Mais de 118 mil candidatos fazem o 9º Exame de Ordem da OAB amanhã; UOL terá correção

Do UOL:

Mais de 118 mil candidatos devem fazer a primeira fase do 9º Exame de Ordem Unificado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) amanhã (16), a partir das 14h (horário de Brasília). Os estudantes terão cinco horas para responder 80 questões objetivas, de caráter eliminatório. A partir das 20h30, o UOL transmitirá a correção comentada da prova em vídeo, feita em parceria com o CERS (Complexo de Ensino Renato Saraiva) e o Portal Exame de Ordem.

O exame abrangerá as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito, além de questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina, direitos humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito ambiental e direito internacional.

O Diretor Pedagógico dos cursos preparatórios para Exame de Ordem do Complexo Educacional Damásio de Jesus, Darlan Barroso, acredita que hoje (15) o candidato deve fazer uma “revisão breve, sem estudos pesados“. “Se for possível, é bom dar ênfase em ética, trabalho e processo do trabalho, que são disciplinas que representam aproximadamente 24 questões, compensa rever essas matérias”, afirmou.

“Não é aconselhável fazer atividades no sábado que prejudiquem o desempenho no dia seguinte. O candidato deve manter o hábito normal e procurar ter uma boa noite de sono“, orientou Barroso.

Para a professora de Direito do Trabalho do CERS Cursos Online, Aryanna Manfredini, “as primeiras duas horas de prova são determinantes, pois é quando o aluno está em seu melhor estado psicológico para realizar o exame”. A professora orienta os candidatos a resolverem primeiro as questões com as quais tem maior afinidade e marcar imediatamente as respostas no gabarito. O candidato deve ter atenção e tranquilidade ao passar todas as respostas para o gabarito.

Aryanna também aconselha os alunos a reverem apenas as questões que realmente se mostraram difíceis e confusas. “Ao final da prova, muitas vezes o candidato retoma questões que ele já respondeu com segurança. E aí o cansaço pode pregar uma peça. Existem casos em que o aluno muda de resposta porque já não está conseguindo pensar com clareza e fica inseguro com a alternativa marcada anteriormente. Não faça isso”, alerta.

O que levar

Segundo o edital do exame, o candidato deverá estar munido somente de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente. Também é obrigatório apresentar o documento de identidade original com foto. O professor Darlan Barroso lembra que a organização do exame não aceita cópias autenticadas do documento.

Caneta, água e chocolate – este é um trio indispensável para realizar provas extensas como o Exame de Ordem. A minha dica é que o candidato leve duas canetas, pois caso uma delas falhe não será necessário interromper a prova”, orienta Aryanna.

Ainda segundo o edital, será eliminado candidato que estiver com “aparelhos eletrônicos, tais como bipe, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, telefone celular, máquina fotográfica, protetor auricular, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc., e ainda lápis, lapiseira, borracha e/ou corretivo de qualquer espécie”.

Resultados

Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados às 22h do dia 16 de dezembro e o resultado preliminar será publicado no dia 26 do mesmo mês.

Recursos contra o resultado preliminar da primeira fase serão aceitos entre os dias 26 e 29 de dezembro. O resultado final da primeira fase será liberado no dia 15 de janeiro de 2013.

A segunda fase acontece em 24 de fevereiro. O resultado final será divulgado no dia 5 de abril.