Toffoli propõe ‘grande pacto republicano’ para tirar o Brasil da crise

No texto, publicado nesta 2ª feira (19.nov.2018) na página brasileira do site El País, ele pede que a sociedade civil também ajude a enfrentar com êxito os desafios que o país enfrenta após a eleição de Jair Bolsonaro (PSL).

“Esse pacto envolve, com absoluta prioridade, que deliberemos sobre as reformas previdenciária e tributária/fiscal e enfrentemos os problemas da segurança pública. Nesse concerto”, escreveu Toffoli.

Os temas que Toffoli considera prioritários estão entre os maiores desafios dos futuros governantes a partir de janeiro de 2019. A dívida pública passou de 55,4% do PIB em 2014 a 77,3% em 2018. Em 2016, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), foram registrados 62.517 homicídios no Brasil.

De acordo com ele, o Supremo tende a exercer 1 papel moderador para resolver os conflitos e garantir os direitos da população. “Notadamente aqueles essenciais ao fortalecimento do regime democrático, como a liberdade de expressão”.

“Não obstante a elevada importância do Poder Judiciário, é preciso que a política volte a liderar o desenvolvimento do país. A chave para o progresso da nação está na harmonia e no equilíbrio de forças entre os Poderes”, escreveu.