“Uma das idéias mais felizes” dele, não é dele

RECADO AO PREFEITO DE MANAUS

A vantagem do Blog é que você pode sair na frente. Hoje pela manhã postei a nota intitulada “A REGULARIZAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE“. Contei toda a história de como tudo aconteceu, dando uma chance ao Prefeito de fazer uma forcinha e fazer as pazes com a verdade.

Pois bem. Com todas as honras do populismo barato , como se vê da foto acima, o atual Prefeito saiu-se com a seguinte pérola:

A efetivação desses trabalhadores foi uma das idéias mais felizes que já tive na área de saúde pública. 

Mas como, Prefeito, que essa “feliz idéia” é sua?

Primeiro que ela é uma luta histórica dos ACS, e dessa luta o senhor nunca participou. Depois, não se tem notícia de que a idéia de propor a Emenda Constitucional nº 51/2006 e a Lei nº 11.350/2006 tenha sido sua. Foram iniciativas do Presidente Lula.

A Lei Municipal nº 196, é de 30 de setembro de 2008, e foi uma iniciativa minha, aprovada unanimemente pela Câmara Municipal. Expliquei isso na nota de hoje pela manhã. A mensagem que enviei foi o resultado de um amplo acordo envolvendo a categoria, o Ministério Público do Trabalho e o Dr. Jesus Pinheiro e sua equipe. Um trabalho coletivo, portanto, e do qual o “dono da idéia” não participou.

O Decreto que enquadrou os agentes e que foi assinado hoje, esse sim, um ato seu, não poderia existir se não existissem a Emenda Constitucional, a Lei Federal e a Lei Municipal. Não foi baixado em 2008 porque a lei eleitoral e a Lei de Responsabilidade Fiscal não permitiam.

Vamos dar a Cesar, o que é de Cesar. No caso, o Presidente Lula propôs a Emenda Constitucional e a Lei Federal, que foram aprovadas pela Câmara e pelo Senado. Eu propus a Lei Municipal aprovada pela Câmara Municipal, unanimemente, e você assinou o Decreto que eu deixei pronto. E demorou seis meses para assinar.

É muito feio pegar o que os outros fizeram e dizer que foi você que fez. Isso é apropriação indébita. Não fica bem para um Prefeito fazer isso. É um péssimo exemplo.

Só espero que, quando for inaugurar o Viaduto do Coroado, dentro de um ano, não diga que essa foi mais “uma feliz idéia” sua.

25 thoughts on ““Uma das idéias mais felizes” dele, não é dele

  1. Eu me preparei hoje para subir a essa Tribuna e fazer um resgate histórico de todos que contribuíram para a efetivação dos ACS, dos principais agentes dessa luta que foram os próprios ACS, passando pelo Presidente Lula que encaminhou ao Congresso Nacional a Emenda Constitucional n. 51/2006 e a Lei Federal n. 11.350/2006, pelo ex-Secretário Jesus Pinheiro, pelo ex-Prefeito Serafim Correia que encaminharam a Lei n. 196/2008, pela Câmara que aprimorou o texto da lei, pelo Dr. Adalliphau, do MPT, que pressionou a Prefeitura para a regularização desses funcionários e óbvio, por uma questão de Justiça, dando os devidos créditos para o atual Secretário da SEMSA, Francisco Deodato, que não poupou esforços para consolidar esse direito e pelo Prefeito Amazonino que assinou o Decreto.

    Prestaria aqui homenagem a todos que elaboraram e consolidaram esse processo na justa medida da participação de cada um.

    No entanto, a compulsão do Prefeito pela mentira, pelo engodo, pela demagogia não me permite que esse discurso seja só rosas.

    “Efetivar os ACS foi a mais feliz idéia que já tive na área da saúde.”

    Mesmo indignado com a mentira, confesso que fui compelido a concordar com o alcaíde manauara. Essa foi a sua “mais feliz idéia”. Por um simples motivo… Porque não foi sua… Porque não cabe na sua mente.

    Idéia do tamanho da sua mente é internet dentro de um ônibus, entrega de moto-serra para ribeirinho e coisas do tipo.

