Tirando da reta

Definidas as doze cidades que sediarão a Copa de 2014 começa a fase mais difícil: a das obras para colocá-las em condições de sediar o evento. O Governo Federal já está, como se diz na gíria, “tirando da reta”.

Vejam o que diz o Painel da Folha de hoje:

A Copa é nossa

Acossado por um sem número de pedidos de Estados e prefeituras que usam como argumento a Copa no Brasil, o governo federal avisa: 2014 não servirá de panacéia “para todo mundo resolver seus problemas de transporte”, nas palavras de um assessor presidencial. No que diz respeito ao Mundial, o chamado PAC da mobilidade urbana será focado na infraestrutura aeroportuária e na logística de acesso aos estádios.

Outra decisão: não haverá dinheiro federal para construir ou reformar estádios. As cidades-sede terão de viabilizar seus projetos com a iniciativa privada. A única ajuda nessa seara será na forma de linhas de crédito do BNDES, em condições ainda por definir.

Lupa. A primeira reunião multilateral sobre a Copa acontece nesta semana, entre a Fifa e representantes dos governos federal e estaduais. A entidade vai exigir clareza sobre a disponibilidade de recursos para as obras prometidas, em especial os estádios.

6 thoughts on “Tirando da reta

  1. o Governo Federal não têm verbas suficientes para “demolir” as cidades e fazê-las novamente. Então os governos estaduais terão que se virar mesmo.

  2. gostei muito do seu blog,Serafim,vamos a luta,mais uma vez,quanto aos seus artigos,são excelentes quando relembra Manaus antiga,se prepara companheiro,que você vai ser governador,tem todo o meu apoio,junto com Ciro para presidente e a reeleição do Marcelo.Aproveitando o ensejo muito obrigado por ter me ajudado,ja estou terminando a faculdade de direito,falta so um ano,desculpe-me por ter usado seu blog para te agradecer,pode contar comigo.Cesar Augusto Casagrande.

  3. Já devemos os tubos de grana, alguns débitos em dólar por sinal. Acho bom começar a falar inglês ou japonês. Assim não vai. Ou será que vai…Chiiiii. Mais nuvens negras. Eu que pensei que era enxurra de money papito. Se devolverem o que entocaram, aí vai.. E vai ficar bonito!

  4. Se ficarem entocando dinheiro, o mundo todo vai conhecer a cara da corrupção Amazonense. Espero que pelo menos o dinheiro da copa não fiquem embolsando. E aí não tem a desculpa da gestão anterior.

  5. Sr. Serafim

    Penso que, antes de projetos arquitetônicos, se busque um programa de capacitação para que o comércio turismo e a própria população seja bem estruturada para esse grandioso evento.

    Não podemos pensar que só construções fazem uma cidade. Li pela net que o Pará perdeu, dentre outros motivos, pelo fato de pecar com a limpeza.

    Penso que nossa Manaus não está tão longe dessa falta de educação cívica. O centro continua com ruas sujas, e Manaus terá que ser recortada nas melhores zonas para que os turistas tentem nos ver com bons olhos. Se algum turista errar o caminho e vir para as zonas norte e leste, encontrará uma realidade medieval, praticamente impossível de se imaginar: ruas sujas, buracos que parecem feridas bravas (não fecham nem com reza!), ruas sem calçamento, altos índices de criminalidade, e um péssimo sistema de transporte.

    Uma coisa parece ser boa nessa história toda: tem gente se preocupando em estudar inglês e outras línguas para receber os gringos. Isso mostra que o povo busca conhecimento quando quer…

    Mas não sei se o nível educacional de Manaus está a altura de uma preparação mobilizadora como aconteceu com a China, por ocasião das olimpíadas.

    Manaus poderia dar um salto de qualidade, a pretexto de se preparar para a copa. A educação poderia melhorar sensivelmente. Mas deixar professores esperando para serem atendidos, ou negociar com o sindicato médico o salário dos educadores só nos mostra que isso não está nos planos dos que possuem o poder em Manaus.

    Mesmo que fosse só nas aparências, poderíamos melhorar as escolas com um programa de mobilização comunitária de limpeza e pintura. Poderíamos propor redução de IPTU para quem fizesse calçadas na frente das suas casas, poderíamos reforçar e ampliar o aparato de monitoramento eletrônico das vias públicas… Quem sabe, se fingíssemos ter uma Manaus desenvolvida, a cidade acabasse gostando da experiência e praticasse melhoria “dos vera”?

    Sou sonhador. Mas sonhar ainda não é crime… ou será que já é?

    PS.: Por favor, inclua nos seus temas a nossa EDUCAÇÃO municipal. Muitos professores apreciariam isso.

    Grato pela oportunidade.

  6. Que grande desafio será acolher turistas em Manaus. Será um grande desconforto aos visitantes, pois a cidade está muito aquém do mínimo de civilização. Sujeira, ruas esburacadas,falta de coletores de lixo do tipo seletivo para reciclagem, transporte público sujo,mal-cheiroso,caindo aos pedaços e sem ar-condicionado,falta de educação no trânsito,falta de educação para em línguas estrangeiras. Não se cumprimentam as pessoas, nao se pede licença, não se abre as portas para quem está entrando, não há olhos nos olhos, não há o “desculpe, Obrigado, Posso ajudar”.
    As zonas turísticas como o Porto é imundo! gente bêbada,suja! o centro de Manaus mais parece um grande mercado cigano!
    A cidade está suja, com tanta falta de competência política, estamos subgeridos! temos tanto potencial, mas faltam pessoas qualificadas na Prefeitura, na inoperante Secretaria de Turismo, etc…
    É por essas e outras que aqui na Europa, quando se fala em Amazonas,em Manaus, acham que nem chega a ser uma cidade.Tenho pena em dizer isso, mas é verdade…

    Não estamos preparados, não estamos motivados para sair do mínimo, para ler mais, para sermos mais conscientes nas boas maneiras, no jogar o lixo na lixeira, a ter cada coisa em seu lugar, a se arrumar, se perfumar, ter uma higiene. Os políticos não estão preocupados em fazer e nem em desenvolver, em criar,crescer e levar sua gente ao um patamar mais desenvolvido, elegante e limpo.
    Podemos ser desenvolvidos, basta ter as competências disponíveis nos cargos políticos.

    Maria Costa
    Bruxelas

Comments are closed.