TRF da 1ª Região empossa dois novos desembargadores federais nesta terça-feira (16)

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1.ª Região empossa nesta terça-feira, no dia 16 de dezembro, os juízes federais Gilda Maria Carneiro Sigmaringa Seixas e Jamil Rosa de Jesus no cargo de desembargador federal da Corte. Os magistrados, da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), foram nomeados pela presidente da República no dia 20 de novembro. A cerimônia ocorre às 17h30, na Sala de Sessões Plenárias do Edifício-Sede I do Tribunal, localizado no Setor de Autarquias Sul, Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores, em Brasília. A solenidade será conduzida pelo presidente do TRF1, desembargador federal Cândido Ribeiro.

A juíza federal Gilda Sigmaringa Seixas foi promovida pelo critério de merecimento, após compor lista tríplice indicada pelo Plenário do TRF1, e ocupará a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora federal Selene Almeida.  Já o juiz federal Jamil Rosa de Jesus teve o nome escolhido pelo Plenário em observância ao critério de antiguidade, e ocupará a cadeira deixada pelo desembargador federal aposentado Luciano Tolentino Amaral.

Currículo

Nascida no Rio de Janeiro, a juíza federal Gilda Sigmaringa Seixas bacharelou-se em Direito no Centro de Ensino Universitário de Brasília (Uniceub) e concluiu Curso de Aperfeiçoamento para as Carreiras Jurídicas, nível de pós-graduação lato sensu, em 1993, promovido pelo Conselho da Justiça Federal. Atualmente, é aluna especial do Curso de Pós-Graduação stricto sensu em Sociedade, Desenvolvimento e Cooperação Internacional, na linha de Tópicos em Desenvolvimento e Políticas Públicas – Litigância Intragovernamental, da Universidade de Brasília (UnB).

A magistrada ingressou na Justiça Federal em 1995, como juíza federal substituta da 16ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, onde hoje é juíza titular. Em 1998, assumiu a titularidade da 1ª Vara da Seção Judiciária de Rondônia (SJRO) e foi juíza eleitoral do TRE/RO, além de ter acumulado a função de diretora do foro da SJRO. Foi removida em 1999, a pedido, para a Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG), onde integrou a Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais. De volta ao Distrito Federal, coordenou o Juizado da SJDF, de 2005 a 2007, sendo reconduzida até 2008. Umas das pioneiras na conciliação, a partir de 1998, realizou inúmeros mutirões judiciais, coordenou o Núcleo de Conciliação da SJDF e, no cargo de diretora do foro da seccional – biênio 2012/2014 –, inaugurou a Central de Conciliação da Seção Judiciária.

Natural de Itauçu/Goiás, o juiz federal Jamil Rosa de Jesus Oliveira é bacharel em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal e iniciou a carreira, na advocacia, em março de 1983. No serviço público, foi agente administrativo, auxiliar judiciário no Tribunal Federal de Recursos (antigo TFR e atual TRF1), aprovado em 1979, e assistente jurídico no Instituto de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IDR-GDF). Ingressou na magistratura federal em 1988, quando foi aprovado em concurso do TFR, tendo atuado nas seções judiciárias de Goiás, do Piauí, de Alagoas, de Rondônia e do Distrito Federal.

Atuou como juiz federal convocado no TRF da 1ª Região nos gabinetes dos desembargadores federais Cândido Ribeiro, Antonio Ezequiel da Silva, Carlos Olavo, João Batista Moreira, Hilton Queiroz, Olindo Menezes, Maria Isabel Gallotti e Assusete Magalhães. Também atuou como juiz auxiliar da Corregedoria da Justiça Federal da 1ª Região. Em 2011, integrou o mutirão Judiciário em Dia, fruto de parceria entre o TRF1, o Conselho da Justiça Federal (CJF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para o julgamento de 50 mil processos antigos do Tribunal.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região