Transporte Coletivo: A omissão do prefeito continua

Imagem de matéria do jornal Diário do Amazonas de sábado, dia 1 de maio
Imagem de matéria do jornal Diário do Amazonas de sábado, dia 1 de maio

Manaus vive um caos desde sexta-feira com a greve dos rodoviários. Todos estão pagando um preço alto por conta da greve, mesmo quem não é usuário do sistema, mas depende do transito e de serviços prestados por quem usa o sistema. O Prefeito divulgou nota dizendo que a greve é política e que a Prefeitura não tem nada com isso, pois a questão é “meramente” trabalhista e como tal deve ser resolvida pela Justiça do Trabalho.

Interessante é que dois anos atrás quando eu era o Prefeito ele achava exatamente o inverso: as paralisações de porta de garagem eram legítimas e a culpa era sempre minha. E no meu tempo, nunca aconteceu algo parecido com a situação que hoje a cidade vive. Ocorreu fechamento de garagens de empresas que tinham questões trabalhistas pendentes, mas nunca paralisações do tipo que Manaus assiste desde sexta-feira.

Naquela altura, ele na oposição apoiava e era apoiado pelo mesmo grupo que ainda hoje controla o sindicato e que participou ativamente da sua campanha eleitoral de 2008, inclusive elegendo um vereador que lhe dá apoio na Câmara Municipal.

Não sou daqueles que quanto pior, melhor. Não. Torço para que a cidade funcione, para que as coisas caminhem, mas o que assistimos hoje é a total omissão do Prefeito que, como todos estão vendo, não gosta de ser Prefeito. Parece até que considera isso uma punição e fica “emburrado” que nem menino na fase de alfabetização quando a professora por alguma razão lhe repreende.

O seu projeto era usar a Prefeitura para ser candidato à Governador, como fez nas duas outras vezes. Desta vez, não deu certo. Ora, o povo não tem culpa disso. Ele foi eleito para ser Prefeito e tem que assumir essa responsabilidade que tem bônus, mas tem ônus, também.

Um deles, talvez o mais pesado, é exatamente esse: gerenciar o transporte coletivo, coisa que ele não vem fazendo desde que assumiu. Ao contrário. O sistema que vinha apresentando avanços – informatização, pagamento da meia passagem pelo estudante na catraca, integração temporal, só dois aumentos em quatro anos, substituição das kombis por microônibus, renovação da frota com 630 ônibus novos – embora não fosse o ideal, na gestão dele andou para trás. Uma série de medidas equivocadas piorou o sistema.

A greve, mas, sobretudo e principalmente a omissão do poder concedente, no caso a Prefeitura, é o resultado dessa omissão e de uma série de promessas falsas, nenhuma delas cumprida ou pelo menos encaminhada como a de trazer 800 ônibus da China.

O povo, em geral, e os usuários do transporte coletivo de modo particular não podem continuar sofrendo pela omissão do Prefeito. Ele precisa agir e assumir o cargo de Prefeito, ainda que para isso tenha que pagar o preço. Afinal de contas, na vida pública sempre que decidimos agradamos uns e desagradamos outros. Não há hipótese de agradar a todos, principalmente pela omissão.

18 thoughts on “Transporte Coletivo: A omissão do prefeito continua

  1. Serafim, penso que a Greve sempre existirá, pois é um processo natural político, após sentir a insatisfação da população. Mas deixo aqui a pequena experiência vivida de quem já fez muitas greves, justamente por este motivo: Penso que avanços somente terá propaganda gratis quando quem utiliza o sistema sente as mudanças. Mais, a questão não é somente manifestar e mostrar o caos do sistema, mas o tempo em que se negocia com os setores para que as ações, de fato, sejam sentidas pela população. Saudações

  2. Meu eterno Prefeito,
    Entre tantos descasos com a nossa cidade e com o patrimonio público, um me deixou muito triste. O fato de saber que os esforços empreendidos por parte do senhor e da Profa. Arminda Mendonça, para ter o antigo prédio da Prefeitura restaurado foi em vão. Hoje o Prédio do Paço da Liberdade está totalmente abandonado,com vidros quebrados, sendo moradia de indigentes e sem contar que o local onde foi encontrado uma urna funeral serviu de acomodações para que uma cadela tivesse seus filhotes.
    E ai, vamos reclar pra quem???? para os mesmo que impediram os senhores de colocar o piso no Mercadão por não ser o tipo adquado, e que agora foi aprovo piso de qualidade inferior.

