Pra frente Sucupira!

Por Marcelo Ramos

Na semana em que Odorico Paraguaçu (O Bem Amado) divertiu as nossas noites com o seu cemitério superfaturado e sem mortos, Amazonino atormentou os nossos dias com seus mais de 7.000 caixões, igualmente superfaturados, e comprados de uma distribuidora de água.

Lá (Sucupira) como cá (Manaus) o povo é vítima de um Prefeito corrupto, demagogo e cercado de incompetentes e bajuladores.

Ao lado do Odorico Baré, seu fiel escudeiro Dirceu Borboleta, como o de lá, baixinho, meio gordinho, cabelinho arrumadinho no gel e pago com dinheiro público para cumprir com afinco e dedicação a sua profissão de puxa-saco. O de lá, secretário particular do prefeito, o daqui, vereador.

Para completar a trama da vida real, o Odorico daqui também “repatriou” o seu Zeca Diabo.

Zeca Diabo que na trama de Dias Gomes é um matador profissional arrependido que fora repatriado por Odorico para providenciar um morto e assim inaugurar o cemitério, aqui assume o papel de um empresário obcecado por licitações públicas.

Nosso Zeca Diabo, malino e impiedoso, como o da trama, não dispensa nada, asfalto, caderno ou cesta básica, mas sua especialidade mesmo é merenda escolar. Aquele matava de tiro, esse mata de fome, de falta de oportunidade e de falta de dinheiro para políticas públicas de saúde, educação e assistência social.

O Zeca Diabo Baré hoje não e só o negociador das licitações da PMM é o dono da chave do cofre. Pra ganhar a licitação ou para receber pelo serviço prestado, só com a benção do Zé.

E assim a vida imita a arte. Manaus parece cada vez mais a Sucupira da trama de Dias Gomes, com seus personagens e suas bandalheiras. Mas infelizmente o que lá vira graça e diverte o povo, aqui, alimenta um grupo de parasitas inescrupulosos e atormenta a nossa vida.

PS. Colaborou D. A. com a sugestão do Zeca Diabo.

3 thoughts on “Pra frente Sucupira!

  1. Parabens Marcelo, ótimo texto! uma pena que é verdade o que esse prefeito tá fazendo com nossa Manaus… #FORA NEGÃO!!

  2. MARCELO ,GOSTARIA MESMO E DE SABER AONDE E QUE ESTA A INTERNET QUE O SR.DISSE QUE ESTARIA DISPONIVEL A PARTIR DO DIA 1 DE JANEIRO ,O SR.SO ESQUECEU DE AVISAR A POPULACAO ,QUE PARA TER A INTERNET RAPIDA ,TEM QUE SE TER TAMBEM UMA LINHA TELEFONICA.AI MEU AMIGO E O MESMO QUE COMER MELAÇO E NAO SE LAMBUZAR.

  3. Enquanto nos divertimos com futebol, carnaval e outras coisas mais, esquecemos de fiscalizar muitas coisas, como por exemplo a reforma de muitas escolas da rede municipal que sequer começaram. Algumas escolas como o Ana Mota Braga, por exemplo, estão caindo aos pedaços e a prefeitura nao toma nenhuma providencia. No ano passado os alunos quase nao tiveram aula por conta das precarias condições da escola. A reforma é necessária. Quero também chamar a atenção do Ministério Público para que tome as devidas providências em relação a este fato.
    Obrigado!

Comments are closed.