Transporte Coletivo. Problema de todos.

marceloramosNa última quarta-feira (10.03), fui de casa para a Câmara de ônibus. Peguei o 126 na Avenida do Turismo, desci em frente à Prefeitura e peguei o 110. Sofri com um calor danado e com a lotação no 126, mas cheguei em 43 minutos.

Ao olhar no rosto de cada passageiro, passei a refletir sobre o que, verdadeiramente, nós vereadores temos feito pelo transporte coletivo de Manaus. Há duas semanas estabelecemos no Plenário da CMM uma praça de guerra, na qual, nós da oposição imputamos todos os problemas ao atual Prefeito e a bancada da situação culpa o Prefeito anterior.

O trágico disso é que enquanto nos digladiamos, para ver quem é o maior culpado pela crise, o povo continua esperando uma hora na parada por um ônibus velho que provavelmente vai pregar no caminho.

Na verdade, todos somos um pouco culpados. O ministro Alfredo tentou o Expresso, e deu no que deu. O vereador Carijó acabou o Expresso e tentou restabelecer a normalidade, sem sucesso. Eu mesmo, junto com o ex-Prefeito Serafim, tentamos melhorar com a licitação, e não tivemos todos os resultados esperados. E o atual Prefeito Amazonino também tem encontrado enormes dificuldades.

Contudo, o debate em torno da questão do transporte está tão polarizado, concentrado em opiniões de oposição e situação, que se perdeu o foco o que é mais importante: o bem estar dos usuários.

E tudo continua como está!

Discutimos o transporte coletivo, como se só existisse a questão política, não existissem as pessoas, os milhares de trabalhadores, de estudantes, de pais e mães de família que dependem do transporte e estão esperando por soluções concretas, que tornem suas vidas menos penosas.

Reafirmo minha postura de oposição, meu dever de fiscalizar o Executivo. Mas a gravidade da questão do transporte coletivo exige o estabelecimento de um diálogo mais objetivo.

Ao Prefeito caberia, a meu ver, humildemente, admitir sua dificuldade de enfrentar sozinho os problemas do transporte de Manaus.

Com a Copa, em breve teremos um novo sistema, o BRT e o Monotrilho. E sobre isso a Câmara, infelizmente, contaminada pela política mais eleitoral, não debate a essência do problema.

Prefeito, a solução do transporte coletivo não é para o bem da situação ou da oposição. É para o bem da cidade, das pessoas que dependem desse serviço e que estão assistindo a essa guerra, sem nada entender.

PS. IDPT, tome vergonha! Pague seus funcionários! Eles estão passando dificuldades!

Marcelo Ramos é advogado e vereador pelo PSB. www.vereadormarceloramos.com.br

O artigo de Marcelo Ramos é publicado originalmente, todas as sextas, no jornal Dez Minutos.

15 thoughts on “Transporte Coletivo. Problema de todos.

  1. Cuidado meu nobre vereador, para não ser acusado de estar usando drogas! Explico já: Sei que o sr. é o maior careta do mundo mas, a partir do momento que está usando o transporte coletivo desta cidade, então o sr. pode estar sendo usuário de droga! Concorda?
    Deixe essa droga de lado, e volte andar no seu carrinho, pois o sr. lutou tanto para adquirir um bem de consumo, que não acho correto ficar viajando de busão! Uma viagenzinha basta pra saber a droga que esses mondrongos.

  2. Pena que o vereador tenha tomado a decisão de andar de transporte coletivo muito tempo depois de ter passado pelo IMTU e gerido a licitação que poderia contribuir muito para a solução do problema…. Tomara que esta “aventura” não tenha sido isolada e única.

  3. Muito bom o artigo, vereador!
    Gostaria de fazer uma denúncia: Os funcionários da IDPT, os agentes sociais, mais conhecidos como “verdinhos”, são humilhados no CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança).
    O Diretor do CIOPS, Coronel Rômulo, obriga os agentes sociais, como se fossem militares, a desfilarem (marcharem) todos os dias. Nem os policiais e bombeiros militares marcham. Isso é um absurdo!

