Praça da Saudade: O mérito de cada um

A projeção de como deve ficar a Praça da Saudade
A projeção de como deve ficar a Praça da Saudade

A Praça da Saudade vai ser entregue nos próximos dias à população. E antes que isso aconteça, vou resgatar um pouco da história recente, até para que se dê o mérito de cada um.

Todos sabem que aquela praça sofreu uma série de degradações nos últimos cinqüenta anos, e a maior delas foi a construção de um prédio que serviu como sede da Secretaria de Educação, depois SHAM e por último da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

O saudoso e inesquecível Senador Jefferson Peres foi um entusiasta do resgate da Praça. O primeiro e principal obstáculo a ser removido era exatamente o prédio, que fora construído na área da praça. Ele entrou com uma representação no MP, e o promotor Paulo Stélio, por assim dizer, comprou a briga. Para superar as questões, aconteceram várias reuniões com a presença do próprio Jefferson, do promotor Paulo Stélio, da Prefeitura, representada pelos secretários Carlos Valente, Claudemir Andrade e Cristiane Sottomayor, e do Governo do Estado pelos secretários Robério Braga e Lélio Lauria.

Praça da Saudade era um item de agenda sempre que eu e o Jefferson conversávamos. Ele era um ardoroso defensor do resgate do Centro Histórico e nesse sentido empenhou-se bastante.

Para resolver o problema, chegou-se a uma equação em que os obstáculos eram os seguintes: 1) A mudança da SEJUS para outro prédio; 2) A concordância do Governo do Estado para a derrubada do prédio; 3) A elaboração do projeto de restauração, em comum acordo; 4) Recursos para a realização da obra; 5) Retirada dos que ocupavam aquele espaço.

Com a mudança da Assembléia Legislativa para sua nova sede, a SEJUS mudou-se para o Palácio Rio Branco. Na seqüência, com a posição favorável dos secretários Lélio Lauria e Robério Braga e do Procurador Geral do Estado, Frânio Lima, o Governador Eduardo Braga concordou que a Prefeitura derrubasse o prédio, o que ocorreu conforme mostra a histórica foto abaixo.

A primeira marretada para derrubar o prédio
A primeira marretada para derrubar o prédio

Ao mesmo tempo em que o prédio era derrubado, os que ocupavam a praça foram removidos, o projeto elaborado pela equipe da Prefeitura foi aprovado, e o Senador Jefferson Peres, através de emenda de sua autoria, alocou recursos da SUFRAMA em favor da Prefeitura de Manaus para que o resgate acontecesse, sendo logo em seguida repassados os recursos.

O discurso registrando o início da remoção do prédio
O discurso registrando o início da remoção do prédio

Na minha administração, a Prefeitura derrubou o prédio, uma operação complicada, mas que foi concluída sem qualquer acidente; removeu os vendedores alojados há muitos anos; cercou a área; fez a licitação e contratou a obra; deixou o dinheiro em caixa para que o contrato fosse executado, a praça fosse restaurada e devolvida ao povo de Manaus.

A atual administração prosseguiu na execução do contrato, pagando a construtora com os recursos que ficaram em caixa e que foram repassados pela SUFRAMA por força da emenda do Senador Jefferson Péres. Não quero aqui fazer qualquer juízo sobre o tempo que a obra demorou. Até entendo que quinze meses é um prazo razoável para uma obra de restauração daquele porte.

Ao que estou informado a obra, que teve o acompanhamento pela Prefeitura da arquiteta Cristiane Sotomayor, técnica de reconhecida competência e que participou de tudo desde o início, será entregue até o dia 31 deste mês.

Não sei se vão querer repetir o que fizeram quando das inaugurações do Viaduto Gilberto Mestrinho ou da Passagem de Nível Antonio Simões, oportunidades em que tentaram esconder os méritos da minha administração. Se repetirem, paciência, isso para mim não faz nenhuma diferença.

Agora será uma estupidez sem precedentes omitir que sem a participação direta e decisiva do senador Jefferson Péres, Manaus não estaria recebendo de volta a sua Praça da Saudade.

Ele merece todas as homenagens pelo resgate da Praça da Saudade e se eles não vão fazer o registro, eu já o faço aqui e, por certo, muitos dos que viveram todos esses momentos, e mais a imprensa, haverão de fazê-lo.

De onde o Jefferson estiver, e por certo está no lugar reservado aos bons e justos, estará alegre em ver, lá de cima, um sonho que não foi possível realizar enquanto por aqui esteve.

13 thoughts on “Praça da Saudade: O mérito de cada um

  1. Sem dúvida nenhuma a derrubada daquele prédio e a reforma da praca foi uma grande conquista para o paisagísmo daquele local,agora é esperar que a atual administracão monte uma estrutura de seguranca e manutencão tipo a da praca da polícia afim de zelar as caracteristicas do projeto original.que à época,nossa cidade era dotada de pessoas mais civilizadas.Manaus sabe que o Mérito de mais está obra é do Sr. e de nosso saudoso Senador Jefferson Peres.

  2. Parabéns Serafim! Você merece nossos aplausos porque você, igual ao Jefferson Peres, é justo. É lamentável que o povo de Manaus não goste de pessoas justas. Deus te abençoe. E obrigado por este novo presente, por esta nova praça. Agora, eu e minha família temos mais uma opção para o final de semana.

