Transporte Coletivo: Quem manda?

O transporte coletivo de Manaus nunca foi modelo para Brasil, no entanto, nos últimos anos alguns avanços foram alcançados. Infelizmente, alguns diminuídos ou extintos por Amazonino.

Algumas coisas devem ser sempre lembradas, como, por exemplo, a redução imoral da meia passagem e a diminuição dos direitos conquistados com muita luta pelos estudantes em relação ao pagamento da meia passagem feito direto na catraca. Hoje, os estudantes têm que se submeter as filas para comprarem de forma antecipada suas passagem.

Com a redução da meia passagem os empresários tiveram um considerável aumento de suas receitas, mas mesmo assim, solicitaram o reajuste da passagem, e, em um jogo combinado foi negado pelo prefeito. Mas, a traição de Amazonino ao povo foi além, orientou os empresários a entrarem na justiça para que a mesma decidisse pelo aumento.

Uma liminar foi concedida e Amazonino deu o reajuste. É obvio que decisão judicial não se discute, sempre somos orientados a obedecermos a todas as decisões, mas quando discordamos de algo temos o direito constitucional de recorrer, coisa que Amazonino não fez, exatamente porque havia combinado todo esse jogo sujo com os empresários de ônibus de Manaus.

Mais tarde Amazonino reduz a passagem como sua última cartada para tentar se candidatar ao governo do Amazonas. Deu errado. A população continuou reprovando o seu governo e meses depois ele concedeu um novo reajuste ao transporte coletivo.

Agora, a Justiça Amazonense determina que a passagem volte a R$2,10 e Amazonino perde as condições de administrar o sistema. O prefeito de Manaus, seja ele quem for, tem que assumir a responsabilidade do transporte coletivo com os seus prós e contras, na maioria das vezes, os ônus são maiores que os bônus, mas Amazonino com uma brutal irresponsabilidade joga para Justiça uma função que o povo lhe deu, que foi melhorar o sistema de transporte em Manaus.

A briga na justiça vai continuar, novos aumentos e reduções acontecerão e enquanto isso você continuará sendo prejudicado com ônibus velhos, greves e paralisações relâmpagos. Esse é o desgoverno de Amazonino que penaliza você a todo instante.

Até Quinta!!

Marcelo Serafim é deputado federal pelo PSB/Am e farmacêutico Site: www.marceloserafim.com.br , twitter.com/_marceloserafim , marcelocserafim@hotmail.com e fone 92 32382835