  4. O transporte coletivo e problema em quase todo o país, em Manaus deixou de ser prioridade e foi transformado em uma guerra pessoal entre os Vereadores da situação e os Vereadores de oposição, da administração atual acusando a administração anterior, estão perdendo tempo precioso buscando culpados quando poderiam buscar juntos uma solução, enquanto a população sofre nas paradas de ônibus. Sugiro uma trégua entre a situação e oposição e todos justos passem a buscar soluções viáveis e concretas para o transporte coletivo de Manaus, pois em uma coisa todos concordam, o sistema de transporte coletivo de Manaus esta um caos. Vamos lá mostrem que vocês são capazes de esquecer as diferenças político partidário em prol da população que já não agüenta mais.

  5. BOMBA BOMBA!! ATENÇÃO ATENÇÃO!!

    Nos bastidores de cada secretaria da prefeitura, já estao ocorrendo os levantamentos dos nomes de funcionarios temporarios a serem demitiddos pela prefeitura.
    A ordem partiu do prefeito de manaus aos secretarios pedindo que os mesmos diminuissem o quadro funcional de cada secretaria.
    Os que restarem terao contrato renovado por 6 meses, mas com produtividade reduzida novamente.

    Segunddo o prefeito a prefeitura está gastando muito, e nao esta com dinheiro pra gastar assim, o que é um paradoxo em relação a medida de pagar 8 milhoes ao Rafael Siqueira.
    Se a prefeitura tem arrecadado tanto como ddiz, como nao tem dinheiro?!

  6. Vereador Marcelo, o transpote coletivo de Manaus está do jeito que está por que os Srs. preiftos e seus secreterio não ouveem que usa o transporte cioletivo ou nseja os usuarios. Alguem já chamou reperesentantes da população para darem sugestões. Não precisa de muito dinheiro precisa de ação e vergonha na cara. Me desculpe sou seu admirador mais e isso ai!!!

  7. Pensei que perdi,mas na verdade ganhei,entrei na CMM imaturo politicamente falando e achava que poderia resolver os problemas de todos os munícipes,que decepção,como resolver problemas que não conhecia,que não vivenciei,só ouvia falar e me esforcei no meu limite para se não pudesse resolver não seria um impecilho e procurei com responsabilidade fazer o melhor para contribuir com o desenvolvimento da minha cidade.
    Na reeleição não fui bem sucedido,e pensei que fui desaprovado pelo povo,mas quando as pessoas me viam lamentavam por eu não ter sido reeleito,agradecia.
    Desde o ano passado,tenho andado de onibus,e visto in loco,o sofrimento das pessoas,nos coletivos lotados,mulheres,idosos etc sendo desrespeitados,motoristas extressados e correndo como se daquela corrida dependesse o seu emprego,freadas bruscas,alguns onibus novos mais sua capacidade de transporte diminuida,a empresa Águas do Amazonas,desrespeitando o consumidor.Amazonas Energia idem.
    O descaso que nós homens publicos temos para com aqueles que em nós confiam seu voto é grande,podemos fazer muito mais que belos discursos,é só lebrarmos que somos representantes do POVO e não de quem está no poder.
    Aprendi com as coisas que sofri,e sinceramente,espero que o povo aprenda com as coisas que há muitos anos veem sofrendo.
    Na sua luta defenda exclusivamente o POVO e não projeto de governo.
    OPOSIÇÃO X SITUAÇÃO,DEFENDEM MUITAS VEZES SEUS GRUPOS E NÃO O POVO.
    TRANSPORTE COLETIVO UM CAOS,A CULPA É DE QUEM PASSOU E NÃO RESOLVEU,MAIS PRINCIPALMENTE DE QUEM ESTÁ E NADA FAZ.
    EU QUE FIZ,AGORA É TUA VEZ DE FAZER,O RESTO É BLÁ,BLÁ,BLÁ DE INCOMPETENTES

  8. Marcelo Ramos…Forte esperança na conjuntura política do Amazonas…e, por que não, do Brasil!?
    Bom saber que estamos do lado do bem…rs.
    Abraço Sarafa!

  9. O problema do transporte coletivo é que o ex-prefeito culpa o atual prefeito e o atual prefeito culpa o prefeito anterior que culpa o anterior deste, ou seja, que CUlpa temos nós com o CUlpa dos outros?…

  10. Na verdade não quero comentar, sou professor do município de Tapauá/AM, e gostaria publicar alguns fatos e descasos no seu blog,
    assim, gostaria de receber no meu email, o endereço do blog para enviar, possiveis, material.
    Grato
    Prof. Diomédio

  11. Pelasantamadrugada, levem esse maldito BRT para debate!

    Manaus vai se transformar em uma cidade horrorosa com esses elefantes podres que querem trazer pra tentar resolver o problema de transporte.

