Um ano sem Jefferson Péres

Há um ano o Brasil perdia o Senador Jefferson Péres. Essa foi uma perda muito sentida, por cada um em particular, mas por todos no geral. Até mesmo os seus adversários reconheciam nele a referência de alguém que tinha ética, postura, educação, serenidade e equilíbrio para a coisa pública.

Eu, que convivi com ele desde 1967, portanto por mais de quarenta anos, senti muito e continuo sentindo a sua partida. Foi meu professor, amigo, companheiro de Câmara de Vereadores, conselheiro e confidente. Foi fundamental na minha vitória em 2004 e sentimos muito a sua ausência na campanha de 2008.

Jefferson era justo, sincero, sabia como dizer as coisas. Devo-lhe muito pela convivência, pelos conselhos e principalmente pelas cobranças e ponderações que sempre fez de forma serena, com a preocupação de quem queria que as coisas dessem certo.

Uma semana antes da sua partida inauguramos juntos duas escolas e um centro de saúde. Antes da inauguração fui buscá-lo e ele pediu que passássemos pelo Cemitério São João Batista, onde me mostrou o estado deplorável em que se achava a arcada da entrada pelo Boulevard Amazonas. Na seqüência, visitamos os túmulos do desembargador Arthur Virgílio e do governador Eduardo Ribeiro. De lá fomos para as inaugurações.

Uma semana depois ele partia, e veio a ser sepultado exatamente na área em que estivemos na semana anterior. Foi um duro golpe em todos nós. Na sua adorada esposa Marlídice, nos seus amados filhos Ronald, Roger e Rômulo, na sua nora Taynah, principalmente.

Deixou um exemplo de vida para todos. Sofri muito com sua perda. A saudade é grande, por tudo aquilo que ele representou na minha formação acadêmica e política.

Uma das coisas que mais tenho orgulho na vida pública é o seu último artigo, que ele deixou pronto para ser publicado em A CRÍTICA no domingo, intitulado “ENFIM, O MÉRITO!” que reproduzo abaixo:

ENFIM, O MÉRITO!

Jefferson Péres(*)

Um dos muitos legados que o prefeito Serafim Corrêa deixará para o seu sucessor será a institucionalização do sistema de mérito na administração municipal.

Pude constatar isto na semana passada, quando participei em companhia do prefeito de dois eventos, por sinal nas duas áreas mais relevantes de qualquer governo: a educação e a saúde. Foi na inauguração de uma escola e de um centro odontológico em dois bairros da periferia da cidade.

No primeiro, a entrega de uma escola que impressionou a todos pela qualidade do edifício e das instalações. Mas a mim impressionou muito mais ouvir, das próprias professoras e pedagogas, ainda jovens, que todas eram concursadas. E ao saber, pela diretora, que ela conquistara o cargo mediante um processo seletivo e não por apadrinhamento.

No outro bairro, houve a entrega de um novo Centro Odontológico, também impressionante pela estrutura física, pelos equipamentos e pela informação de que prestará todo tipo de tratamento odontológico, inclusive microcirurgias. Mas outra vez o que mais me impressionou foi saber, pelo secretário Jesus Pinheiro, que recebera a secretaria com 54% dos servidores em regime temporário, e hoje são 97% concursados.

Como se não bastasse, fiquei sabendo ainda que nas duas áreas, Educação e Saúde, existem respectivamente, em implantação e em fase final de elaboração, PCCS que garantirão aos servidores ascensão funcional e melhoria salarial por critérios objetivos, como um direito e não como um favor do governante.

Trata-se de um silencioso mas importante salto de qualidade na administração pública da nossa cidade. Algo que ironicamente não tem efeito eleitoral, porque não é reconhecido nem rende votos.

Eis a triste sina, muitas vezes, daqueles que se dedicam com seriedade ao trato da coisa pública.

Este artigo para mim é uma medalha muito importante.

Jefferson Péres está entre os justos, e daqui só temos a agradecê-lo por tudo de bom que ele fez em favor de todos nós.

Obrigado, mestre!

