Sarney perdeu as condições de comandar o Senado

O Presidente José Sarney tem relevantes serviços prestados ao Brasil, principalmente por ter feito a transição do regime autoritário para o estado democrático de direito. Ganhou o seu primeiro mandato nas urnas nos anos 50. Está na política, portanto, há mais de cinqüenta anos.

Neste momento, porém, perdeu as mínimas condições políticas de continuar presidindo o Senado. Aliás, ele não deveria ter sido eleito presidente agora. E explico o por que da minha opinião.

Nos últimos dez anos três presidentes do Senado ( Jader Barbalho, ACM e Renan Calheiros) foram obrigados a renunciar por pressão da opinião pública em decorrência de coisas que não deveriam ter feito. Ora, o clima pedia uma mudança radical. O PT no Senado compreendeu isso e o senador Tião Viana aceitou a missão, após a manifestação pública e reiterada do Senador José Sarney de que não seria candidato.

Esse sentimento era tão forte que uniu PT e PSDB em torno do nome do Senador Tião Viana. E foi aí que, pelas mãos do Senador Renan Calheiros, o Presidente Sarney anunciou que topava ser candidato. Foi eleito com ampla maioria, mas na sua campanha funcionários ligados a ele, tendo à frente o Diretor Geral Agaciel Maia (14 anos no cargo), começaram a vazar notícias contra o Senador Tião Viana e outros que o apoiavam. Veio o contra-ataque e estabeleceu-se uma guerra de dossiês, dentre eles muitos que atingiram o Presidente em cheio.

Resultado: três partidos – PSDB, DEM e PDT – que somam mais de trinta senadores querem o afastamento do Presidente para que os fatos sejam apurados. A própria família pede que ele se afaste, e ele, do alto dos seus 79 anos de idade diz que isso não está em questão.

Conclusão: o Senado está parado. Nada anda. E a cada semana um novo fato negativo.

Esse é um filme que já vimos nas outras três vezes e todos sabem como ele termina.

One thought on “Sarney perdeu as condições de comandar o Senado

  1. Sou Maranhense que teno para dizer-lhe, Serafim, é que morei 10 anos aí em manau, e sinto-me orgulhso disso, apesar dos percalços políticos, vocês trabalham,e mostram alguma coisa, aqui meu migo, É ROUBALHEIRA, GOLPES, ACINTES, A FAMÍLIA CONSTITUIDA POR ESTE SENHOR, MANDAM E DESMANDAM, FAZEM O QUE QUEREM, QUANDO QUEREM, SÃO DONO DE GRANDE PARTE DO MARANHÃO, NA POLÍTICA EM VOTOS ELES NUNCA GANHARAM AQUI NA CAPITAL, DERRAMAM RIOS DE DINHEIRO NOS INTERIORES NA ÉPOCA DE ELEIÇÕES E CONTINUAM NO PODER, NA PRESI~^ENCIA DA REPÚBLICA ESTE SR. NADA FEZ PELO MARANHÃO, NO SENADO TRANSFERIU SEU TÍTULO PARA O AMAPÁ, POIS SE TIVESSE SE CANDIDATADO AQUI PERDERIA. RESUMINDO ESTE SR. É UMA VERGONHA PARA OS MARANHENSES, PARA O SENADO E SE TORNOU GRAÇAS A ELE MESMO UMA VERGONHA PARA NAÇÃO, JÁ QUE FOI PRESIDENTE DA REPÚBLICA E OUTRAS VEZES DESTE LUGAR QUE ESTÁ ASSUMINDO AGORA. NÃO MERECE ESTAR LÁ, MOBILIZEMO-NOS E DIREMOS – FOOOOOOOOORRRRAAAAAAAA!!!!!!

Comments are closed.