UPA’s

Por Marcelo Ramos

O Governo Federal criou as Unidades de Pronto Atendimento –UPA’scomo estruturas de complexidade intermediária entre as UBS’s e as portas de emergência hospitalares. Para alcançar tais objetivos o Ministério da Saúde disponibilizou recursos para que os Estados pudessem construir, equipar e contratar pessoal.

Para o Estado do Amazonas foram destinadas 7UPA’s.

O Governo do Estado então iniciou as obras e realizou concurso público para a contratação de 1.239 profissionais, entre soldados cabos e oficiais de saúde, com garantia de nomeação dos concursados em março de 2010.

Acontece que, passado quase um ano da data prevista para a chamada, as obras estão paradas e nenhum dos concursados foi convocado.

A situação atual atormenta a vida dos mais de 1.200 concursados, alguns dos quais pediram demissão dos seus empregos anteriores, diante de exigência do edital, mas também traz sérios prejuízos para a população que não pode dispor das UPA’s, mesmo já tendo o Governo Federal disponibilizado os recursos.

O Governo do Estado precisa tomar medidas imediatas para a conclusão das obras e chamada dos concursados.

Internet para todos

A empresa Oi lançou essa semana seu cabo de fibra ótica. O ato de lançamento contou com a presença de várias autoridades do Estado e do Ministro das Telecomunicações que no ato defendeu que o governo zere o ICMS cobrado sobre os serviços de internet, hoje 25%.

Há tempos venho defendendo a redução do imposto sobre a internet e apresentei projeto de lei na ALE nesse sentido porque entendo que desonerando o serviço e criando mecanismos rígidos de redução do preço para a o consumidor democratizaremos o acesso a internet em nosso Estado.

O cabo da Oi é um passo importante que melhora a velocidade e reduz o preço, mas muito ainda precisa ser feito para que tenhamos internet para todos. A luta continua.