Quatorze homenageados recebem medalha da Ordem do Mérito Judiciário

Do site do TJAM:

O Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou nesta terça-feira (11) a entrega da medalha da Ordem do Mérito Judiciário a 14 personalidadesque se destacaram por sua atuação em favor da Justiça durante este ano.

Na solenidade, ocorrida na sede do Tribunal, em Manaus, o desembargador Sabino Marques foi escolhido pelo Conselho para fazer a homenagem aos agraciados. No seu discurso, ele falou da contribuição de cada um dos agraciados à sociedade. Estiveram presentes magistrados, servidores, autoridades e familiares dos homenageados. A deputada Rebeca Garcia, representou o governador do Amazonas, Omar Aziz.

No primeiro momento da cerimônia foram entregues as medalhas do Grau “Grande Mérito” ao major-brigadeiro-do-ar Marco Antônio Carballo Perez, comandante do VII Comando Aéreo Regional (Comar); ao desembargador Henrique Nelson Calandra, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); a José dos Santos da Silva Azevedo, diretor-presidente da empresa Importadora TV Lar e cônsul honorário de Portugal em Manaus, que agradeceu a homenagem em nome de todos os empresários que construíram suas vidas no Amazonas. “Como empresário, dedico esse reconhecimento as boas amizades que nós temos. Somos frutos do meio em que vivemos, nós estamos integrados. Como eu digo sempre, aconteça o que acontecer não pretendemos sair daqui. Este é um reconhecimento das pessoas que têm compromisso com essa terra, com aqueles que lutam pelo desenvolvimento do nosso Estado”, destacou o empresário. O ministro Félix Fischer, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), também foi agraciado com a medalha do Grau “Grande Mérito”, porém, devido a compromissos assumidos anteriormente, não pôde comparecer à solenidade.

No Grau “Mérito Especial” foram homenageados: Ida Maria Costa de Andrade, juíza de Direito de Entrância Final; George Hamilton Lins Barroso, juiz de Direito de Entrância Final; Patrícia Chacon de Oliveira Loureiro, juíza de Direito de Entrância Final; Doutor Marcelo da Costa Pinto Neves, professor de carreira do magistério de nível superior. O professor Doutor Marcelo Neves destacou a importância de receber a honraria, por se tratar de um reconhecimento do trabalho que desempenha no Judiciário. “Para mim, é uma grande honra. Eu atuei no CNJ e também como professor de Direito, então ter esse reconhecimento público do Poder Judiciário é uma prova de que atuei com muito respeito, com independência. É uma grande honra”, destacou Marcelo da Costa Pinto.

Para encerrar as homenagens, foram entregues as medalhas aos agraciados da comenda pelo “Grau Mérito”, entre eles: Milton Hatoum, escritor amazonense; Ruth Aguiar da Cunha, servidora e psicóloga; Elcy Gomes Pessoa, escrivã da 2ª Vara de Humaitá (AM); Fabíola da Silva Neves Araújo, analista judiciária; Flávia Janne Campelo dos Santos, secretária geral da Corregedoria Geral de Justiça do Amazonas; e Alda Zane de Albuquerque, auxiliar de enfermagem do Tribunal de Justiça.
Agradecimento

Em nome de todos os agraciados, o desembargador Henrique Nelson Calandra, presidente da (AMB), agradeceu a homenagem do Conselho da ordem do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça do Amazonas. “Fiquei emocionado ao ouvir a saudação do colega Sabino (desembargador Sabino Marques). Essa cerimônia tem todo amor do povo amazonense, mas ela tem também a convocação da sociedade para uma causa maior, que é a causa da Justiça. Se não tivermos o apoio da sociedade e saber respeitar nossa Constituição, nada pode ser feito, portanto eu saúdo essa solenidade, compartilhando desse momento também com os 17 mil juízes que eu represento pela AMB e que trabalham seriamente para se fazer cumprir a Justiça nesse país”, enfatizou Calandra.

No encerramento, o presidente do TJAM, desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, parabenizou todos os homenageados e registrou o importante trabalho desempenhado pelo desembargador Nelson Calandra na defesa das prerrogativas da magistratura nacional. “Quero registrar aqui, o desembargador Calandra e a sua obstinação na defesa de nossa instituição em todos os fóruns nacionais e, particularmente, dos magistrados associados, junto às instâncias administrativas e judiciais, quando violadas ou ameaçadas na sua liberdade de decidir e na sua independência funcional, a sua intransigente atuação na defesa das prerrogativas da magistratura nacional”, enfatizou o presidente.

A solenidade foi realizada no Plenário Desembargador Ataliba David Antonio. Esse reconhecimento é definido pelo Conselho da Ordem do Mérito Judiciário, composto por cinco desembargadores, que desde 1982 homenageia personalidades nas categorias “Grande Mérito”, “Mérito Especial” e “Mérito”.