  3. A NOTA OFICIAL publicada no site da Prefeitura de Manaus desde o dia 30/04/2010 e posteriormente publicada nos meios de impressa é algo surreal parecido com os casos da serie o Bem Amado da Rede Globo onde tinha uma cidade chamada Sucupira administrada pelo Prefeito Odorico Paraguaçu.

    Na nota a administração municipal tenta se eximir de responsabilidades quanto ao problema do transporte coletivo da Cidade de Manaus, demonstrando assim, uma total falta de respeito, sensibilidade e senso de bem comum. Na verdade a nota não passa de um atestado inequívoco de incompetência administrativa já mais visto e até de falta de zelo com a própria imagem do prefeito e de sua administração, denota ainda que inexiste na prefeitura assessores ou conselheiros, pelo menos competentes. Em outras palavras o prefeito de Manaus perdeu uma grande oportunidade de ficar calado!
    Provérbios 17:28 “Até um tolo, estando calado, é tido por sábio”.

  4. Penso que todos estão corretos, prefeito Serafim. O senhor por que ajudou o sistema a avançar, os comentaristas do bolg que acham que o prefeito errou na nota e, e penso que errou mesmo. O caminho não era jogar o povo contra os trabalhadores, mas admito que concordo quando Amazonino afirma que existe conotação eleitoral e que os motoristas já ganham um dos melhores salários do país.

    É preciso acabar com esse terrorismo trabalhista-sindicalista que acontece no Brasil hoje em dia. Aliás, dois tipos de terrorismo: o sindical e ambiental.

    Mas Amazonino está acabado. Erra como um novato. Amazonino está deixando Manaus acabar justamente numa época que antecede a Copa.

  5. Serafim, estou contigo nas eleições vindouras,não se curve ante os críticos… Precisamos de você, um grande abraço.

  6. INFELISMENTE TAMBEM SOU USUARIO DO TRANSPORTE COLETIVO, MAIS O POVO DE MANAUS PRECISA DE MAIS INFORMACAO… PRECISA INVESTIGAR AS COISAS, POLICIAR. AGORA NAO ADIANTA CHORAR PELO LEITE DERRAMADO. SALVADORES DA PATRIA MANAUS TA CHEIA. É AMAZONINO, É OS IRMAOS CORAGEM, É SABINO…POVO QUANDO VAO SABER VOTAR!!!!
    TIME QUE GANHA, NAO SE MEXE AGORA TODO POVO SOFRE E PRINCIPALMENTE A ZONA LESTE!!! PELO O MENOS NAO MORO NESTA ZONA…
    AGRADEÇO

  7. acho que o prefeito ainda pensa que as pessoos
    tem o mesmo pensamento de 15 anos atrais
    numa situação como essa. apopulação que usa os
    coletivo para trabalhar. que uma resposta rapida para resolver o poblema não importa como. pos eu dependo de unibus para trabalha opatrão não que saber porque eu e meus colegas de trabalho estamos chegando atrasado na empresa ele so que saber de
    produção

    se oprefeito e omisso numa situação como essa da po entender que ele esta disendo que não
    tem como resolver o poblema

    então s.h prefeito renuncie seu cargo e do viç
    e de para quem tem copetencia para nos tira do caus que estamos vivendo

  8. Trezentos garis demitidos. Obra de amazonino!
    Ruas esburacadas há dois anos. Obra de Amazonino
    Processos seletivos de servidores sob suspeita. Trabalho de Amazonino
    Caos nomn transporte coletivo, Obra de Amazonino
    Retirada de beneficios do povo no transporte coletivo. Trabalho de Amazonino
    Bragas entre secretários. Obra de Amazonino
    Contratação de empresa corrupta. Obra de Amazonino
    Imcompetencia na gestão financeira da Prefeitura. Obra de Amazonino
    Falta de remedios e caos na saude publica do municipio. Obra de Amazonino
    Desrespeito ao meio ambiente. Obra de Amazonino
    Transito sem lei. Trabalho de Amazoninio
    Fairas maercados e camelos em polvorosa. Obra de Amazonino
    Querem mais e melhor? Cassação à vista. Sina de Amazonino

  9. É, Greves sempre existirão! mais até quando? Sempre que os empresários só pensarem em lucro para eles, os trabalhadores tem trabalhar em ônibus velhos e sujos, sem nenhum preocupação com sua saúde ou direito, sociedade ainda não fez nada não pela paralisação mais pela conscientização dos trabalhadores que também sofrem com problema vivenciados, vamos pensar mais na hora de votar…Sarafa estamos contigo!!!!

