nem aqui, nem em outros blogs.

    Enfim, esperemos a cheia. Anunciada e previsível, não vem sendo estudada. Não vêm sendo planejadas ações que minimizem seus impactos.

    Quando não se podia cobrar ações imediatas do Prefeito por uma enchente imprevisível e instantânea, o Senhor foi crucificado.

    Agora que a natureza vem avisando devagarinho que a cheia será das maoires, nada se faz. Ninguém é culpado, ninguém é letárgico, ninguém é devagar quase parando, nenhum homem público será responsabilizado. Não haverá ações da Defesa Civil Municipal, nem Estadual, nem do Zé Melo, nem do MPE.

    O meu coração está sangrando. Vejo minha Cidade sem rumo, meu Estado sem perspectiva.

  9. Serafim,

    Tenho 21 anos, adoro suas propostas de trabalho e o meio como administrou a cidade, Infelizmente nossa população não esta preparada para grandes políticos como você, preferem acreditar em falsas promessas, como a do Amazonia de regularizam a situação dos Kombeiros, uma atividade que sabemos que é impossível de legalizar por ser ilegal. E depois a população fica reclamando de político.
    Confesso a você que não gosto de política, mais com vc eu tinha um esperança, não me esqueço dos benefícios que nos moradores do conjunto nova republica, localizado no distrito adquirimos durante sua gestão, Trê ônibus, melhorou a vida de muita gente!

    Espero encontra-lo nas eleições como toda sua honestidade e sinceridade!

Comments are closed.