    Será uma poluição visual sem precedentes aqui em Manaus. Já não bastam viadutos com semáforos embaixo ou complexos viários que acabam com todos os retornos nas principais vias?

  12. Vereador,
    Não se sinta culpado. O Senhor fez a sua parte quando dirigiu o IMTU. Pena que o sistema de transporte coletivo do Brasil inteiro está contaminado. Quem quiser fazer alguma coisa, depara com o monopólio do setor que está preso na mão de meia duzia de pseudo empresários. O maior exemplo é a transmanaus.
    Também tenho veículo particular, mas, de vez em quando deixo o carro na garagem e me submeto a tortura de andar de onibus coletivo.
    A solução para resolver o problema é esta mesmo que o Senhor propõe… esquecer as diferenças… deixar de atacar uns aos outros e pegar o dinheiro do estado (quando falo estado digo Governo do Estado, Prefeitura de Manaus e, inclusive o poupudo cofre da Suframa que ano passado perdeu uma verdadeira fábula de recurso contingenciado por falta de projetos) e investir em políticas públicas sociais (centros de opções de trabalho, escolas, mercados e feiras, hospitais e postos de saúde, etc…), para melhorar a qualidade de vida da população e com isto fazer com que famílias que se deslocam do norte para o sul e do leste para o centroeste, permaneçam em suas comunidades estudando, trabalhando e fazendo suas compras. Isto não vai resolver o problema do trânsito, mas, fará com que algumas crianças, jovens e idosos não sejam humilhados e torturados ao utilizarem um meio qualquer de transporte coletivo.
    A educação dos mautoristas que invadiram as ruas de Manaus também é outro fator preponderante para o caus do trânsito. Tem que haver investimentos em propaganda produtiva, mostrando exemplos de imprudências que causam acidentes, mautoristas agressivos que chegam até a ameaçar ooutros motoristas, e por aí vai.
    Tem que se trabalhar na infraestrutura da Cidade, com a abertura de vias alternativas e não o seu fechamento como vem ocorrendo.
    Como disse anteriormente em outro post, Não adianta encher a cidade de viadutos, tuneis, marginais, se a cada dia entram aproximadamente 300 carros novos e não saem nem 10. Tem um monte de carroça velha se arrasntando pelas ruas da Cidade e nenhuma providência é tomada para retirar estes veículos velhos das ruas. Sei que todos temos os direitos da Constituição para ter o que quizer, porém, não devemos abusar destes direitos.
    Por fim Vereador, quero elogiar seu trabalho e dizer que conte com o meu apoio nesta árdua jornada.

  13. Prefeito, Publica esse “tren” ai, essa moderação esta devagar de mais….

  14. Prezado Serafim,

    Me deparei hoje no matituno A Critica, com uma matéria do Ministro mentiroso Alfredo Nascimento criticando o transporte coletivo e a ineficiência sua e do Carijó, que não souberam finalizar a implantação do Sistema Expresso.
    Sempre achei que o senhor deveria ter agido como os seu adversários, exemplo o Amazonino que entrou na PMM escandalizando a sua administração, acho que por ser ético o senhor não quiz agir da mesma forma, mas poderia ter tido a coragem de abrir a caixa preta que envolve o financiamento pelo BNDES do sistema de transportes citado na reportagem.
    Prefeito, nunca espere coisa boa desse grupo, que um dia foi idealizado e criado pelo Gilberto com a promessa de ficar 20 anos, e pelo visto vai se perpetuando nas mãos do Amazonino, Eduardo, Alfredo, Familia Lins, e muitos outros que estão sendo preparados para dar continuidade ao sonho do Boto.
    O senhor já foi traído na eleição passada , pois o Alfredo não lhe apoiou, agora vejo o senador sem voto e lambanceiro João Pedro, tentar lhe colocar como vice desse cidadão, o interesse dele e ficar como senador (mesmo sem votos) pois se Alfredo não ganhar a mamata dele vai acabar, portanto não aceite negociações com esse povo, o senhor e o Arthur foram os únicos políticos que conseguiram quebrar a corrente do grupo, e vcs sofreram todos ataques da imprensa e o abandono por parte dos lideres que brigam entre si, mas se beijam na hora da eleições.

Comments are closed.