Relato de viagem.

Por Marcelo Ramos:

No último fim de semana visitei alguns municípios do interior do Amazonas. Uma viagem de carro por mais de mil quilômetros de estrada.

Começamos em Rio Preto da Eva onde conversamos com pais e professores da Escola Municipal Divino Espírito Santo. De lá fomos à comunidade de Novo Remanso (Itacoatiara) visitar produtores rurais e plantações de abacaxi. Depois à sede do município de Itacoatiara para fazer palestra aos alunos da UEA. Passamos ainda em Itapiranga onde reunimos com jovens. Terminando a viagem na Festa do Cupuaçu em Presidente Figueiredo.

Nas nossas visitas aos municípios, contrariando a velha política, não pagamos mototaxistas para acompanhar a comitiva, não soltamos fogos de artifícios e nem oferecemos cachaça para garantir público nas reuniões. Caminhamos pela cidade, visitamos obras e serviços públicos, procuramos aprender com as boas iniciativas de economia sustentável no interior e, principalmente, conversamos, apresentamos nossas propostas para o Amazonas e ouvimos, ouvimos muito.

Ouvir nos ensina a valorizar a força criativa do nosso povo e nos educa para a humildade necessária de reconhecer nossas fragilidades e aprender com a indignação cidadã de homens e mulheres que já não suportam o descompromisso do poder público com a atenção as suas necessidades de bem estar e qualidade de vida.

Por outro lado, é sempre bom ouvir o reconhecimento da nossa luta e dedicação ao mandato. Ouço com a alegria de quem procura fazer o melhor para honrar a confiança do povo e com a lucidez de nunca perder de vista que apenas cumpro a minha obrigação como homem público.

Foi com entusiasmo e responsabilidade que, em Itapiranga, ouvi o jovem Marlon dizer que pela primeira vez na vida votará no mesmo político em duas eleições. Que todas as outras vezes ele se decepcionou antes que pudesse repetir o voto.

A cada viagem voltamos contaminados pela energia transformadora de jovens, de homens e mulheres, que não temem a MUDANÇA e que acreditam que podemos construir um novo tempo, um tempo de ética, justiça e fraternidade na política.