    (discurso que farei hoje no pequeno expediente da CMM)

  2. Concordo plenamente com suas palavras Serafim pq bem sei da sua luta e determinação por fazer aprovar esta lei municipal. Sei tbem que os proprios Agentes Comunitários sabem que vc é o grande mentor desta iniciativa. Infelizmente a grande imprensa de Manaus mesmo sabendo que se trata apenas do enquadramento dos ACS como servidores publicos municipais, preferiu reproduzir como bonecos de ventriloquo o que a Assessoria de Comunicação do prefeito disse sobre o assunto, ou seja, que tudo isso é obra da atual administração. E não é.
    É como se diz no popular: assim e fazer sexo com o órgão alheio.

  3. Serafim,todos sabemos da luta travada pelo senhor pela efetivação dos ACS.Todos sabemos como esta notícia foi recebida por todos,do medo que tinham de serem demitidos após anos de trabalho e do reconhecimento que tiveram pela medida que partiu sim,do senhor e de sua equipe.Parabéns ao senhor,ao Dr. Jesus,a Dra. Eunice e todos que lutaram por esta vitória.

  4. O atual prefeito, ao longo desses quase seis meses de “administração”, tem se utilizado de uma sórdida estratégia midiática: se é cobrança de problema que compete a atual administração resolver, a culpa é do Serafim; se é um reconhecimento dos resultados de um excelente trabalho feito nos últimos quatro anos, por Serafim, o mérito é do Amazonino. No primeiro caso, só para citar alguns exemplos, temos a questão dos problemas do SAMU e dos remédios. Do segundo, a divulgação como mérito da atual administração do prêmio obtido por Manaus pelo trabalho de aleitamento materno feito na sua administração. E agora, a regularização dos agentes comunitários de saúde, como “idéia” do Amazonino. É muita propaganda enganosa… A máscara tá caindo e não será com divulgações mentirosas, propagandas enganosas que a população será novamente iludida. Ë nisso que acredito. Parabéns, mais uma vez, Serafim por tudo que vc fez por Manaus. Toda essa “desconstrução” da cidade,que estamos vivenciando fortalecerá a consciência políticos dos eleitores.
    Um grande abraço
    Katia

  5. É PRECISO DEIXAR CLARO COM QUE TIPO E PESSOAS ESTAMOS LIDANDO, E ENTÃO ENTENDER QUE O ILUSTRÍSSIMO PREFEITO DA CIDADE DE MANAUS É UMA DAS PIORES PESSOAS QUE SE PODIA TER NO PODER…

    SER POPULISTA, DEMAGOGO, HIPÓCRITA E MENTIROSO É O MÍNIMO QUE PODEMOS CITAR…

    MESMO QUE ESSA FELIZ IDÉIA TIVESSE PARTIDO DELE, N~AO FARIA PESO EM FRELA’C~AO A GRANDE PARTE DE BESTEIRAS SUCESSIVAS QUE TEM FEITO FRENTE A POPULACAO MANAUARA, ELE DEVIA SE ENVERGONHAR DE ESTAR COLOCANDO AS PESSOAS QUE TRABALHAM PARA A PREIFEITURA EM UM LUGAR TAO DESCONFORTAVEL QUE FICA IMPRATICAVEL O SEU TRABALHO, E PARAR DE TENTAR VANGLORIAR-SE DE COISAS QUE NEM EM SEUS MELHORES DIAS COMO SER HUMANO (ISSO SE ELE REALMENTE FOR UM) ELE TERIA, E BUSCAR FAZER O QUE PRECISA SER FEITO PARA MELHORAR OS ATENDIMENTOS SOCIAL OFERECIDOS PELA PREFEITURA, INCLUSIVE PARA AQUELES ELEITORES QUE LUDIBRIADOS VOTARAM NELE ESPERANDO QUE A SITUACAO SE REVERTESSE…

    E VERGONHOSO MANAUS, EU NAO TENHO ORGULHO DE SER AMAZONENSE, PELO MENOS NAO NO MOMENTO!!!!

