O sacerdócio de Dom Luiz

arthur-virgilio_divulgacao_Dom Luiz Soares Vieira comemora 50 anos de sacerdócio, iniciado em 21 de fevereiro de 1960, ao completar 73 de vida, neste domingo. No Amazonas, onde está desde 1992, quando foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Manaus, acumulou prestígio, amizade, admiração e respeito de nosso povo, por sua postura honrada e sacerdócio dedicado.

Criamos, quando fui prefeito de Manaus, a Missa de Finados, no largo do cemitério São João Batista. Nasceu ali uma amizade sincera e desprovida de interesses, que só fez crescer a partir de então.

Visito Dom Luiz sempre que possível. Vou em busca da bênção do pastor, mas, sobretudo, aproveito para beber na sabedoria e sobriedade com que analisa os acontecimentos, totalmente desprovido de partidarismos ou preconceitos.

Homem santo de Cristo, Dom Luiz me enterneceu ainda mais ao publicar, esta semana, artigo em que professa seu amor por Manaus e afirma que aqui ficará mesmo depois de aposentado, ele que é paulista de Conchas. Foi o instante em que revelou também a vocação precoce, nascida aos oito anos de idade, seguida do ingresso no Seminário Diocesano de Botucatu (SP), quando tinha apenas 10 anos, onde veio a se tornar vice-reitor.

Não tem sido fácil a vida de líder da Igreja Católica no Amazonas. Nosso Arcebispo, porém, tem convivido com fatos nevrálgicos, como o assassinato de um padre, no bairro de Santa Etelvina, com dignidade e sabedoria.

A firmeza de seu comando, em momento nenhum contestado, permitiu que a Igreja no Amazonas adotasse medidas sanitárias, no momento crucial do combate à anunciada epidemia de gripe Influenza A, conhecida como “gripe suína”, restringindo o contato entre fiéis. Ofereceu, ao renunciar a parte do ritual da Santa Missa em nome do combate à doença, exemplo precioso para o restante da sociedade.

Dom Luiz tem sido voz sempre humilde e serena, na condição de vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), chamando a Igreja Católica a purgar seus erros, pelos quais não hesita em pedir desculpas, e seguir em frente na missão de levar o Evangelho a toda criatura.

Filósofo e teólogo, é autor dos livros “O Problema da Liberdade”; “Filosofia e Ciência Experimentais, oposição ou complementação?”; “Síntese do Direito Processual da Igreja”; “Aspectos Jurídicos do Matrimônio e Matrimônios Mistos” e “Uma Luz na Floresta”, nos quais avulta o intelectual refletido e a profunda cultura humanística.

Dedico praticamente todo fim de semana a visitar o interior de meu Estado. Na cheia e na seca. Tenho visto de perto o sofrimento de nosso povo. Sei, portanto, o quanto a presença e a orientação religiosas são importantes.

Eu, que tenho amigos em todas as religiões e nas demais denominações da cristandade, saúdo, nessa efeméride, meu líder religioso com o afeto e o carinho mais profundos.

Bendito seja Angelo Giuseppe Roncalli, o Papa João XXIII, que ofereceu a autorização especial necessária à ordenação presbiteral do jovem religioso, aos 22 anos, ainda antes da idade tradicional.

Parabéns, Dom Luiz Soares Vieira.