Prosseguindo a caminhada

Retorno de uma viagem pelo Baixo Amazonas. Mais ouvindo do que falando, dialogando com as pessoas, conhecendo mais o nosso interior, vamos reunindo dados para formatar uma proposta de caminho para a solução dos problemas do nosso interior.

Como regra, os principais problemas básicos são os mesmos: energia elétrica, abastecimento de água, destino final do lixo, falta de portos e aeroportos, e por aí vai.

Em Itacoatiara há uma sensação de incerteza no ar. As pessoas se perguntam quanto tempo vai durar a indefinição das eleições de 2008. A Justiça Eleitoral não pode fazer com Itacoatiara o que fez com Novo Airão no mandato passado quando alternou o poder entre os dois candidatos onze vezes. Itacoatiara já está em quatro. O que o povo quer é muito pouco: que a Justiça Eleitoral decida de vez quem é o prefeito.

Em Silves, a alegria de rever o Prefeito Aristides Queiroz que, com sua experiência, toca e muito bem o município. Satisfação, também, de rever o Quinho, que os mais novos não conhecem, mas que jogou no Fast de 57 sagrando-se campeão amazonense. A foto na parede ao lado de Paulo Onety, Paulo Lira, Orleans e Jonas é uma recordação importante. Quinho é pai de Orleans, meu amigo e fiel escudeiro. O campo de pouso de terra precisa ser transformado em aeroporto e com isso alavancar o turismo, uma das vocações da região.

Em Itapiranga, foi bom ver a estrada da Várzea asfaltada, o que é muito importante para toda a região, mas a pista de pouso abandonada, com o mato invadindo, é algo que depõe contra a cidade que a exemplo de Silves merece ter um aeroporto com o mínimo de segurança.

Em Urucará encontramos uma usina flutuante abandonada virando ferro velho. As obras do porto continuam atrasadas. De lá fomos de voadeira até São Sebastião do Uatumã, onde reencontramos o Vereador Erickson e fizemos uma boa reunião. Lá o Pastor Weslei Ramos desenvolve um bonito trabalho de artesanato com o aproveitamento de restos de madeira. Canetas, chaveiros e estojos são alguns dos produtos feitos por jovens que com ele aprenderam a arte do artesanato.

Em Nhamundá, o Prefeito Tomaz Pontes nos recebeu e com ele andamos pela zona rural do município conhecendo os problemas e vendo as dificuldades de um lado e a tempera do homem da Amazonia de outro.

Em Parintins participamos do Congresso Municipal do PSB que elegeu a nova direção, tendo à frente os companheiros João Cabral e Juscelino Manso. Conosco estiveram o vereador e atual secretario Mateus Assayag e o prefeito em exercício Messias Cursino. Parintins vive um bom momento com a administração do Prefeito Bi Garcia.

Em Barreirinha, duas reuniões na sede que agora começa a se recuperar da cheia que deixou 95% da cidade submersa. E de lá fomos de voadeira até Cametá, distrito que fica no alto, sendo necessário subir 78 degraus para chegar lá. Mais uma reunião muito proveitosa. Retornamos a Barreirinha e de lá para Manaus.

Este giro pelo interior nos dá uma visão mais ampla dos seus problemas e a constatação de que é chegada a hora de se propor um caminho que equacione as necessidades básicas do nosso povo. Por outro lado, está latente o sentimento por cidadanias dos nossos irmãos, tanto tempo esquecidos e muitas vezes usados como massa de manobra.

Tá chegando a hora.

Abaixo, algumas fotos das visitas a estes municípios.

9 thoughts on “Prosseguindo a caminhada

  1. DR. Serafim,

    O Esquadrão LeCoq e eu estávamos querendo dar uma incerta nesses municípios porque recebemos centenas de cartas por semana pedindo para nós agirmos só uma vez por semestre.
    Raspagem de cabelos com aplicação de cera quente,caldos em cacimbão,bolos,palmatória,régua de bambú,cachuletas,melos,rabos de burro,chibata de peixe-boi no lombo são algumas das nossas especialidades.Se o senhor souber de algum prefeito que esteja precisando dos nossos préstimos,diga eles que fazemos por puro prazer.Temos,também,a última novidade para tratamento de galeras nota 10.

  2. Serafim, o interior do estado do Amazonas há muito tempo vive o abandono. Há mais de vinte anos, os que revezaram entre a prefeitura de manaus e governo do estado não procuraram implantar uma política de desenvolvimento para os municípios do interior. Produzindo em manaus o grande fluxo migratório dos anos 80, e agora novamente com a melhora da conjuntura economica que favorece o Amazonas. Entretanto vimos que muitos políticos que assumiram a prefeitura de manaus e o governo do estado, foram alunos de politicos que há pouco tempo morreram, e que infelizmente em nada melhoraram em nosso estado.

  3. SERAFIM VC TEM TUDO PRA GANHAR AS ELEIÇÕES, SO PRECISA ESCOLHER MELHOR SUAS COMPANHIAS, SAI FORA DO SERRA E ARTUR NETO.

  4. Queria dizer ao senhor Marcio Ricardo que nem que ele morra e renasça 10 vezes, ele será de um calibre de Gilberto Mestrinho. Ele parece ser inteligente, falou de “fluxo migratório” e etc.. Pois bem. Deve saber, esse rapaz, que Gilberto só governou o Amazonas em momentos críticos, quando o Amazonas era atingido por crises políticas ou econômicas.
    No primeiro mandato ele foi exilado, nem terminou o mandato por que os militares o mandaram a força para fora do Estado. Em 1982 o Amazonas estava quebrado, e, no último mandato, em 1992, com a abertura econÔmica do ex-presidente Fernando Collor, a Zona Franca balançou. Então, estude antes de falar besteiras, filho. Saudações, Sarafa!!

  5. sarafa,dê uma resposta a altura,a esse prefeito,
    o negao, acabe com essa arrogancia dele, estamos com voce.

  6. Até que em fim apareceu uma pessôa para relatar a verdade nua e crua. Estou muito feliz de sua caminhada interlandina.
    Precisamos divulgar a visita e os problemas.Como no interior o papel ainda é o meio de comunicação mais apreciado depois de uma visita na cidade nada melhor que um panfleto ou um mini jornal colocando o que foi visto qual seria a solução e os culpados pelas mazelas que não são poucas. Bota pra cima da boia Sarafa.

  7. eu acredito em Deus, eu creio que o Senhor vai voltar, e irá governar o estado do Amazonas com as bençãos se Deus.
    milhares de votos estão sendo transferidos para você Sarafa neste exato momento. Deus exite e é justiça. até a proxima.

  8. boa sarafa gostei da atituda de homem plublico nuca vai desitir de seu povo humilde do interior sou de silves so tenho a agradecer o que seu honrado filho esta trasendo para no comunidade silvense com os -projeto de lei que destina recuso a este municipil e posso dizer que fui caba eleitoral dele e não me arependo de ter suadoa a camisa para elegelo a deputado trabalho na secretaria de assistencia social e sei de sua historia doque fis pelo social em manaus portanto muito obrigado e conte com seu grande amigo nessas eleições não sei se vc conhece a dirce mais mais atraves dela que que travamos uma batalha para o macelo aqui em silves tambem uma grande amiga conte comigo comquistaremos tabem esta .

Comments are closed.