Segurança Pública – Marcelo Ramos prepara pacote de propostas e quer sugestões de internautas

Um pacote de propostas para a segurança pública será apresentado pelo deputado estadual Marcelo Ramos (PSB) na próxima terça-feira (29), na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). Além do requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar abuso de poder por parte de policiais, o parlamentar irá apresentar diversos projetos de lei, entre eles o que propõe a instalação de câmeras nas viaturas da polícia.

A idéia surgiu com o grande debate levantado na cidade desde a divulgação de imagens que mostram policiais militares agredindo um adolescente no bairro Amazonino Mendes em 2010. O pedido de CPI para investigar este e outros casos de violência policial foi discutido ainda nesta semana, mas a partir de terça o deputado pretende iniciar o recolhimento de assinaturas para viabilizar o processo. Dois outros deputados já se posicionaram a favor da medida.

Marcelo Ramos também apresentará três projetos de lei voltados para esta questão da segurança pública. Um deles será para obrigar a Secretaria de Segurança Pública (SSP) a instalar câmeras nas viaturas policiais. O outro é para proibir a vinculação de policiais militares a outros órgãos que não sejam ligados a SSP. O terceiro é a proposta de uma corregedoria itinerante, para ouvir denúncias feitas pela população em bairros da cidade e até no interior.

“Sabemos que agressões como essas acontecem com frequência na cidade, mas nem todas são reveladas desta forma. Isso porque, as pessoas agredidas costumam ter medo de ir até o prédio da corregedoria para denunciar esses policiais. Acredito que a CPI motivará a população a denunciar, assim como a idéia da corregedoria itinerante”, disse o deputado. Na opinião dele, a proposta de câmeras nos carros levará segurança até mesmo para os policiais.

Novas propostas

Até terça-feira, dia da próxima reunião da Aleam, Marcelo Ramos pretende acumular o máximo de propostas voltadas para a segurança pública. Para isto, ele colocou a disposição seu email e o twitter para que a população envie idéias e propostas que possam virar projetos de lei. “São as pessoas que conhecem a realidade de cada bairro. Elas tem o direito de opinar também”, comentou. O email do deputado é marcelo_ramos_@hotmail.com, e o twitter é @marcelo_ramos.