  3. Não poderia deixar de parabeniza-lo por mais esta obra e por mais um espaço idealizado e projetado pelos justos (Serafim e Jefferson Peres). Deus sabe o que faz, no entanto seria uma honra presenciar esta união na administração publica, infelizmente os planos dos ceus foram outros, a certeza que tenho é que ainda sentiremos, eu e a junventude de nossa cidade, o orgulho de sermos comandados por um ser humano justo e respeitoso…Serafim Correa. Será um prazer aplaudi-lo no momento em que assumir o Governo do Estado…estou com o Sr., até a vitoria…abraços seu fã…

  4. Em 2003 fiz um curso de formação política na sede do PDT, quando ainda era na rua Lima Bacuri. Lembro da aula de encerramento que foi ministrada pelo saudoso senador. Em sua aula, ele rememorou seus tempos quando ais moço em Manaus e não faltou estórias sobra o centro antigo de Manaus.
    Via-se que seus olhos brilhavam quando falava da Manaus de seu tempo. O mais correto era dar seu nome a praça. Praça da Saudade Senador Jefferson Péres. Ele está feliz lá de cima.

  5. Em se tratando de Amazonino Mendes, pode se resignar, Sarafa. Ele irá dizer que o mérito é todo dele, e que ainda corrigiu possíveis “erros”, que “enxugou” custos e não dirá nada sobre o falecido senador Jefferson Péres.

    E se disser, será que o sr. foi inescrupuloso ao pedir à viúva do senador (com o corpo ainda no caixão) apoio político.

    Espere tudo de Amazonino!

  6. Dr. Serafim,
    Onde o Chiqueirinha vai comer sua castanhinha nessa pracinha ?
    A Associação dos Amigos do Cotia Chiqueirinha vão fazer um ato público para que as pessoas,os passarinhos e as cotias possam se servir dessa nova praça.
    As pessoas,cansadas, passarão.E os passarinhos ?
    Vão sentar e comer nos barzinhos.

  7. Que pena Serafim, quem vai inagurar é o Amazonino trapalhão, sabe o que ele vai dizee?
    que foi tudo planejado e elaborado por ele.

  8. Passava muitas vezes durante os anos de minha infância e adolescência pela Praça da Saudade rumo ao Princesa Isabel ou o IEA.Com que satisfação,agora com 62 anos,poderei ver aquele logradouro,como se dizia antigamente,recuperado na sua feição original.
    Só uma curiosidade : conseguiram plantar aquelas árvores que davam um fruto estranho e de nome mais estranho ainda?Se a resposta for negativa,resta o consolo de passear sob os belos caramanchões floridos.

  9. Bom Sarafa, so um grande admirador de sua forma de fazer política, sou estudante de direito natural de Itapiranga, la vejo que o PSB, ta muito fraco, esta acontecendo coisas absurdas naquela minha cidade, espero somar muito com voçê lá amigo, um abraço e fique com Deus

  10. Consideremos, meu caro, que a Praça da Saudade agora representa a saudade do povo de Manaus do Se. Jefferson Peres. Abraço.

  11. A praça realmente parece que vai ficar muito bonita, mas a derrubada do prédio que existia ali foi muito degradante. Faltou maior participação da sociedade, pois ali poderia ter sido criada um museu, um centro de artes ou talvez uma escola temática para ser usada pelos alunos do nosso municipio. Derrubaram um prédio pelo fato dele atrapalhar a visão de quem passava pelo local. Isso foi um erro elevado ao quadrado, pois o primeiro erro foi a construção do prédio (gastou-se dinheiro público) e depois derrubá-lo (gastouse mais dinheiro público). Até parece que temos muito dinheiro pra ficar gastando assim. è uma pena, mas a história também vai se repetir com o Vivaldão. Será que não existem em Manaus nenhuma área onde se pode ria construir um grande estadio sem precisar destruir o outro?

  12. Sr. dep Marcelo Serafim
    confiamos em voce pois tem sido parceiro de nossa causa, se possivel divugue em seu blog sobre a pec 300
    DIVULGUEM A NOSSA CAUSA CONSERTEZA TERAO UM BOM RETORNO POIS ESSE DIA FICARA MARCADO nacionalmente e INTERNACIONALMENTE PELA PARALIZACAO DE TODOS PM, BM, PC de todo Brasil simultaneamente com ajuda dos E DEMAIS SIMPATIZANTES DE NOSSA CAUSA

    GOVERNO LULA É CONTRA PEC 300
    O Governo Lula e PT são contra a Segurança Publica e tentam barrar a PEC300 a todo custo!

    Dia 21 de Março – Marcha Nacional (Tranca Rua) em TODAS as Capitais do Brasil
    POLICIA MILITAR, BOMBEIRO MILITAR, E POLICIA CIVIL, AGENTES PENITENCIARIO
    chega de se trabalha no improviso e ganhando misero salario,
    o que e pec 300
    Está tramitando no Congresso Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de nº 300 que propõe equiparar os vencimentos das Policias Militares e Bombeiros Militares de todas as unidades da federação com os praticados hoje pelo Distrito Federal. Essa PEC é de autoria do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá

    TODOS PELA PEC 300!!!
    mais informacoes consute site.
    http://www.pec300.com/
    http://www.capitaoassumcao.com/

Comments are closed.