  6. Meu caro amigo,

    Comecei a gosta de politica na época que vc perdeu sua primeira eleição para o atual prefeito de Manaus, que achei uma baita injustiça, mais como tudo mundo já sabe as vezes se escrevem certo por linhas tortas, foi depois dessa sua derrota que sua popularidade aumentou. Desde então passei a ter 2 ícones na política, vc e o nosso saldoso Jeferson Peres.
    Por tanto meu amigo essa sua segunda derrota para a mesma pessoa significa que o nosso senhor Jesus tem uma missão mais gingantesca ainda, que vai ser vc governa o maior estado do Brasil.
    Vamos juntos para mais essa vitória, estou a sua disposição para lhe ajudar no que for preciso para vencermos esse novo desafio.Qualquer dúvida vc tem meu Email.

    Um abraço de seu fã.

    Edilei Lima

  7. É realmente injusto a publicação dessa matéria mentirosa, que só nos deixa mas atento as atitudes desta nova gestão. Mas vamos encara os acontecimentos da seguinte forma tudo que nos acontece tem dois lados o bom e o ruim, e hoje o povo vai perceber o quanto a escolha deles foi pessima e nos vamos pode dizer bem que eu avisei, mas não quiseram ouvir agora aguentem.

    Patrícia……………

  8. Esse Mazoca não aprende mesmo, novos aliadoe e velhas práticas. Não tenho dúvida que ele colocará essas imagens no próximo programa eleitoral dele.

  9. kakakaka!

    Por favor gente!

    O tempo do Serafim já passou, e espero que não volte nunca mais. O mais engraçado de tudo é que agora ele quer tacar pau na gestão atual dizendo aos quatro cantos que foi eu que fiz isso, foi eu que fiz aquilo. Por que o senhor não fez no seu TEMPO as coisas acontecerem? Tem muito gente da sua equipe chorando porque perderam os grande salários e por isso puxam o seu saco. Ainda pensam que o senhor chegará novamento ao poder. Deus me livre! Me polpe Sarafa!Deixa ele fazer as coisas acontecerem. Fico me perguntando por que será que vc perdeu? Eu tenho a resposta na ponta da língua. O senhor teve a faca e o queijo na mão, mas preferiu beneficiar seus cabos eleitorais (pobres coitados!)Eu sou Negão agora e sempre.
    Só para vc ter noção do estrago, na época que vc era candidato a prefeito (2004), grande parte dos moradores da Zona Leste votaram em vc pensando que irias mudar essa imagem triste e caótica. Mas infelizmente esqueceu do povo, as ruas cheias de buracos e ônibus velhos. Gente pedurada se expondo aos perigos e tendo que enfrentar essa situação. Pode uma coisa dessa, hein? Minha família em peso votou em vc, deram votos de confiança. O presente que tu deste foram ruas sem manutenção e a Zona Leste entregue às baratas. Minha rua parece uma tábua de pirulito como diz o vice-prefeito Carlos Souza. Ainda bem que nessa semana fomos visitados pela Semosbh, e fomos informados que logo estaremos recebendo asfalto novo. Viu papai, o senhor não acreditava no Negão, ele vai tapar os buracos de casa. Pagamos tanto IPTU no período do Sarafa e só ganhamos brindes maravilhosos: buracos e mais buracos.
    Graças ao bom Deus. Ufa, não aguento mais buraco na frente da minha casa! Os dias estão contados. Êbaaa! Tiveste 4 anos para mudar nossa Manaus, confiamos em vc mas não atendeu aos nossos anseios. Por isso o povo lhe tirou. Lembrando que: O povo coloca no poder, mas também pode tirar.
    Professora Kátia, vá para Ufam, porque na Semed não conseguiu resolver nada.
    Alfredo 2010 e Negão 2012. O prefeito da Copa!!!!

  10. Caro Serafim, você tem que desde já ir fazendo um arquivo aúdio-visual dessas questões de mentir ou não do prefeito Amazonino. Não adianta simplesmente você comentar neste bolg porque um ínfimo número de pessoas tem acesso a ele. Na época da campanha, em 2010, é importante mostrar ao eleitorado o que foi êxito seu e mentira do Amazonino. Rebater os números apresentados pelo atual prefeito contestados por você como a divida do município. Parabéns Sarafa e conte com o meu voto para 2010, não importando em que cargo irá concorrer. É 40!!!!