  10. Serafim,

    Eu queria que todo mundo tivesse acesso ao seu blog,e entedesse oque esta acontecendo com a cidade.

    O sentimento de Omissão do nosso atual prefeito é um descado total e absurdo com a população que o tornou prefeito.
    Nossa Cidade esta desorganizada e agora mais abandonada do que nunca!

  11. esse prefeito que esta ai demostrou a competencia de resolver tudo.infelizmente estou decepcionado com tanta imcompetencia
    e falta de sabedoria.esta na hora da mudanca.

  12. Serafim,
    Uma indústria para não ter solução de continuidade na sua linha de produção contrata vários fornecedores para o mesmo produto, pois em caso de força maior de um fornecedor não terá prejuizos no futuro. Baseado nessa premissa e sabedor que V.Sa. é um grande economista porque que quando esteve na Prefeitura de Manaus Unificou todos os Õnibus numa empresa só criando um monopólio e gerando grandes dificuldades para a população quando esse monopólio se rebela e não funciona???. Tudo bem, a justificativa era de que para a Prefeitura negociar apenas com um grupo era mais fácil, porém não incluiram na negociação esses entraves.
    Também penalizaram as kombis lotação, moto-táxis, táxislotação, onibus pirata etc. Sabe o que está acontecendo hoje em Manaus?. A Prefeitura está recorrendo a esses seguimentos para regularizar a situação caótica dos transportes da cidade, ontem eles eram proibídos, hoje eles são chamados para ajudar como parceiros a Prefeitura. Se naquela época existissem várias empresas com vários contratos vigentes e linhas estipuladas na cidade uma greve desta não prejudicaria a população porque outras empresas supririam por tempo indeterminado a falta de outras. Também quero dizer que a Prefeitura deveria valer do seu direito de intervir nas empresas, ou seja substituir os motoristas grevistas, pois Õnibus não faz greve, somente os condutores. Manaus tem muitos motoristas não sindicalizados que dirigem todo tipo de carro e estão desempregados. Tem que acabar com esse sistema que impõe a Transmanaus: ” So pode dirigir Õnibus coletivo se for sindicalizado”.

  13. A secretaria de infra- estrutura Waldivia Alencar, contrariando determinação de juíza federal nomeou o “tecnólogo” Francisco Lima envolvido na operação Pampulha, como “engenheiro” de Autazes numa obra de aproximadamente R$20.000.000.000. Sera que o governador Omar Aziz sabe disto?

  14. Sarafa, vc tem razão!! esse prefeito atual é de faz de conta, ele tá de brincadeira com a população!!!

  15. De onde é que você ouviu que a PMM estaria contratando transportes irregulares? Se foi através do pessoal do sindicato-marionete das empresas, tá explicado!!!

    Entretanto, o atual prefeito mostrou ser um dos melhores discípulos da escola política de Plínio Coelho, que adorava falar o que o povo precisava ouvir e depois ficava quieto esperando o povo esquecer!!! Foi assim, e com ajuda de duas emissoras de TV e outras tantas de rádio, que ele se elegeu.

    Quando assumiu, alardeou que resolveria a problemática do transporte coletivo porque a administração anterior era “incompetente” e “morosa”. Cadâ a tão propalada “celeridade” dele???

    Dentre outras coisas ridículas foi o sucateamento do Parque dos Bilhares e do fechamento da escola André Vidal Araújo, só para desmerecer o que foi feito e usar o discurso da incompetência para desacreditar o seu antecessor. Amazonino está mais perdido do que cego em tiroteio!!! E não tem moral nenhuma para frear os desmandos dos empresários do setor de transporte coletivo.

  16. Sarafa,

    Escrevo para desabafar a minha insatifisfação com o lixo do sistema de trasnporte em MANAUS, está um horror, nossa temos que gritar e dizer a todos, basta com essa bagunça e descaso da prefeitura com o drama sério que temos no transporte, por isso peço que todos reclamem e que a gente obrique eles a fazerem alguma coisa, afinal pagamos os tributos e onde está os nossos direitos.

    Agora eles colocam propaganda na televisão que está tudo bem, nada está bem, não temos nem o básico que é sinalização das ruas e as faixas brancas da rua nem temos isso , está um horror.

    ASS: KENNY
    Administradora

Comments are closed.