SOS UEA 3

Essa semana, publiquei dois artigos abordando a crise na Universidade do Estado do Amazonas (SOS UEA e SOS UEA 2, www.blogdoholanda.com). Os artigos abordaram aspectos políticos e administrativos da crise e geraram uma grande polêmica nos blogs. Cumpri meu objetivo que era tornar pública e chamar a sociedade a refletir sobre os problemas da UEA.

Sem pretender aqui indicar culpados, porque isso deve ser fruto de uma reflexão coletiva da sociedade e da comunidade acadêmica, é importante relatar fatos porque esses são incontestáveis.

A UEA demitiu parte do seu corpo administrativo que era vinculado a projetos ligados à Fundação Muraki, o APROVAR, pré-vestibular gratuito e que de 2004 a 2008 aprovou mais 3.500 alunos no vestibular, está com suas atividades suspensas, as salas, antes dotadas de computadores e data-show estão sucateadas, assim como os laboratórios, e a muitos professores estão com a demissão marcada para 31.12.2010, sem que os concursos tenham sido realizados para substituição. Sem discutir culpados, isso é fato!

Esses fatos, decorrentes de um processo continuado de má gestão e desmandos administrativos, combinado com a omissão do Governo do Estado nos últimos anos, vem afastando a UEA das suas missões de democratizar o acesso ao ensino superior, melhorar a qualidade da educação básica, pesquisar as potencialidades econômicas, formar mão de obra qualificada para atividades produtivas, descobrir talentos reprimidos e qualificar o debate político e científico.

Nesse momento de crise é importante que todos assumam as suas responsabilidades.

Ao reitor cabe realizar os concursos e fazer os ajustes administrativos necessários tendo como premissa que não haja descontinuidade em nenhuma das atividades desenvolvidas na Universidade.

Ao Governo do Estado cabe explicar a sociedade, responsável pelos recursos (mais de R$ 150 milhões esse ano) que sustentam a universidade, os porquês dessa crise e as medidas planejadas para a sua superação.

À sociedade cabe criar um movimento de defesa da UEA que sensibilize a todos da importância estratégica dessa instituição para o desenvolvimento e para o futuro do nosso Estado.

PS. Parabéns à Manaus e ao seu povo.

Marcelo Ramos é advogado e vereador. www.vereadormarceloramos.com.br