Roberto Amaral será homenageado na Assembléia Legislativa do Ceará

Do site do Partido Socialista Brasileiro – PSB

Atendendo a proposição da deputada estadual e vice-presidente do Partido Socialista Brasileiro do Ceara (PSB/CE), Eliane Novais, a Assembléia Legislativa do Ceará promoverá sessão solene de entrega da Medalha Mérito Parlamentar Virgílio Távora ao vice-presidente Nacional do PSB, Roberto Amaral. A solenidade acontece nesta sexta (06/05), às 19h, no plenário 13 de maio da Assembléia. Na ocasião, serão lançados os livros: “Socialismo e Democracia” e “Ciência, Tecnologia e Soberania Nacional – Dificuldades para Construção de um Projeto Nacional!”, de autoria do socialista.

Livros

Os ensaios reunidos nos livros tratam de questões relacionadas a críticas ao capitalismo, a defesa do projeto socialista e dos desafios voltados para a perpetuação deste projeto. Segundo Roberto Amaral, os ensaios foram escritos durante a última década em que a coalizão de centro-esquerda levou Lula à Presidência e à reeleição em 2006. O socialista analisa também o fato político em que as forças da esquerda socialista não tenham sabido capitalizar esses avanços, ao renunciar ao debate ideológico ensejado pela aliança com Lula, de acordo com o autor.

Sobre o autor

O cientista político Roberto Átila Amaral Vieira, nasceu em Fortaleza em 1940 e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1970. Amaral é formado em direito e filosofia e também exerce o jornalismo. Entre 1961 e 1962, foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Após o golpe militar de 1964, militou nas organizações de esquerda PCB e PCBR. Com a volta da democracia, foi um dos reorganizadores do PSB.

Autor de mais de 20 livros nas áreas de ciência política e direito, Amaral foi professor da PUC-Rio e tem intensa vivência político-partidária. Foi líder estudantil. Atualmente ele é vice-presidente do PSB e ocupa o cargo de secretário-geral da Coordenação Socialista Latino-americana (CSL).Em 19 de janeiro de 1982, fundou, ao lado de Antônio Houaiss, Herbert José de Souza, César Guimarães, Darcy Ribeiro, Regina Gualda, Jorge Werthein, Nilson Lage, Elizabeth Fox e Leon Hirsmann o Cebela (Centro Brasileiro de Estudos (Superiores) Latino-Americanos).

Amaral também é membro titular do Instituto dos Advogados Brasileiros, da International Sociological Association (ISA), da International Political Science Association (IPSA) e da International Association of Judicial Methodology, além de ser editor da revista Comunicação & Política. Foi ministro da ciência e tecnologia no governo Lula e diretor-presidente da Alcântara Cyclone Space (ACS).