Por que defender a PEC 300?

Se eu perguntar a você se já ouviu falar da PEC 300, uma minoria responderá que sim, a maioria não tem a menor idéia sobre o que significa a palavra PEC. Para ser mais didático, PEC é uma proposta de emenda a constituição e apenas o Congresso Nacional tem o poder de aprová-la. Há anos atrás, um deputado federal teve a idéia de colocar na Constituição Federal um texto que garantisse aos policiais militares e bombeiros salários justos e dignos para que os mesmos pudessem sustentar suas famílias e terem a tranqüilidade financeira para tocar a segurança pública com a seriedade que ela merece.


Trecho de “Por que defender a PEC 300?”, do deputado federal Marcelo Serafim (PSB), publicado às quintas no jornal Dez Minutos. Clique aqui para ler a íntegra do artigo.

11 thoughts on “Por que defender a PEC 300?

  1. parabens marcelo pelo defesa da pec300
    mas lamento sobre o politica publica de segurança continuam na mesmo aqui na nossa cidade de manaus,
    sou policial militar graduado em pedagogia, nao tenha oportunidade para uma progessao na minha carreira, 15 anos como soldado, para melhorar minha renda da minha familia tenho trabalhar como professor,para dar melhor qualidade para mesu filhos.
    gosto da profissao como pm, mas nao sou sacerdote da profissao,tenho conta luz, agua, e telefone, colegio e outro.
    que Deus abençoar

  2. A PEC-300, assim como a PEC-340, é “linda” mas com pesar constata-se que os governantes não a desejam, assim como não desejam a melhoria da polícia como um todo.
    A polícia militar está um caos? A judiciária mais ainda. Infelizmente as polícias encontram-se defasadas em seus conhecimentos técnicos, em aparelhamento, em estratégia… E os governantes fazem o quê? “Passeam” por encontros internacionais para se dedicarem ao networking e o marketing pessoal. Ferramentas importantes, é verdade, mas pouco eficientes para a violência que se instala por aqui “na terra de gente comum”.

  3. Mais um político incorporado na luta pela aprovação da PEC – 300… obg Dep. Marcelo. Sou soldado do corpo de Bombeiros militar do estado da paraiba e assim como outros militares estaduais preciso fazer o famoso “bico” para sobreviver. Tb sou graduado em Biologia e preciso dar aulas me sacrificando no serviço para melhorar as condições de vida da minha família. Temos tb a PEC – 08/09:Onde o Militar pode ser autorizado a acumular cargo de professor. De autoria do senador Mozarildo Cavalcanti …
    Pessoas assim precisam ter uma atenção dobrada por nós cidadãos, muito obrigado.

  4. O sistema de segurança no Brasil é falho porque é formado por pessoas e muitas delas por vários motivos entre os quais esta a remuneração salarial dos policiais recebem salário de fome para ariscar a sua vida diariamente, o que levam alguns a serem seduzidos por grandes quantias de dinheiro decorrente do mundo do crime, tráfico de drogas, extorsões e toda a sorte de ilegalidades, o que é mais incrível e que podemos comprovar isto facilmente basta você ficar próximo de alguém que venda na via pública DVD pirata em pouco tempo você verá viaturas da policia próxima a estes locais com policiais fardados em serviços extorquindo esses vendedores que precisam pagar para continuarem vendendo os seus produtos. Esta prática é muito comum em Manaus não vê quem não quer. Assim o Estado finge que paga os policiais e estes fingem que trabalham. Quem sabe com a aprovação da PEC 300 esse quadro possa a médio e ou a longo prazo se mudado.

  5. a pec 300 ou 41 preciza ser votada pois ganhamos muito mal precizamos fazer bico para sobreviver nossa vida vale bem mais que esse salario ,a populaçao preciza de um policial bem remunerado

  6. Pergunta para deputado federal Marcelo Serafim (PSB)

    Vc pode de responder se a Pec 300 for mesmo aprovada ainda esse ano quando nós policiais vamos ver a cor deste dinheiro? ou melo menos uma data aproximada..

    obrigado!!!

  7. Caro Marcello, obrigado pelo esclarecimento da PEC, sou candidato a concursos da PRF e PF, mas gostaria de expor minha opinião.

    Não adianta darmos condicoes salariais para nossos militares se os mesmo ainda sao despreparados e grande parte corruptos, nao eh salario alto que os vai afasta-los disso, exemplo sao casos de corrupcao nas policias federal, rodoviaria federal e ateh na receita com auditores, e olha que todos ganham acima de 6 mil reais.

    Precisa e sim de uma boa limpeza nas corporaçoes, pesquisa do passado dos candidatos e muito preparo psicologico, treinamentos e no minimo 1 curso superior.

  8. E vc ainda que ser da PRF E PF, tenta passar uma noite dentro de um beco ou no interior da floresta amazonica e no final do mes vai receber RS 1500. Aqui no amazonas o Policial militar como vc mesmo falou tem que ser, Primeiro de tudo baba de bebo depois psicologo, medico, juiz, mecanico, espero que vc consiga seu sonho ei a vc vai ver a verdadeira realidade na PM como na PC…

  9. A sociedade amazonense sofre mais um gope por parte de nossos governantes, o golpe de nao ser bem tratada pelo policial, pois sai uma nota em que o comando vai fazer de tudo para dificultar que os nobres policiais nao tenham a liberdade de buscar conhecimentos, isso se deve:
    I- a uma instituiçao que nao dar valor a pessoa que na maioria das vezes obtem um pouco de conhecimento troca esta por uma que ao menos trate com dignidade.
    II- recentimente teve promoçao para cabos pm subisse ao cargo de sargento, mas infeslimente em 2010 a maioria dessas pessoas naos tem o ensino médio, ISSO É VERGONHOSO PARA UMA SOCIEDADE QUE PAGA MUITOS IMPOSTO.
    II- quem procurar que a PGE um orgao que olha a lei em sua letra, mas esquesse dos principios da CF (eficiencia, moralidade) a eficiencia por estar baixando o nível intelectual de um prestador de serviço publico, e a moralidade por tomar decisoes que nao beneficia a sociedade, mas sim pessoas que nao tem ética ( pessoas que ver um saco de políticos um corremao.

  10. parabens por defender a pec 300 se a pec for aprovada com crteza a segurança do nosso pais vai melhorar por que esse salario vai ensentivar as policias a fazer melhor seu trabalho e ainda é pouco por que a responsabilidade de um militar é muito grande ele arisca sua vida para sauvar a vida de outras pessoas então esse salario é mais do que merecido…

  11. COMPANHEIROS DE FARDA, SE OS POLÍTICOS ACHAM QUE É INSCONSTITUCIONAL ESTIPULAR VALORES PARA APROVAÇÃO DA PEC 300, ENTÃO PORQUE OS DEFENSORES NÃO MUDAM O TEXTO, COLOCANDO ASSIM: O MENOR VALOR (PISO), PARA PRAÇAS SERÁ DE 10 SALÁRIOS MÍNIMOS E PARA OFICIAIS O MENOR VALOR SERÁ DE 20 SALÁRIOS MÍNIMOS.

Comments are closed.