  11. Parabéns ao Serafim, a sua competente equipe da Semsa e em particular ao Dr. Jesus Pinheiro. Nós, funcionários da Semsa sabemos do trabalho realizado e que o mérito é seu. O atual prefeito além de mentiroso é tb dono daquela frase “fui eu que fiz”,lembra? então nada será novidade, ele vai se apossar do trabalho do sr., pq além de invejoso é e tem uma equipe incompetente.

  12. EDILEI, CONCORDO COM VOCÊ EM QUASE TUDO. SÓ RETIFICANDO UMA COISA “DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS CERTAS, NÓS É QUE SOMOS TORTOS” OU SEJA, NÃO ENTENDEMOS OS DESÍGNIOS DE DEUS, “MAS TODAS AS COISAS COLABORAM PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS!

    CREIO SARAFA, QUE VOCÊ É UMA PESSOA TEMENTE A DEUS, E SABE QUE ELE TEM COISAS GRANDES AINDA DIRECIONADAS A SUA PESSOA.

    VOLTA LOGO SARAFA!!!

  13. É triste vc tentar se apossar de uma luta que nao é sua, queria ver prefeito vc legalizar a situação dos Rdas que ainda restam nas secretarias, como passa-los para CLT, aí sim seria justiça com aqueles que ao longo de mais de uma´década vem carregando as secretárias, tipo preparando terrenos para os incompetentes nomeados e cargos comissionados que os secretários nomeiam, que só fazem atrasar cada vez mais sua complicada e confuza administração…

  14. Caro amigo Sarafa,
    A verdade não tarda, ela tem seus planos e são colocados em seu espaço e lugar. Concordo com o que um dos cometaristas afirmou a respeito do banco de dados e arquivo audio visual, não é cópia nem tão pouco desleadade, o preparo e o planejamento desse trabalho de desmascarar “as ideias, trabalhos e promessas do Maluf da Amazonia” não será difícil.
    Saiba que poderá ser uma grande vantagem pois na campanha de 2010.
    abraços.

  15. É, respeito sua opinião, mas discordo completamente com ela.

    O Serafim arrumou a Prefeitura, e todas as contas que eram pagas estavam na Internet. Ou seja, transparência.

    Outra, Manaus piorou muito em relação aos buracos, e o “Maluf do Amazonas” também conhecido como “Salvador da Pátria”, não fez nada, e piorou a situação.

    A população não pode mais acreditar em salvadores da pátria, que prometem mundos e fundos e não cumprem. Por isso o atual prefeito ataca tanto a educação, pois o mesmo não quer uma população crítica.

    Perguntem quantos Ufanistas votaram no atual prefeito? Ou seja, dentro da Ufam, uma Universidade que traduz a criticidade livre, não engole esse tipo de político demagogo, e sem um mínimo de compostura ética.

    Por isso Sarafa, depois que o ilustríssimo Senador Jeffeson Peres nos deixou, você ficou como ícone de ética e honestidade na política deste Estado.

    Volta logo Sarafa!!!!

  16. não dá pra esperar outra coisa, a não ser mentiras desse senhor. ainda bem que existem pessoas inteligentes e informadas para retrucar. Parabens, Sarafa! Você é o verdadeiro Cesar.

  17. E VC TYPHANY? UMA RETRÓGRADA QUE DEVE ESTÁ ACHANDO LINDO TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO, OU NÃO ACONTECENDO. DIGA UMA COISA BOA QUE O ATUAL PREFEITO FEZ? DEIXE DE SER INTERESSEIRA, DEVE TÁ MAMANDO NAS TETAS DO MUNICÍPIO. QUE VERGONHA.

  18. Pena que o povão não leia quase nada, principalmente blogs, e o Sr. Trapaçeiro, possa fazer estas declarações. O importante é denunciar este tipo de atitude populista desse “senhor”, que eu chamo de “dick vigarista”, como no desenho animado.
    Parabéns, Sarafa, fique atento e denuncie e esclareça a população.
    Abraços.

