História do presente
Roberto Amaral

A Editora Expressão Popular convida para o lançamento do livro
História do presente (conciliação, desigualdade e desafios) de Roberto Amaral
com transmissão ao vivo pelas nossas redes sociais.
🔗 Facebook: https://www.facebook.com/events/1257243318026508/?ref=newsfeed
🔗 YouTube: https://youtu.be/0U2pXHCChN0
🔗 Instagram: https://www.instagram.com

Sinopse
            História do presente – conciliação, desigualdade e desafios é uma seleção (organizada pelo historiador Lincoln Penna) de artigos  do cientista política e escirtor Roberto Amaral, publicados na revista Carta Capital, sobre o golpe  que depôs a presidente Dilma Rousseff, em agosto de 2016, desde as primeiras articulações direitistas até eleição de Jair Bolsonaro e seu primeiro ano de governo
Os artigos de Amaral contribuem para uma análise sobre a história imediata com base na memória política dos principais momentos históricos do Brasil, como as tentativas políticas para derrubar o governo Getúlio Vargas e o golpe empresarial-militar de 1964. O autor, além de informar, questionar e debater os principais fatos políticos da atualidade, convoca os leitores e leitoras para uma reação organizada em frentes populares para derrotar definitivamente o golpismo e restabelecer a democracia política no país.

Opiniões

“Roberto Amaral pertence a uma categoria rara, aquela dos cidadãos destemidos até a temeridade e coerentes às últimas consequências. Este livro prova sem deixar dúvidas. (…) A leitura desta obra desperta a imagem de um clínico muito sábio à cabeceira de um enfermo por ora sem cura”. (Prefácio, Mino Carta)

“Ao acompanhar a sucessão de erros e acertos das forças populares diante dos desafios a serem enfrentados, o autor, um cientista político e jornalista que se debruça como intelectual militante que é, produz um conjunto de reflexões que precisava ser sistematizado e colocado à disposição de leitores interessados em acompanhar os desdobramentos recentes do país”. (Apresentação, Lincoln de Abreu Penna)

“Nestes textos vemos um verdadeiro diário da luta de classes no Brsil, em que Amaral descreve, não só como observador arguto da correlação de forças na sociedade, mas como militante e atuante incansável. Seus escritos nos ajudam a entender esses períodos da história do Brasil, mas também nos motivam a sermos sempre observadores atentos dos acontecimentos e estudiosos do comportamento das classes sociais na sua luta pelo poder político e hegemonia na sociedade” (João Pedro Stédile)

“O que distingue Roberto Amaral é o fato de ser um intelectual socialista incansável, respeitado inclusive por ideólogos de campos opostos.  Um pensador arguto, um crítico (mordaz)  de nosso tempo e de nosso espaço. Não um mero observador da luta polítíca. Amaral combina teoria e práxis, o que torna suas análises sobre o sistema político brasileiro um sedutor convite à reflexão” (Íris Campos)

História do presente (conciliação, desigualdade e desafios) de Roberto Amaral
com transmissão ao vivo pelas nossas redes sociais.
Facebook: https://www.facebook.com/events/1257243318026508/?ref=newsfeed

🔗 YouTube: https://youtu.be/0U2pXHCChN0
🔗 Instagram: https://www.instagram.com

Ficha técnica
447 páginas
Editora Expressão Popular
ISBN: 978-65-990414-2-6
Preço: R$ 60
Link da Expressão Popular para adquirir o livro:
https://www.expressaopopular.com.br/loja/produto/historia-do-presente-conciliacao-desigualdade-e-desafios

Os direitos autorais desta edição foram cedidos pelo autor para a Editora Expressão Popular, vinculada aos movimentos populares brasileiros. Os artigos de Roberto Amaral, publicados semanalmente pela edição on line da Cata Capital, pode mser acessados nos endereços www.ramaral.org e https://www.cartacapital.com.br/author/roberto-amaral

Editora Expressão Popular
Rua Abolição, 201 – Bela Vista
CEP 0133190941 – São Paulo-SP
Tel (1) 3112-0941