Vereadores visitam aterro municipal e se surpreendem com estrutura em funcionamento.

Vereadores visitam aterro municipal e se surpreendem com estrutura em funcionamento.

Um grupo de trinta e dois vereadores de Manaus, esteve nesta segunda-feira visitando o aterro sanitário da capital. Acompanhados do secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, os parlamentares conheceram a estrutura localizada no quilometro 19 da rodovia estadual AM-010, que liga Manaus aos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

Um dos aspectos que mais chamou atenção dos vereadores foi a capacidade de geração de energia sustentável a partir do lixo. A usina de biogás instalada no aterro sanitário, tem capacidade de geração estimada em 10 megawatts, o suficiente para abastecer vários bairros de Manaus.

“Os vereadores precisavam vir aqui para conhecer como funciona este aterro sanitário, o terceiro mais bem estruturado do país, iniciado na gestão do ex-prefeito Serafim Corrêa, que o prefeito David Almeida pretende dar continuidade, com aproveitamento do biogás e a realização de outros projetos, como por exemplo, a produção de fertilizantes e a implantação de um viveiro de mudas para cultivo nos canteiros e jardins públicos da capital”, afirmou Sabá Reis lembrando que até 2024 a prefeitura terá que desativar e dar outra destinação ao aterro sanitário.

Sabá Reis informou aos vereadores que já existem empresas interessadas em explorar o biogás gerado pelo aterro sanitário. Segundo ele, em breve o prefeito David Almeida (Avante), deverá anunciar quem são os interessados.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, vereador Kennedy Marques (PMN), destacou a importância de conhecer de perto a estrutura em funcionamento no aterro sanitário de Manaus. Ele considerou a visita extremamente oportuna, principalmente, porque, em breve a Câmara terá que analisar um o projeto para implantação de novo aterro sanitário na capital.

“É necessário todo um cuidado, todo um processo que vai depender de tempo, respeitando o meio ambiente. Então é muito importante que a gente possa ter conhecimento de como funciona, do que precisa ser levado em conta, quando da escolha e da implantação do novo aterro sanitário”, enfatizou o parlamentar.

Inauguração do aterro em 2007

 

Fonte: www.cmm.am.gov.br