“Motorista Consciente” recebe elogio de ministra do CNJ

Do site do TJAM por Mario Adolfo Aryce

A corregedora Nacional de Justiça parabenizou campanha idealizada pela 1ª Vara de Trânsito de Manaus

A corregedora Nacional de Justiça, Eliana Calmon, parabenizou, por meio de ofício, a iniciativa da 1ª Vara Especializada em Crimes de Trânsito Foto: Agência CNJ

O trabalho de conscientização para segurança de motoristas e pedestres realizado pelo juiz Áldrin Henrique de Castro Rodrigues, que responde pela 1ª Vara Especializada em Crimes de Trânsito, chamou a atenção da ministra Eliana Calmon, corregedora Nacional de Justiça, que no último dia 13 parabenizou, por meio de ofício, a iniciativa do juiz amazonense.

Dias antes o magistrado já havia recebido ofício elogioso assinado pela desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

A campanha denominada “Motorista Consciente” promovida pela 1ª VECT, em parceria com o Ministério Público do Estado do Amazonas e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AM), aconteceu em novembro passado e contou com a presença de juízes e promotores distribuindo adesivos e panfletos em duas das principais avenidas de Manaus.

De acordo com o magistrado idealizador da ação, “a ideia era fazer com que as pessoas refletissem sobre a importância do trânsito seguro para a construção de uma sociedade mais feliz”, comenta Áldrin.

A movimentação se deu no cruzamento das avenidas André Araújo e. Jornalista Uumberto Calderaro (antiga Paraíba). Além da panfletagem, dois atores fizeram teatralizações de diversas condutas perigosas como falar ao celular, dirigir alcoolizado, realizar ultrapassagem perigosa, dentre outras imprudências como a de jogar lixo nas ruas – o que pode causar acidentes.

No mesmo dia, ainda houve uma apresentação de fantoches idealizada pelo Detran/AM, no auditório do Fórum Henoch Reis, destinada aos cidadãos beneficiados com a transação penal das varas de crimes de trânsito.

O juiz explica que a ação foi a forma que a 1ª Vara Especializada em Crimes de Trânsito teve de participar da Semana Nacional de Conciliação, o maior movimento do Judiciário brasileiro, que aconteceu de 29/11 a 03/12 no ano passado.