  19. Impressionante até hoje tem buraco na frente da minha casa.Não vi melhoria nenhuma nessa area tão criticada na gestão passada. As obras da prefeitura que estão sendo realizadas na cidade são as que foram inicadas na gestão anterior(viadutos e nada mais)nas quais tem recurso garantidos devido ao finaciamento assinado em outubro de 2008. Depois de 1 de janeiro de 2009, não foi comprado nenhum um onibus novo na cidade pelos empresários, inclusive foi reduzido a quantidade de ônibus. Agora a única falha do Serafim foi na manutenção das vias e o que vejo hoje é a mesma coisa só que a impressa não destaca como no passado, principalmente, aqueles programas que exploram a pobreza como os irmãos Souza. O impressionante foi a afirmação do Negão na campanha que em 100 dias resolveria os problemas de buraco na cidade, mas já passaram mais de 150 dias. Não fique alegre com o asfalto, pois em menos de 01 mês os buracos estaram abertos novamente. Os serviços continuam com péssima qualidade. O próprio prefeito já afirmou que é impossível resolver o problema de buracos, pois faltam recursos para recapear as vias porque foram feitas sem drenagem. E ele foi prefeito por duas vezes da nossa cidade e três vezes governador. Só foi preciso aumentar a quantidade de carros na cidade para aparecer os problemas. Isso é triste.
    Falando em buraco as estradas federais brasileiras estão verdadeiros pirulitos. Viva ao Ministro dos Trasnportes Alfredo Nascimento.

  20. Como sempre tu dizias, eu agora repito
    – “Perco o amigo, mas não perco a piada”.

    – Lembrei-me então da antiga canção do Jair Rodrigues que dizia mais ou menos assim:

    Deixa que digam, que falem.
    Deixa isso pra lá, vem pra cá o que é que têm.
    Eu não tô fazendo nada, ele(Amazonino) também.
    Faz mal bater um papo assim gostoso com alguém.

    Daí eu plagiei

    Vai, vai por mim, balanço de amor é assim.
    A lei do ACS é do Serafim.
    Mocinhos e mocinhas pra cá
    Bandidos e bandicos pra lá.

    Vem contratar, amor é balanceio meu bem,
    Só entra nessa barca quem tem, carinho para dar. ( E aí meu irmão, carinho com a população, só tu Serafim)

    Essa foi demais colega! Desculpe-me, mas não dá pra não fazer piada…

  21. Serafim

    Você que é ineficiente !!!!

    A emenda Constitucional foi aprovada em 2006 e você teve 2006 e 2007 QUE NAO ERAM ANOS ELEITORAIS PRA VOCE.. para enviar a lei e efetivar os ACS !!!!

    E ai você não o fez…e quer se vangloriar de ter enviado a lei para a camara …
    ORAS ENVIAR LEI QUALQUER PREFEITO
    VOCÊ TEVE TEMPO DE FAZER E NÃO FEZ
    TEVE 2 ANOS PRA FAZER E NÃO FEZ

    MANDAR UMA LEI O AMAZONINO TAMBÉM PODERIA TER MANDADO SÓ QUE LEI POR LEI SE NAO FOR EXECUTADA NAO AJUDA NINGUEM
    E NAO FOI VOCÊ QUE EXECUTOU

    NÃO CHORE PELO LEITE DERRAMADO AGORA JÁ ERA !!!!

    SE CANDIDATE PARA DEPUTADO SENADOR MAS POR FAVOR NUNCA MAIS PRA EXECUTIVO

  22. Es se Durango, não perde uma meu chapa! Vai ver se eu to lá na esquina vendendo dim dim!…

  23. Caro Senhor

    É preciso que se esclareça que todos voces são farinhas do mesmo saco. Conheço sua linha de atução desde qdo. eu atuava no Distrito Industrial. Sua pessoa, como tantas outras só fazem nos envergonhar de seus atos. Tomem vergonha nessa cara……

  24. Esse Sr. Nada mais fez do que o de costume… “apropriação indébita”. Não sei o porquê de tanto espanto com mais uma… Como se fosse novidade em sua vida repleta desses acontecimentos.

Comments are closed.