Vereadores defendem retorno gradativo do comércio para o mês de junho em Manaus

Vereadores defendem retorno gradativo do comércio para o mês de junho em Manaus

Por Maria Luiza Dacio – Portal A Crítica

Para embasar o seu posicionamento, o vereador Marcelo Serafim (PSB) exibiu uma apresentação onde comparou a conjuntura municipal a países da Europa

Marcelo Serafim (PSB) defendeu, na sessão plenária virtual realizada nesta segunda-feira (25), o retorno das atividades comerciais municipais no mês de junho, de forma gradativa e escalonada. A defesa foi aceita e elogiada por seus pares da casa.

Durante seu tempo de fala o vereador e farmacêutico exibiu uma apresentação assinada por ele mesmo, de pesquisas e anotações que ele vem feito desde o mês de março e que daria parecer favorável ao retorno do comércio.

“Desde quando a Itália tinha 300 mortos eu anotava diariamente”, afirmou. Os números usados são da SEMULSP, porque, segundo o parlamentar, os dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) não tem nenhuma solidez. “São dados sempre atrasados por conta da demora dos diagnósticos”, disse.

A fonte da pesquisa e os números globais foram obtidos por Marcelo no portal Bing.

O vereador afirmou que os números de Manaus dão segurança para o início da reabertura gradual do comércio. “Quando analisamos os dados da Itália, Espanha e França vemos que as nossas curvas são muito semelhantes a destes países e como estamos com quatro semanas epidemiológicas atrás desses países podemos observar o que acontecerá neles e reavaliar qualquer necessidade de novas medidas restritivas”, disse.

“Temos o menor nível de sepultamentos em mais de 45 dias e os menores níveis de internações dos últimos 30 dias, entendo que o estado deve chamar o comércio e debater de forma conjunta os protocolos de reabertura. Imposições neste momento não são apropriadas. Viveremos um novo normal, no qual o comércio terá que se mostrar para o consumidor de uma forma diferente”, afirmou

Marcelo disse ainda que empresas que não consigam passar segurança para o consumidor estarão fadadas ao fracasso. “Ninguém melhor do que os próprios empresários para conduzirem isso de forma madura esses protocolos junto ao estado”, frisou.

O vereador Chico Preto disse, também, que a população municipal quer voltar a trabalhar e que estaria “até o tucupi”. “É hora de a prefeitura dizer a população deixar quem quer, trabalhar. E dizer como isso dever ocorrer. As pessoas querem trabalhar, estão até o tucupi”, defendeu.

Ao fim, Marcelo afirmou que enviaria sua pesquisa aos colegas e a colegas empresários. “Vamos ser a primeira cidade brasileira a sair da crise”, defendeu. “Estados como Rio de Janeiro e São Paulo ainda vão viver seus picos enquanto Manaus estará bem”, finalizou.

Confira a apresentação na íntegra baixando a versão em PDF clicando AQUI