14 thoughts on “Um ano sem Jefferson Péres

  1. Saber que no mundo existem pessoas como Jefferson Péres (que ainda existe em nossos corações e mentes) é que nos dá orgulho, não só de ser amazonense, mas também de ser brasileiro, e até de ser HUMANO! Porque só quem amou além de si mesmo o seu próximo pode entender a felicidade!

  2. Serafim,

    Não podia esperar outra coisa de voce,como sua lisura de caráter e gratidão ao fazer justa homenagem ao Senador Jefferson Peres.
    Receba meus cumprimentos e saiba, mais uma vez ,que voce não está só.

  3. FUI VISINHO DO ILUSTRÍSSIMO SENHOR ETERNO SENADOR JEFERSON PERES, MEU PAI E MINHA MÃE FALAVAM SEMPRE DA PESSOA SIMPLES E CULTA QUE ERA JEFERSON PERES.

    FICO TRISTE SERAFIM, POIS PESSOAS COMO ELE NA POLÍTICA ESTÃO SE EXTINGUINDO. E AGRADEÇO A VOCÊ PELA PERSEVERANÇA A HONESTIDADE E ÉTICA NA POLÍTICA, COISAS QUE O ILUSTRÍSSIMO SENADOR SEMPRE PREGOU! SAUDADES DO PEQUENO GRANDE HOMEM!!!

    VOLTA LOGO SARAFA!!!

  4. SARAFA, SEI QUE VOCÊ JÁ DEVE TER CHORADO MUITO, POIS ÉS MUITO EMOTIVO, MAS NÃO ESTÁS SÓ NESTE CHORO, POIS TODOS SENTIMOS SAUDADES DAQUELE QUE VOCÊ CHAMA DE MESTRE!

    A CASA DELE NO ADRIANÓPOLIS NÃO TEM MAIS A LUZ DA ÉTICA E HONESTIDADE NA POLÍTICA E NA VIDA!!

  5. Queria poder dizer ao SENADOR que esta tudo bem no Amazonas.
    Saudades do pequeno Amazonense, mais orgulhoso de ter vivido na era de GRANDE HOMEM.
    Esse ai era o Cara!

  6. Assim eu tenho orgulho de ser Amazonense. Saudades do Senador e Mestre.
    Pedimos a Deus Prefeito, que lhe conceda longevidade para dar continuidade ao seu trabalho, que não era tão diferente do Senador.

  7. Não é demais expressar nossos sentimentos com relação a partida do nosso referencial Jefferson Péres. Sim, um referencial. E este é um exemplo que jovens, como eu, que tenho 21 anos, devem ter como base de concepções éticas, morais e políticas. O nosso Senador deixou um legado muito grande de idéias, pensamentos, posicionamentos e batalhas.

    Assim como o Sr. Prefeito Serafim (sempre será o nosso Prefeito), Jefferson Peres sempre trabalhou com o compromisso de fazer seu trabalho de maneira correta, sem apadrinhamentos, esquemas políticos, nunca foi envolvidos em escândalos. Por fim, acredito que um dia o povo do Amazonas tomará ciencia da importancia que pessoas como Jefferson possuem, e terão esta imagem como um referencial. Este sim, é a herença, o legado, de Jefferson Peres: UM REFERENCIAL!

  8. Jefferson Péres, sempre será um exemplo para todas as pessoas o seguirem. Um político com honra, caráter, versátil e culto.

    Que outros políticos se inspirem na trajetória brilhante desse grande político brasileiro.

  9. O Senador Jefferson Peres foi um grande político nacional, mas permitiu devido a sua omissão(falta de críticas)aqui no Amazonas que figuras como Mal menino e Alfredo, Eduardo se criassem, para infelicidade do Estado.

  10. Serafim vejo que continua com saudades do senador e quem nao sente? Li uma definiçao de saudade interessante: Saudade é o amor que fica.

  11. Uma pessoa simples, sisuda,séria, obstinada pela ética e que partiu deixando uma lacuna,que depois de tanto tempo ainda continua aberta.
    O Brasil e em especial o Amazonas ainda sente a sua ausência,tive a felicidade de conhecê-lo em uma entrega de títulos definitivos no Jorge Teixeira e não só conversar como ter uma foto com ele ao meu lado.
    A tua memória se mantém VIVA,pois és inesquecível JEFERSON PÉRES.

Comments are closed.